Seu Carrinho
Fechar alternativas ícone

Calce Uma Causa

Qual o impacto ambiental da produção de um sapato?

Qual o impacto ambiental da produção de um sapato?
Na Green Friday apresentamos o nosso primeiro Relatório De Impacto Socioambiental, onde explicamos direitinho a nossa produção e falamos do futuro que queremos construir. Mas achamos que pra você entender ainda melhor a diferença que estamos fazendo (e ainda pretendemos fazer) é importante contar mais algumas coisas sobre a produção tradicional de calçados: 
  • As indústrias de calçados e vestuário geraram entre 5% e 10% da poluição global em 2016.
  • Produtos de couro têm o maior impacto (por conta da cadeia de extração e beneficiamento), seguidos pelos sintéticos (por conta da produção de polietileno e poliéster) e por fim dos calçados de tecido (afetam a disponibilidade de água doce, devido ao cultivo de algodão). 

Como a gente dribla isso? Focando a nossa em materiais veganos e cada vez mais em material reaproveitado. ;) 


Por aqui o que a gente faz é reutilizar tudo que for possível como enchimento de palmilha, evitando mandar para aterros. 

  • A indústria calçadista também gera resíduos industriais, como lodos de estações de tratamento de efluentes, cromo (utilizado no curtimento do couro), enxofre, cloro e outros compostos  altamente solúveis quando jogados (ilegalmente) na água. 
  • Eles afetam os organismos aquáticos e também os humanos, causando problemas de fígado, dermatites, irritações do trato respiratório e podem agir como disruptores endócrinos. 

 

Como evitar isso? Rastreabilidade. Estamos em contato com grande parte dos nossos fornecedores para ter certeza de que tudo que é feito nas fábricas é feito de maneira correta, e nossa meta é ter uma cadeia 100% rastreável. 

  • Um estudo feito na China concluiu que a maior parte das emissões de CO² vem do momento da produção nas fábricas, porque lá a matriz energética dominante é a queima de carvão. 
  • No Brasil temos uma matriz energética muito mais limpa, e quando você consome marcas locais ajuda a evitar essas emissões lá no outro lado do planeta (além das geradas no transporte). 
  • Priorizar produtos feitos em menor escala também é uma maneira de ajudar a reduzir emissões, seja lá onde for a produção. 

A indústria calçadista ainda tem muitos problemas, mas sabemos que pode melhorar, é só querer. Estamos aqui, abrindo caminhos e mostrando que é possível uma produção mais limpa e responsável, mas precisamos que todo mundo embarque nessa com a gente. Vamos?  

Ah, você ainda não viu o nosso relatório? Clique aqui pra conferir! Continue lendo

Insecta + Amni Soul Eco: fechamento de ciclo cada vez mais possível

Insecta + Amni Soul Eco: fechamento de ciclo cada vez mais possível

Lembra que a gente falou que vinha novidade por aí? Já vamos começar a te adiantar uma delas, então. Estamos participando do Inspiramais, que é um salão de design e inovação de materiais. Esse evento rola todo semestre e por lá são apresentadas novidades em termos de materiais com foco em vestuário, calçados e acessórios. Nessa edição, participamos em conjunto com a Rhodia, a Innovativ e a ProPU. Quem estiver passeando pelos corredores da feira (ou pelos nossos stories) já pode espiar as novidades em primeira mão. Trouxemos o Amni Soul Eco®, fio biodegradável da Rhodia, pro universo dos calçados. É um movimento inédito que vai abrir caminhos pra produção de sapatos ainda mais ecológicos daqui pra frente.

O Amni Soul Eco® é um fio especial de poliamida especial desenvolvido pela Rhodia pra ser um aliado no fechamento de ciclo dos produtos. Ele se decompõe em menos de três anos após descartado em um aterro (no pior dos cenários), diferente de outras fibras que levam décadas, ou mesmo séculos. O fio também pode ser reciclado (o melhor dos cenários), e toda a sua produção é pensada pra ser o mais sustentável possível. Os cabedais dos besouros que estão expostos por lá foram produzidos pela Innovativ. Essa tecelagem também trabalha com um olhar ecológico e criou novas possibilidades para os nossos Insectas: sapatos com texturas diferentes!

