6 vozes indígenas de "Falas da Terra" para ouvir, seguir e conhecer mais

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
6 vozes indígenas de "Falas da Terra" para ouvir, seguir e conhecer mais

Com diferentes origens e vivências, elas são um retrato da pluralidade dos povos indígenas no Brasil. Seus rostos e vozes apareceram nesta semana no especial "Falas da Terra", exibido pela Rede Globo e disponível no Globoplay, programa que reuniu 21 depoimentos de pessoas sobre preservação da cultura, proteção do meio ambiente, histórias de resistência e outros temas.

Conheça um pouco das histórias dessas indígenas e acompanhe seu trabalho nas redes sociais:

Djuena Tikuna (Povo Tikuna) – Primeira indígena a protagonizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas, a cantora luta pela preservação da cultura por meio da música.



Emerson Uýra – Bióloga, artista visual e educadora, Uýra atua na luta pela preservação ambiental através da arte e pelo respeito à diversidade. Se apresenta como uma “árvore que anda”, uma referência ao seu conhecimento científico e das propriedades medicinais das plantas.

 

 

Alessandra Korap Munduruku (Povo Munduruku) – Líder indígena, a ativista luta contra a invasão dos territórios indígenas e a favor da demarcação de terras. É uma voz potente contra os grandes empreendimentos e o garimpo na bacia do rio Tapajós.




Dayana Molina – Estilista, dona de uma marca de moda e artvista, luta pela descolonização da moda, pela divulgação da cultura indígena e pela ocupação dos espaços.

 

 

Myriam Krexu (Povo Guarani Mbyá) – Primeira cirurgiã cardiovascular indígena do Brasil, luta para que todo indígena tenha acesso a uma educação básica de qualidade e possa chegar à universidade.

 

 

Telma Taurepang (Povo Taurepang) – Coordenadora-geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), que representa nove estados e 23 organizações de mulheres indígenas.

No perfil dela, você vai conhecer muitas outras mulheres indígenas deste país.


Conheça todos os personagens de "Falas da Terra" aqui.

Foto: Diego Janatã/Divulgação TV Globo

 

 

Deixe um comentário