PET reciclado: como utilizamos na Insecta

Seta Fina Esquerda ícone
PET reciclado: como utilizamos na Insecta

Já não é novidade que o planeta Terra sofre com as consequências da sobrecarga do uso de recursos naturais e plásticos, nocivos aos ecossistemas. Por isso, muita gente prioriza a produção de itens com o PET reciclado.

 

O efeito do plástico é tão sério que, hoje, existem leis banindo canudinhos e sacolas plásticas em Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, as pessoas começaram a pensar mais e questionar o uso desse material como descartável, provando que é possível considerar um mundo com menos lixo e com uma produção e consumo sustentáveis, a fim de ajudar o meio ambiente

 

Pensando em te ajudar a entender um pouco mais sobre o PET reciclado e como o utilizamos na nossa produção de calçados, tecidos e acessórios, a Insecta trouxe um conteúdo com algumas informações sobre o assunto. Confira!

Entenda o que é o PET reciclado

Antes de falarmos sobre a garrafa PET reciclada, vamos explicar o que é o PET: uma resina termoplástica derivada dos poliésteres e amplamente utilizada na indústria têxtil e como matéria-prima para a fabricação de embalagens diversas. 

 

No entanto, o plástico é responsável pelo alto nível de poluição dos oceanos, colocando em risco a sobrevivência de diversas espécies. De acordo com o relatório do grupo Ocean Conservancy, 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam indo parar no mar a cada ano.  Por isso, levamos a sério a conservação da vida na água e a conservação dos ecossistemas marinho

Como se dá o processo de reciclagem?

Devido à ação nociva do plástico, a reutilização acaba tendo um papel muito importante na redução desses resíduos na natureza. No processo de reciclagem, o PET é refundido e moldado várias vezes. Depois, a tampa, os lacres e os rótulos são removidos por serem feitos de polipropileno.

 

A partir daí, as garrafas são amassadas e levadas para companhias que realizam o trabalho de corte e retirada de qualquer impureza. Com isso, viram o PET reciclado e podem ser utilizadas em novos materiais, como outras garrafas e até roupas.

Qual é o papel das empresas no consumo de plástico?

Antes de mais nada, é preciso falar sobre a responsabilidade estendida da empresa. Isso significa que, quando fazemos e vendemos algo, isso é problema nosso para sempre. 

Quando um produto é comprado, vira responsabilidade do consumidor também, ou seja, uma  é responsabilidade compartilhada. Os nossos sapatos não vão parar em aterros sanitários se depender de nós (e isso inclui você e a Insecta).

No entanto, a gente sabe que essa prática não é tão comum. Apesar de grandes avanços na redução da utilização do plástico por empresas e marcas, o material ainda causa estragos por aí. Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. Um número assustador, mas que dá a dimensão do problema.

Como a Insecta reutiliza o plástico?

Por aqui, temos o projeto fechamento de ciclo de produção, em que você devolve um sapato usado e o transformamos em componentes para sapatos novos. Então, independentemente da composição do tecido (que pode ser 100% PET ou algodão e PET reciclado), ele vira recheio de palmilhas, sem aterro ou plástico indo parar onde não deve.

Vale lembrar que trabalhamos com materiais reaproveitados sempre que é possível. Damos vida nova a materiais que já existem e poderiam virar lixo. É o caso do processo de reciclagem do plástico que transformamos em tecido. Com isso, buscamos fomentar uma indústria inclusiva, sustentável e inovadora.

Para ter uma ideia, em quatro anos de empresa, cerca de 10.532 garrafas de plástico viraram sapatos, e muitos já voltaram para o fim do ciclo de produção, em vez de irem para o lixo. Com essa prática, tentamos levar uma consciência sustentável para a produção dos itens que vendemos, ajudando as cidades em que estamos inseridas a se tornarem mais resilientes e sustentáveis.

Insecta: por uma vida com menos plástico

Na Insecta, entendemos que não vamos curar o mundo, por mais que tenhamos muita vontade. Por isso, nosso objetivo é incentivar as pequenas ações, como a utilização do PET reciclado, para todo mundo saber que pode ajudar e, aos pouquinhos, as mudanças acontecem.

Além de tudo isso, vale lembrar que estamos sempre pesquisando e trabalhando para criar soluções melhores para o planeta Terra. Afinal, nada é definitivo e sempre pode melhorar. Se você também quer tentar levar uma vida com menos plástico, que tal conhecer algumas dicas para te ajudar no processo?






Deixe um comentário


X vinnu_lennartc

Opssss

A gente tá trabalhando em algumas novidades e por isso a loja estará instável das 16h as 18h.

Logo, logo estaremos de volta, tá!