Além disso, também apresentamos um solado especial. Ele é levíssimo foi desenvolvido pela Pro P.U., que faz solados de PU reciclado. Esse material é excedente da própria produção da empresa, onde todos os descartes da fábrica voltam a ser solados. Fechamento de ciclo na prática.        

Tá aí a nossa primeira novidade de 2018! Por enquanto, temos apenas protótipos (então segura o coração), mas já estamos trabalhando em novos modelos pra chegarem às nossas lojas em breve. <3

Continue lendo

Abram alas para o laminado vegetal

Abram alas para o laminado vegetal
Tem novidade nos nossos estoques, e essa é especial: agora, além dos tecidos vintage reaproveitados ou feitos de garrafas PET recicladas, também temos besouros feitos de laminado vegetal. 17,05-21 (1) É o que? A gente explica. O laminado vegetal é feito de uma camada de látex sobre uma sarja, que são aquecidas e processadas até se transformarem em uma manta. Esse processo é simples, tem baixo consumo de energia e é um saber antigo muito utilizado pelos índios da Amazônia. O látex é outra matéria-prima bem conhecida aqui no Brasil: extraído das seringueiras, é conhecido como borracha natural. Provavelmente você já viu uma imagem de uma árvore com cortezinhos por onde escorre um líquido branco que é recolhido em recipientes pendurados no tronco da árvore. sexta_foto03 O laminado vegetal que usamos é produzido por um fornecedor especializado em materiais sustentáveis. Entre as vantagens de trabalhar com o laminado, vale lembrar que a borracha natural é uma matéria-prima renovável, reciclável e biodegradável, do jeito que a gente gosta. Junto com todos os benefícios ambientais, o látex também tem papel social importante. Todo o processo do fornecedor considera a relação dos seringueiros com as florestas, fazendo parcerias com ONGs e cooperativas de produtores. O material vem de seringais do noroeste de São Paulo, região que é responsável por 54,5% da produção nacional. 17,05-37 Agora que você já conhece o material, se prepara pra conhecer os modelos: Scarabeus Hevea Preto, Scarabeus Hevea Marrom, Vedalia Hevea Preto, Vedalia Hevea Marrom, Vedalia Hevea Vermelho e Argia Hevea Preto. Todos tingidos com corantes à base d'água e com solado é preto, de borracha reciclada - aquele que a gente mostrou aqui, lembra? Ah, e é um material resistente à água, então pode usar sem medo, até na chuva. Dá um pulo na loja pra conhecer todos.   Continue lendo

5 vestidos que se transformaram em sapato

5 vestidos que se transformaram em sapato
A linha vintage é a origem da Insecta. É como tudo começou. Dos garimpos em brechós a sapatos de tecidos reaproveitados, feitos de peças de roupa que não tinham mais atrativo como roupas. Adoramos ajudar nessa metamorfose de roupa esquecida para sapato novinho pronto pra sair por aí em busca de novas histórias. Nos nossos garimpos, encontramos vários vestidos. Muitos deles têm modelagens datadas ou alguma restrição que impede de serem usados, mas estampas com muito potencial. Aí entramos em ação e os transformamos em sapatos ecológicos. Hoje queremos te apresentar 5 deles, pra você ver como essas estampas tem tudo pra brilhar muito nessa nova jornada. Scarabeus Santigola A vibe do Scarabeus Santigola é exótica, com uma estampa toda poderosa e contrastante. Os arabescos e a combinação de verde luminoso com roxo dão um toque de oriente que a gente adora. Scarabeus-Santigola Scarabeus Sesame O Sesame era um vestido mais comportadinho, com direito a rendinha no decote. A estampa segue essa linha: mais discreta e fofa, com flores outonais delicadas. Perfeito pra ser aquele sapato de todo dia. Scarabeus-Sesame Scarabeus Quiche Como pode um vestido basicão virar um sapato tão diferente? Com certeza a metamorfose fez muito bem pro Scarabeus Quiche. A estampa suave com florais é toda romântica, mas nos pés ela pode ganhar várias interpretações novas. Scarabeus-Quiche Vedalia Slinger A Vedalia Slinger nasceu de um vestido que era mais pesado e fechado. Por ter esse clima mais invernal, se transformou em uma botinha. Mas não se engane com a estampa de fundo escuro não, porque os florais dão um super destaque graças ao contraste. Vedalia-Slinger Scarabeus Garruchos À primeira vista, a estampa do Scarabeus Garruchos parece mais um floral diferentão. Mas quando a gente olha melhor descobre que tem vários animais escondidinhos por ali, nos espiando. Quando era vestido, eles estavam todos na mesma peça. Agora, na versão sapato, os animais se espalharam e poderão cada um seguir pra um caminho diferente. Scarabeus-Garruchos Vem ver mais da nossa linha vintage aqui: http://www.insectashoes.com/vintage Continue lendo

