Calce Uma Causa

Torta vegana de berinjela (sem glúten)

Torta vegana de berinjela (sem glúten)

Usar legumes, frutos e hortaliças na preparação de tortas é uma ótima forma de inseri-los na alimentação, já que costuma agradar todos os paladares, até dos pequeninos que normalmente fazem cara feia para estes alimentos. É só dizer que é torta que todo mundo se anima em comer hahaha. Essa receita é tão fácil quanto aquelas de liquidificador.

Para a massa, basta misturar todos os ingredientes, e para a cobertura para cozinhar a berinjela por alguns minutos. O trabalho duro mesmo fica por conta do forno, que irá assar lentamente e deixar a berinjela e os tomates saborosos e suculentos. Não tem como resistir!

Você vai precisar: para a massa:

Farinha de aveia (sem glúten, se necessário) - 1 xícara (120 g)

Fubá - 1/2 xícara (70 g) + um pouco para polvilhar

Água filtrada - 150 ml

Azeite de oliva - 3 colheres de sopa (45 ml) + um pouco para untar

Fermento químico em pó - 1 colher de chá (3 g) Sal - 1/2 colher de chá (3 g) 

Para a cobertura:

Berinjela cortada em cubos - 1 média (300 g) 

Tomate cereja - 1/2 xícara (100 g)

Água filtrada - 1 xícara (250 ml)

Azeite de oliva - 2 colheres de sopa (30 ml)

Alho picado - 2 dentes (6 g) Sal - 1/2 colher de chá (3 g)

Cominho em pó - 1/2 colher de chá (3 g)

Pimenta-do-reino - a gosto (opcional)

Como fazer:

1- Comece preparando a cobertura. Em uma panela adicione o azeite de oliva e o alho picado. Leve ao fogo médio e refogue rapidamente, até começar a dourar.

2- Acrescente a berinjela e tempere com sal, cominho e pimenta-do-reino. Mexa bem e adicione a água filtrada. Cozinhe até evaporar e secar bem. Desligue o fogo e reserve.

3- Preaqueça o forno a 180 ºC.

4- Unte uma fôrma ou refratário (24 cm x 16 cm) com azeite e polvilhe fubá. Chacoalhe bem para espalhar sobre o fundo e as laterais. Bata sobre a pia para tirar o excesso. Reserve.

5- Em uma tigela coloque todos os ingredientes da massa e misture bem até ficar homogêneo.

6- Transfira para a fôrma e nivele o topo. Espalhe a berinjela refogada sobre a massa e disponha o tomate cereja cortado ao meio.

7- Leve ao forno preaquecido por cerca de 35 minutos.

8- Retire do forno e sirva ainda quente. Dica: depois de assar você pode polvilhar salsinha ou cebolinha fresca picada para deixar a torta mais saborosa.

Rendimento: 8 porções

Continue lendo

Torta Vegana de Cacau

Torta Vegana de Cacau
Aprenda a preparar uma torta raw e vegana feita de abacate, amêndoa e uva passa. Se você nunca experimentou uma torta não assada, tá aí a chance. E não para por aí: a sobremesa é rápida e fácil de fazer, além de ser feita com ingredientes nutritivos. Hmmm, delícia!   - INGREDIENTES Massa: - 1 xícara de amêndoas; - 1 xícara de uva passa; - 1 colher de sopa de extrato de baunilha; - 1 pitada de sal.   Recheio:  - dois abacates maduros; - ¼  xícara de óleo de coco em estado líquido; - três colheres de sopa de cacau em pó;   Nibs de cacao e morangos para enfeitar.   MODO DE PREPARO Massa: Em um processador de alimentos, bata as amêndoas, nozes, uva passa, extrato de baunilha e sal até formar uma massa com pedacinhos. Em uma tábua ou forma com o fundo removível, abra a massa, espalhando-a com as mãos no formato que desejar.   Recheio:  Em um liquidificador coloque todos os ingredientes, menos o óleo de coco, e bata até formar um creme liso. Acrescente o óleo de coco e bata para incorporar.   Transfira o creme para o centro da massa com o auxilio de uma espátula e espalhe. Decore com nibs de cacau e morangos e leve ao congelador por 4h antes de servir. 14194407_1069994723096304_1145962838_n Continue lendo
x