Fechar ícone

A importância do design thinking para criarmos juntos

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
A importância do design thinking para criarmos juntos

Se você nos acompanha há algum tempo, já deve ter percebido que por aqui é uma prática muito comum pedir opiniões, perguntar o que vocês preferem, o que querem ver e o que esperam da Insecta. Essa prática de co-criar, seja conteúdo, seja produtos, é algo que acreditamos e sabemos que faz toda a diferença. 

Por aqui já rolaram várias pesquisas e conversas. Pode ser que você já tenha participado de alguma, inclusive! Vamos desde formulários para serem preenchidos ou enquetes no Instagram até grupos focais e pesquisas em profundidade, onde convidamos clientes para nos falarem com toda a sinceridade e ouvimos atentamente.

Antigamente, as coisas funcionavam bem ao contrário: as empresas decidiam o que seria vendido, produtos eram desenvolvidos e fim de papo. Os consumidores não tinham voz e suas opiniões raramente eram levadas em conta. Graças a isso, nem sempre os produtos eram relevantes, não vendiam, ficavam encalhados e viravam lixo. 

Por exemplo, sabia que 30% das roupas produzidas nunca são vendidas e um terço só sai das lojas com descontos e liquidações? Ok, entendemos que o precinho remarcado é um atrativo, mas isso significa também que toda a energia aplicada para criar peças e coleções, além de todo o gasto de materiais e seus respectivos resíduos foram praticamente em vão. Se a peça precisa ser praticamente empurrada, é porque ninguém precisava dela.

Há pouco tempo a H&M revelou que possuía US$ 4,3 bilhões em estoque não vendido. E a Burberry causou o maior furor ao admitir que que havia destruído US$ 36,8 milhões em roupas não vendidas. Segundo uma estimativa, 30% das peças de vestuário produzidas a cada ano nunca são vendidas. 

Se nós falamos que os excessos da indústria da moda são um problema, obviamente não queremos contribuir para essa geração de lixo, certo? Produzir em excesso é ruim para nós, porque ficamos com peças paradas no estoque, e ruim para vocês também, porque nos rouba tempo e capacidade produtiva para trabalhar e trazer mais novidades e coisas mais alinhadas com o que vocês querem.

Por isso, acreditamos no design focado em você, nosso consumidor, como melhor estratégia para trazer os melhores produtos sem erro, sem excesso e sem desperdício. Tudo na medida certa. Além de entregar um produto muito mais redondinho e com a cara que você ama, ainda reduz resíduos, emissões de CO2 e vários outros problemas. 

Reduzir o desperdício e o volume de produção também é um jeito de prezar pela qualidade. Ganhamos mais tempo e temos mais energia para depositar em projetos de novos produtos mais interessantes e do jeito que você gosta. As coisas podem ser feitas com mais calma, atenção e foco no resultado final impecável, ao invés de uma produção apressada e insustentável a longo prazo. 

Essa ideia de criar com o foco no usuário é uma das premissas do Design Thinking, uma metodologia que nos guia em todas as etapas de criação. Essa abordagem busca a solução de problemas através da empatia, trazendo as melhores soluções para todos, quem faz e quem consome. 

Quando falamos em empatia, fica claro que a participação do consumidor no processo criativo é fundamental! Precisamos entender o que vocês querem, o que precisam e também o que não querem de jeito nenhum. Só assim a gente sabe exatamente o que entregar da melhor maneira!

Claro que confiamos no nosso time criativo, mas nada como uma perspectiva diferente para trazer mais ideias e mais inovação para oxigenar a criatividade. Sabendo as dores, as expectativas e as necessidades do cliente, conseguimos criar de uma maneira muito mais eficiente e sem desperdício ou retrabalho.

Outra prática que adotamos por aqui para gerar menos resíduos é a produção sob demanda. Temos alguns produtos feitos por encomenda, ou seja, só são feitos quando são comprados. Isso elimina totalmente a necessidade de estoque parado e você pode ter certeza de que a sua compra foi feita especialmente pra você <3

O que a gente quer dizer com tudo isso? Que nos preocupamos muito em proporcionar os melhores produtos para você. Queremos garantir que cada experiência seja maravilhosa, superando as expectativas. Então, quando a gente te convidar para dar uma opinião, não deixe de nos contar tudo com toda a sinceridade, combinado? 

Deixe um comentário