Insecta Shoes + Think Olga: Estampe Uma Causa com muito empoderamento feminino

Insecta Shoes + Think Olga: Estampe Uma Causa com muito empoderamento feminino
Hoje é dia de falar sobre empoderamento feminino e a nossa nova parceira na linha Estampe Uma Causa: a ONG Think Olga. Pra quem não conhece, na linha Estampe Uma Causa discutimos questões socioambientais e trabalhamos com conscientização sobre assuntos em que acreditamos. Fechamos parcerias com instituições que trabalham com esses assuntos e através dos nossos besouros fazemos a nossa parte: 20% do valor da compra dos sapatos dessa linha são revertidos para as causas. A gente já falou do boto rosa , e agora é a vez de abordar outro assunto importante: o empoderamento feminino e a desigualdade de gênero dentro do mundo da moda. O protagonista é o Scarabeus Manantial, com estampa exclusiva. Nossa nova parceira é a Think Olga, ONG de jornalismo que tem como missão empoderar por meio da informação. É bem possível que você já seja leitora ou, pelo menos, tenha visto algum post passando pela sua timeline. São ótimos, né? Dentro de todo o universo das questões femininas abordadas pela ONG, elas querem falar sobre consumo e mostrar como podemos prejudicar ou beneficiar mulheres através da forma como consumimos. Com essa parceria, vamos ajudar a trazer dados, explicar e disseminar essas ideias de empoderamento através de ações mais conscientes. A história da estampa reflete muito bem tudo isso. No último Dia Internacional da Mulher, todas as mulheres da Insecta (não são poucas, aliás) se reuniram para dar ideias e esboçar de forma coletiva uma estampa. A gente queria que esse trabalho representasse o maior número possível de mulheres. Chegamos juntas a um conceito que incluía pontos importantes como inclusão, resiliência e adaptabilidade feminina. Também falamos sobre raízes, que evocam toda a questão do feminismo estar mais forte do que nunca, e a valorização das conquistas das mulheres. Cheias de ideias, convidamos uma mulher supertalentosa, como não poderia deixar de ser, para dar vida a esses conceitos: quem assina a estampa da parceria é a designer Laura Krebs. Ela nos contou como foi o processo criativo. Partindo dos temas que levantamos ela criou os primeiros esboços. A intenção era criar uma estética que mesclasse mensagens fortes e suaves, nada agressiva e ainda trazendo significado. Os florais botânicos – que são a nossa cara – foram combinados a desenhos à mão livre e o resultado final ficou delicado e feminino, e ao mesmo tempo nada frágil. Lindo, né? E para reforçar ainda mais a ideia de coletividade, o sapato foi batizado Scarabeus Manantial. Os mananciais são fontes de água que abastecem os rios, começando de pequenas fontes para dar vida a grandes volumes de água correndo na mesma direção. E foi bem assim que nasceu esse sapato: a partir de uma ‘nascente’ coletiva que se transformou em algo bem maior. Os sapatos dessa parceria já estão disponíveis clicando aqui. Se você quiser levar um – ou mais – pra casa, pode ficar feliz sabendo que além de comprar um modelo feito com reciclagem de borracha e garrafa PET, vegano e feito de forma ética, ainda está doando 20% do valor para uma causa importante.
Continue lendo

