Calce Uma Causa

Pudim de baunilha com calda de morango

Pudim de baunilha com calda de morango

Doces veganos parecem ser complicados de fazer, já que não levam ovos, manteiga e leite, ingredientes básicos de muitas receitas tradicionais da confeitaria. Basta desconstruir as receitas e conceitos que as coisas vão ficando mais fáceis e passíveis de serem feitas. É o caso desse pudim, que apesar de seu preparo ser bem diferente daquele com leite condensado e ovos cozido em banho-maria, tem sabor bem parecido. Adocicado com sabor de baunilha. Para arrematar cobri com uma calda azedinha de morango, uma delícia ❤

Seu preparo é super simples e leva ingredientes comuns. O mais diferente mesmo é o ágar ágar, gelatina vegetal em pó a base de algas. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais, asiáticos e até online. A sua qualidade influencia bastante no resultado da receita, o melhor é aquele sem cheiro e com cor branca. Os vendidos a granel normalmente tem cheiro forte, textura arenosa e cor amarronzada, fuja deles!

Você vai precisar:  

Para o pudim:

Leite de amêndoas ou de arroz - 3 xícaras (750 ml) - ver nota*

Açúcar demerara - 1/2 xícara (100 g)

Polvilho doce - 1/3 xícara (40 g)

Extrato de baunilha - 1 colher de sopa (15 ml) - receita aqui

Ágar-ágar - 1 colher de sopa (10 g)

Para a calda:

Morangos – 1/2 bandeja (100 g)

Açúcar demerara – 1 colher de sopa (15 g)

Como fazer:

1- Comece preparando o pudim. Em uma panela média coloque todos os ingredientes. Misture bem até o polvilho doce e o ágar ágar dissolver.

2- Leve ao fogo médio e mexa sem parar até engrossar.

3- Transfira o creme para uma fôrma de pudim, não precisa untar, usei uma de silicone com 22 cm de diâmetro. Reserve até amornar.

4- Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até gelar e ficar consistente.

5- Enquanto esfria prepare a calda. Lave os morangos e retire as folhas e cabinhos.

6- Transfira para o liquidificador e adicione o açúcar demerara. Bata rapidamente para triturar grosseiramente, não precisa formar uma calda lisa, você pode deixar alguns pedacinhos de morango.

7- Desenforme o pudim sobre um prato grande e despeje a calda por cima. Sirva gelado. *Nota: os leites vegetais mais indicados para esta receita são de amêndoas e arroz. Eles são naturalmente adocicados, perfeitos para sobremesas, e possuem um sabor mais neutro.

Rendimento: 8 porções

Pudim de baunilha com calda de morango

Continue lendo
x