Você sabe o tamanho da sua Pegada Ecológica?

Seta Fina Esquerda ícone
Você sabe o tamanho da sua Pegada Ecológica?

Nem sempre a gente para pra pensar que cada detalhezinho da nossa rotina impacta o planeta das mais variadas formas, né? O legal é que existe uma maneira de calcular com precisão o quanto de fato nós exigimos dos recursos naturais e até o tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços para o nosso estilo de vida. Essa é a Pegada Ecológica, que pode ser aplicada para pessoas, cidades, países, enfim. Deu pra visualizar, né?

Só pra ter uma ideia do quão importante é esse exercício de autoconhecimento, segundo a Global Footprint Network (GFN), se continuarmos consumindo como hoje, em 2050 serão necessários quase três planetas para sustentar a população mundial. Em um cálculo mais próximo, eles estimam que no Brasil será preciso 1,5 planeta. 

Aí, sabendo de tudo isso, cabe a cada um avaliar o que pode ser feito para diminuir esse impacto e viver melhor. Pra saber o tamanho da nossa Pegada Ecológica é só responder a um questionário que leva em conta alimentação, moradia, bens, serviço, tabaco e transporte. Reserve um tempinho do seu dia e faça isso! Além de fornecer um resultado com gráficos bem detalhados, a ferramenta desenvolvida pela WWF ainda dá dicas sobre como reduzir os danos que causamos diariamente ao planeta.

 

Deixe um comentário

x