5 ideias para presentear no dia das mães

5 ideias para presentear no dia das mães
Tá chegando o dia de festejar as mães presentes na nossa vida. Pode ser a sua mãe, a mãe de um amigo, uma amiga que é mãe. Pode ser também que você seja mãe e esteja louca pra comemorar o seu dia junto com a família. <3 O que a gente quer é ver muita mãe faceira e de sapato novo. Pra ajudar, vamos dar 20% de desconto na compra de dois ou mais pares, no site e nas nossas lojas físicas. Vocês podem combinar e usar de duplinha, ou na dúvida você pode levar os dois pra ela. E se na hora de escolher bater uma dúvida, aquela fórmula de ~ estilos de mãe vale sim pra chegar a um veredito. Olha só: 1_ A ROMÂNTICA  Aquela que é apaixonada por floral. Se depender dela, é tudo de flor, todos os dias. Aquela que sempre tem um arranjo com flores de todas as cores em casa e é a rainha da foto de flor feed. Pra ela, flores! IMG_6984 2_ A BASICONA Menos é mais. Pretinho básico todos os dias, e se reclamar, vai ter mais. Aquela que gosta de combinar liso com liso e faz bonito com tudo neutro. Pra ela: besouros pra usar todos os dias, sem complicação, direto ao ponto. Confere aqui!  IMG_6985 3_ A MÍSTICA Cristais, mandalas, florais, cheirinho de incenso em casa. Aquela mãe good vibes que todo mundo conhece e ama, que sempre tem uma receitinha pra te ajudar a afastar as energias negativas. Pra ela, nada mais justo: nossos besouros mais místicos 4_ A DESCOLADA Escolher presente pra essa mulher que é famosa pelos bons looks pode parecer um desafio. Afinal, ela tem bom gosto e sabe como ninguém fazer aquelas combinações inesperadas que ficam maravilhosas. Então desafia ela a continuar linda com algumas das nossas estampas mais concorridas. 5_ A AVENTUREIRA Se vai dar um sapato pra ela, lembre que ele tem que aguentar o tranco de longos passeios de bicicleta, trilhas e caminhadas. Essa é aquela mãe que curte natureza, gosta de ir pro meio do mato, acampa e só usa o que for mais prático. Mas não precisa deixar de ser bonito, claro. Pra ela, botinhas mais reforçadas e mega confortáveis. Vem ver!  IMG_6987 Facilitamos a vida? Então aproveita: os descontos valem de 01 a 14 de maio. Basta utilizar o código "INSECTAMAES" no checkout da compra.   Continue lendo

