Calce Uma Causa

Café: ingrediente multifuncional para a beleza

Café: ingrediente multifuncional para a beleza

O café está no DNA do brasileiro. Ele desperta e conforta; traz clareza mental e quebra a tensão dos momentos mais sérios. Café é versátil por si só. Tanto que ele também tem suas propriedades estéticas, já que a cafeína é um antioxidante poderoso. No autocuidado, além de ser um ótimo esfoliante, tem outras funções: melhora o aspecto da pele como um todo e ajuda ativar a circulação, minimizando inchaços.

Que tal unir todas estas vantagens em fórmulas práticas e fáceis? Vou ensinar três versões: um esfoliante corporal que evita celulite, uma máscara facial que deixa a pele lisinha e revitaliza, e uma misturinha ótima para aliviar inchaço sob os olhos!  

ESFOLIANTE CORPORAL

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de azeite

1/2 xícara (chá) de pó de café

1 xícara (chá) de açúcar cristal

Opcional: 2 gotas de óleo essencial de junípero e 3 gotas de óleo essencial de lavanda 1 pote de vidro com tampa

Como fazer:

Em um pequeno refratário de louça ou vidro, misture todos os ingredientes e mexa bem, até formar uma mistura homogênea. O ideal é que fique um creme denso, com a textura grossa! Se necessário pingue o blend de óleos essenciais. Ambos vão ajudar na ativação da circulação. Guarde por até três meses (desde que a validade de todos os ingredientes esteja dentro desse prazo).

Como usar:

Faça o ritual a cada 15 dias ou quando sentir necessidade. Aplique no corpo em movimentos circulares e firmes, de preferência de baixo para cima. E não se esqueça de observar o aroma do seu banho que, na verdade, já terá se transformado em um ritual de bem-estar.  

MÁSCARA FACIAL REVITALIZANTE

2 colheres (sopa) de borra de café

1 colher (sopa) de óleo de coco

1 colher (sopa) de açúcar cristal

Como fazer:

Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Não armazene esta fórmula: use no mesmo dia que fizer!   

Como usar:

Aplique no rosto, delicadamente, em movimentos circulares. Deixe agir por 15 minutos. Remova com água morna ou fria. Use a cada 15 dias ou quando sentir necessidade.

MÁSCARA XÔ OLHEIRAS

1 colher (sopa) de borra de café

1 colher (sopa) de óleo de coco

Como fazer:

Misture bem os ingredientes. Aplique nas olheiras e deixe descansar por meia hora. Repita o ritual semanalmente. Não armazene a mistura.

Como usar:

Use no mesmo dia que fizer.

Continue lendo

Hidratante corporal para peles (muito) secas

Hidratante corporal para peles (muito) secas

Frio, tempo seco e banhos quentes dão o tom da rotina de higiene pessoal – pelo menos de quem mora nas regiões sudeste e sul – a partir de agora. E nada melhor do que unir óleos vegetais, manteigas e óleos essenciais para uma fórmula que deixa a pele hidratada, protegida e resistente para aproveitar o melhor do Outono-inverno. A receita abaixo, que mais parece um chantilly – sim, dá vontade de comer – é altamente hidratante. Perfeita para os dias de muito frio e, sobretudo, para quem tem pele considerada seca. Quem não tem pode apostar na fórmula para áreas que costumam ficar ressecadas em qualquer época do ano: joelhos, cotovelos e pés.

Ingredientes:

70 g de manteiga de karité

100 g de óleo de palmiste (ou coco, ou babaçu)

130 g de manteiga de cacau

60 ml de óleo de abacate

40 ml de óleo de amêndoas

Opcional: 30 gotas de óleo essencial de gerânio ou laranja doce

Como fazer: 

Coloque as manteigas e o óleo de palmiste em um recipiente de vidro e leve em banho-maria até derreterem completamente. Mexa suavemente até incorporar todos os ingredientes. Depois, retire do banho-maria e adicione os óleos vegetais. Leve à geladeira por aproximadamente 1 hora ou até ficar bem firme. Bata em uma batedeira, por último, adicione os óleo essenciais de preferência e misture bem. Você pode até acionar a batedeira por mais alguns segundos.

Guarde em potinho de vidro com tampa. O tempo de validade está relacionado à data na embalagem das manteigas e óleos. O aroma é irresistível. E, sim, dá vontade de comer!

Como usar: 

Aplique aos poucos. Isso porque, como a textura é de chantilly, ela rende bastante. E, quando entra em contato com o calor da pele, vai ganhando uma textura mais líquida. A hidratação é imediata!

Continue lendo

X vinnu_lennartc

Opssss

A gente tá trabalhando em algumas novidades e por isso a loja estará instável das 16h as 18h.

Logo, logo estaremos de volta, tá!