Calce Uma Causa

Molho de Tomate com Borogodó!

Molho de Tomate com Borogodó!

Massa é aquela comida fácil, rápida e que aquece a alma. Mas fazer o seu próprio molho dá aquela preguiça porque tem que cozinhar por muito tempo e dá trabalho demais tirar a pele e as sementes...

Assar o tomate para fazer o molho faz toda a diferença e da um borogodó para um simples molho de tomate! Essa receita é bem fácil e você pode ajustar para o seu gosto.

- 12 tomates maduros

- 6 dentes de alho

- Manjericão fresco

- Azeite

Eu quis fazer um molho bem rústico e não tirei a pele nem a semente, mas se preferir um molho mais fino você pode tirar.

Pique os tomates em 4, esmaguei os alhos, espalhei os galhos de manjericão, temperei com sal e azeite. Levei o ao forno pré aquecido a 180 graus por 2 horas. Se gostar do molho bem pedaçudo é só tirar os galhos, as cascas do alho e dar uma amassada com o garfo. Eu usei o liquidificador ou mixer para fazer um purê. Acerte o tempero a gosto e pode incrementar com outros ingredientes. Dicas: Ele pode ser congelado por até 3 meses e usado para fazer outra receitas ;) Os 2 melhores tipos de tomate para fazer molho são o italiano e o carmem, mas pode usar o que tiver na sua geladeira mesmo. 3 dicas para fazer a Massa Perfeita:

  1. Litro de água para cada 100g de massa crua
  2. Água salgada igual ao mar!
  3. Siga o tempo de cozimento da embalagem da massa para ter o ponto perfeito

Siga o tempo de cozimento da embalagem da massa para ter o ponto perfeito

Continue lendo

Penne ao molho de avocado

Penne ao molho de avocado
Preparar a própria refeição na correria da semana não é nada fácil. Por sorte, existem receitas simples e rápidas que salvam qualquer um nessa situação. O penne ao molho de avocado é um belo exemplo, com poucos ingredientes em mãos e com poucas etapas de preparo você consegue fazer uma refeição saborosa e saudável gastando pouco tempo e dinheiro. Essa receita é perfeita para quem mora sozinho ou só cozinha para si, o rendimento é de uma porção, que pode ser servida tanto no almoço quanto no jantar. Se for fazer para mais pessoas, é só ir multiplicando a quantidade de ingredientes, simples assim. O ingrediente principal do molho, que dá cremosidade e um toque amanteigado é o avocado. Para quem não conhece, ele é um fruto da mesma família do abacate. Porém é menor, tem menos água e calorias. O período de safra é de fevereiro a abril, procure consumir nesta época, seu sabor é bem melhor além de ser mais barato. Se não encontrar, você pode substituir pela mesma quantidade de abacate, neste caso procure não adicionar água ao molho, uma vez que o abacate já possui bastante.   // Você vai precisar: > para a massa: Penne integral (ou outra massa curta de grano duro) - 1 xícara Água - 1 1/2 xícara (375 ml) Sal – 1/2 colher de chá (3 g)   > para o molho: Avocado - 1 pequeno (120 g) Água - 4 colheres de sopa (60 ml) Vinagre de maçã - 2 colheres de chá (10 ml) Manjericão - 6 folhas grande Gergelim preto - a gosto (opcional) Sal – 1/4 colher de chá   // Como fazer: 1- Comece preparando a massa. Leve ao fogo médio uma panela com a água e o sal até levantar fervura. 2- Acrescente o penne e cozinhe até ficar al dente. 3- Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Descasque, descaroce e pique grosseiramente o avocado. 4- Coloque no liquidificador e adicione a água, o vinagre, o manjericão e o sal. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Se necessário, adicione um pouco mais de água para ajudar a hélice a triturar os ingredientes. 5- Escorra o macarrão e despeje o molho sobre. Misture bem e sirva logo em seguida, ainda quente, decorado com gergelim preto. Rendimento: 1 porção Penne ao molho de avocado e manjericão
Continue lendo
x