Pra inspirar: Não Recomendados na inauguração do casulo paulista

Pra inspirar: Não Recomendados na inauguração do casulo paulista
Já tá sabendo que nesta quinta-feira rola a inauguração da nova loja da Insecta em São Paulo? Pois é, o besouro desceu um pouco a Artur de Azevedo (agora no número 1295) e encontrou um lugar maior e mais aconchegante pra chamar de seu. Pra estrear esse novo cantinho bem, vão rolar comidas e bebidas delícia, além da discotecagem com as lindas Camila Cornelsen & Giu Viscardi. Pra completar esse line, ainda teremos o show incrível da Não Recomendados. Esses são alguns dos motivos do porque você não deveria perder essa apresentação: 1_ Um manifesto-show mais do que necessário “Não olhe nos seus olhos/ Não creia no seu coração/ Não beba do seu copo/ Não tenha compaixão/ Diga não à aberração”.  Nesse trecho de “Não Recomendado”, música de Caio Prado que inspirou a criação do show, já dá para ter uma ideia dos conceitos que guiam o trio formado por Caio Prado, Daniel Chaudon e Diego Moraes. não recomendados Transformar, questionar e provocar os padrões não comportamentais e burocráticos da sociedade através da força das mensagens das músicas é o que move o grupo. No show, o coletivo canta sobre racismo, homofobia, machismo e busca quebrar preconceitos de gênero e dar voz a uma fatia marginalizada da sociedade ao se apresentar travestido de mulher - um ato político e tanto em uma sociedade machista. 2_ Um show pra se surpreender Prepare-se pra se surpreender. O show é sempre uma festa imprevisível. E, acima de tudo, uma ode ao amor e à liberdade. Nada na Não Recomendados lembra o original, o óbvio. A regra da banda é clara: transgredir, encontrar novas formas de comunicar e atingir através da sonoridade ímpar do grupo. Pra ter uma ideia do som do grupo, dá play na Insecta Apresenta, nossa playlist do Spotify onde apresentamos artistas nacionais incríveis. Eles já estão por lá com a faixa de Caio Prado que deu nome ao grupo.  3_ Um setlist democrático, pra todos os gostos Com referências inspiradoras como Secos & Molhados, Tropicália e Dzi Croquettes, o show vai além do lugar-comum. Além disso, o repertório agrada gregos e troianos. As músicas autorias são intercaladas por versões de músicas brasileiras incríveis que vão desde clássicos da MPB como Chico Buarque, Gilberto Gil até hits da axé music (Cheiro de Amor) e nostálgicos pagodes 90 (Alexandre Pires).

 

4_ Um show pra entrar de um jeito e sair de outro

O espetáculo provoca não só através do grito cantado, mas tudo é construído pra levar sensações e reflexões ao público: o cenário, as projeções, o figurino, a luz e os textos recitados. Como num palco laboratorial, o show é uma extensão das vivências de cada integrante, os becos, as ruas, as noites, as lutas. Tudo refletido no palco, provocando o público às lágrimas e também às gargalhadas. Ou seja, é um daqueles shows pra sair de alma lavada, pra sair diferente. Não perde, o evento começa às 18h ♥ Confirme presença clicando aqui! 

16299022_679454408893462_1359294262463704986_n

Continue lendo

Queremos dividir o nosso manifesto com você

Queremos dividir o nosso manifesto com você
Nós gostamos de dizer que mesmo em cenários pouco otimistas, sempre tem alguma coisa que pode ser feita pra começar a mudança. Pertencemos a uma geração - e estamos te incluindo aqui - que está disposta a reinventar o mundo. E é assim, com muita inspiração e consciência de que podemos fazer sempre melhor, que vamos criando impactos positivos por onde passamos. Foi pra pôr em palavras tudo que pensamos e sentimos que criamos um Manifesto. Pra traduzir a nossa essência. IMG_6296 Nossa ideia é dividir com você toda essa inspiração. Pra você entender porque a gente faz o que faz e quais os nossos objetivos. Queremos que você leve mais inspiração e criatividade pra sua vida. Disponibilizamos o nosso Manifesto para que você possa você baixar e ter sempre por perto. Pra se inspirar, consultar, imprimir e colocar no seu mural, transformar em música ou poesia. Enfim, pra você usar como quiser e ter um pouquinho de nós, com muita criatividade e consciência ao alcance. Vem com a gente? Faça o download clicando aqui!
Continue lendo

5 Motivos para visitar a pop up da Insecta no Rio de Janeiro

5 Motivos para visitar a pop up da Insecta no Rio de Janeiro
Está chegando a hora de nos despedirmos da cidade maravilhosa. São as últimas semanas da nossa loja temporária no Rio de Janeiro, e já estamos com saudades do incrível bairro de Botafogo, que nos recebeu de braços abertos. Então, se você está pensando em dar um pulo no nosso casulo, a hora é agora e temos 5 motivos pra você não perder mesmo essa oportunidade. 1_Você pode experimentar o Insecta e conhecer de pertinho: Aqui você vai poder ver de perto aquela estampa que estava namorando ou tirar a prova final na frente do espelho. Ainda temos vários pares, todos unissex, que vale a pena conhecer ao vivo e a cores. IMG_6019 2_ Brechós, sebos e cena cultural do Botafogo: O bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, conhecido como o Soho carioca, é dono de uma alma descontraída e está sempre bem movimentado. Esse lugar tão especial já rendeu um post aqui no blog, com um verdadeiro guia pra você aproveitar os melhores brechós, sebos, livrarias e comidas vegetarianas. Processed with VSCO with f2 preset 3_ Levar o sapato novo na hora: Experimentou, amou, já quer sair usando? Essa é a maior vantagem de comprar na loja física. E não esquece que levando dois ou mais pares, a ecobag exclusiva é presente. ;)  4_ Conhecer o BLOCO: Nossa pop up está localizada no BLOCO, um espaço cultural muito bacana. É um ambiente multicultural que promove eventos, talks, shows e vários projetos ligados à educação, empreendedorismo, entretenimento, cultura e arte. Processed with VSCO with a8 preset 5_ Já estamos nos preparando para voar de volta pra casa: Por último, mas não menos importante, nosso casulo carioca está na cidade maravilhosa até o dia 15 de Abril. Embarcamos de malas cheias com todos os modelos mais amados em várias versões de estampas. Para quem quer garantir o seu, pode vir que ainda temos vários pares esperando. Então anota aí: estamos até o dia 15 de Abril na Rua Martins Ferreira, 12, pertinho do metrô. Ficamos abertos de segunda a sábado, das 12h às 20h. Vem!
Continue lendo

Insecta Shoes + Lara dias = Adesivos exclusivos e colecionáveis

Insecta Shoes + Lara dias = Adesivos exclusivos e colecionáveis
Quem já levou um besouro pra casa sabe: cada sapato vai acompanhado de um adesivo com ilustra exclusiva. E o melhor de tudo, esses adesivos são colecionáveis. Cada modelo de Insecta tem uma arte com o inseto no qual foi inspirado. A mente e as mãos responsáveis pelo desenvolvimento dessas ilustrações são da Lara Dias, ilustradora super talentosa. O trabalho da Lara nos chamou atenção quando ela criou uma série de besouros em aquarela, e claro, nossa parceria não tardou em acontecer. As artes que ela desenvolveu para nós ficaram tão lindas que viraram uma mini exposição no nosso casulo paulistano. E pra lançar a nossa parceria, o fotógrafo e videomaker Thiago Santos preparou um vídeo que vale o play:

 

Conversando com a Lara, pedimos pra ela nos contar um pouco mais sobre como foi criar esses insetos coloridos. Para ela, o frescor nas ideias e a vontade de transformar e fazer a diferença são pontos que unem o seu trabalho ao nosso. Ela também nos confessou que não consegue eleger um inseto preferido entre os  6 criados para nós (tudo bem, nós também não conseguimos). A Lara ainda contou que uma grande inspiração para soltar a criatividade foi o fato de existirem tantos tipos de besouro no mundo, uns até não descobertos pela ciência. Saber que ela pode inventar uma espécie nova que ninguém pode dizer que não é de verdade ajudou a dar vida aos nossos insetos exclusivos. As ilustrações são desenvolvidas em aquarela com uma técnica que deixa as cores se misturarem diretamente no papel. Dessa forma, como a Lara explicou, o efeito acaba sendo surpresa. E por isso cada inseto é tão exclusivo e, digamos, cheio de personalidade, né? Como cada ilustra é baseada em um modelo da Insecta, ao adquirir um sapato você leva pra casa um adesivo criado pensado para ele: mariposa para Cicada, borboleta para Papilio, libélula para Cordulia e Argia, joaninha para Vedalia e o famoso besouro para o Scarabeus, primeiro modelo que a Insecta desenvolveu.
Continue lendo
x