Calce Uma Causa

Bolo gelado de coco (toalha felpuda)

Bolo gelado de coco (toalha felpuda)

Fofo e molhadinho, o bolo gelado de coco, também chamado de toalha felpuda, é um clássico na infância de muita gente. Quando embrulhado em papel alumínio então, é nostalgia pura! Essa versão é vegana, consequentemente sem lactose, já que não leva laticínios. Perfeito para quem tem alergia ou intolerância. O leite de vaca é substituído pelo leite de coco caseiro para ficar mais saboroso. Já os ovos são substituídos pela combinação de farinha de linhaça e água, popularmente conhecida como “ovo” de linhaça.

Você vai precisar:

Para a massa:

Farinha de trigo branca e orgânica - 2 xícaras (250 g) + um pouco para polvilhar

Açúcar demerara - 1 xícara (200 g)

Leite de coco caseiro - 1 xícara (250 ml)

Óleo vegetal (girassol ou coco) - 1/2 xícara (125 ml) + um pouco para untar

Água - 1/4 xícara (60 g)

Farinha de linhaça - 2 colheres de sopa (10 g)

Fermento químico em pó - 1 colher de sopa (10 g)

Para a calda:

Leite de coco caseiro - 1 xícara (250 ml)

Açúcar demerara - 3 colheres de sopa (30 g)

Para polvilhar:

Coco ralado (seco ou fresco) - 1 xícara

Como fazer:

1- Preaqueça o forno a 180 ºC.

2- Unte uma fôrma retangular (23 cm X 33 cm) com um pouco de óleo e polvilhe farinha de trigo. Chacoalhe bem para espalhar sobre o fundo e as laterais. Bata sobre a pia para tirar o excesso. Reserve.

3- Em um recipiente pequeno misture a farinha de linhaça e a água. Reserve por cerca de 5 minutos para hidratar.

4- Em um recipiente grande adicione a farinha de trigo, açúcar demerara, leite de coco, óleo vegetal e a linhaça hidratada. Misture delicadamente até obter uma massa líquida homogênea.

5- Adicione o fermento e misture novamente até incorporar.

6- Transfira para a fôrma, nivele com uma espátula e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro do bolo.

7- Enquanto a massa assa prepare a calda. Coloque no liquidificador o leite de coco e o açúcar demerara. Bata bem até o açúcar dissolver completamente. Reserve.

8- Retire o bolo do forno e faça furos com um garfo sobre a superfície, assim a calda penetra melhor.

9- Regue a calda sobre o bolo ainda quente e polvilhe com o coco ralado.

10- Espere amornar e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir para o bolo absorver bem a calda e firmar.

Rendimento: 8 porções

Continue lendo

Pudim de baunilha com calda de morango

Pudim de baunilha com calda de morango

Doces veganos parecem ser complicados de fazer, já que não levam ovos, manteiga e leite, ingredientes básicos de muitas receitas tradicionais da confeitaria. Basta desconstruir as receitas e conceitos que as coisas vão ficando mais fáceis e passíveis de serem feitas. É o caso desse pudim, que apesar de seu preparo ser bem diferente daquele com leite condensado e ovos cozido em banho-maria, tem sabor bem parecido. Adocicado com sabor de baunilha. Para arrematar cobri com uma calda azedinha de morango, uma delícia ❤

Seu preparo é super simples e leva ingredientes comuns. O mais diferente mesmo é o ágar ágar, gelatina vegetal em pó a base de algas. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais, asiáticos e até online. A sua qualidade influencia bastante no resultado da receita, o melhor é aquele sem cheiro e com cor branca. Os vendidos a granel normalmente tem cheiro forte, textura arenosa e cor amarronzada, fuja deles!

Você vai precisar:  

Para o pudim:

Leite de amêndoas ou de arroz - 3 xícaras (750 ml) - ver nota*

Açúcar demerara - 1/2 xícara (100 g)

Polvilho doce - 1/3 xícara (40 g)

Extrato de baunilha - 1 colher de sopa (15 ml) - receita aqui

Ágar-ágar - 1 colher de sopa (10 g)

Para a calda:

Morangos – 1/2 bandeja (100 g)

Açúcar demerara – 1 colher de sopa (15 g)

Como fazer:

1- Comece preparando o pudim. Em uma panela média coloque todos os ingredientes. Misture bem até o polvilho doce e o ágar ágar dissolver.

2- Leve ao fogo médio e mexa sem parar até engrossar.

3- Transfira o creme para uma fôrma de pudim, não precisa untar, usei uma de silicone com 22 cm de diâmetro. Reserve até amornar.

4- Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até gelar e ficar consistente.

5- Enquanto esfria prepare a calda. Lave os morangos e retire as folhas e cabinhos.

6- Transfira para o liquidificador e adicione o açúcar demerara. Bata rapidamente para triturar grosseiramente, não precisa formar uma calda lisa, você pode deixar alguns pedacinhos de morango.

7- Desenforme o pudim sobre um prato grande e despeje a calda por cima. Sirva gelado. *Nota: os leites vegetais mais indicados para esta receita são de amêndoas e arroz. Eles são naturalmente adocicados, perfeitos para sobremesas, e possuem um sabor mais neutro.

Rendimento: 8 porções

Pudim de baunilha com calda de morango

Continue lendo

Donut Vegano de Manteiga de Amendoim

Donut Vegano de Manteiga de Amendoim
Delicioso e livre de crueldade: aprenda a preparar donuts veganos! Eles são fáceis de fazer, porque são assados em vez de fritos. Olha só:   Rende em média 12 donuts 400g de farinha de trigo integral (de preferencia orgânica) 250g de açúcar demerara 30ml de óleo de arroz ou girassol 1 colher de chá de sal marinho 1 colher de sopa de vinagre de maça 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 400ml de água mineral 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim 1/2 de xícara de água mineral 14961562_1133452720083837_1608094779_n - MODO DE PREPARO: Pré aqueça o forno a 180°C. Em um recipiente grande coloque a farinha, o açúcar, óleo, o sal e o vinagre. Em outro recipiente menor coloque a manteiga de amendoim com 1/2 de xícara de agua e misture até dissolver e a manteiga de amendoim se tornar um creme liso. Adicione essa mistura ao outros ingredientes no recipiente grande, juntamente com os 400ml de água e com a ajuda de um fouet (batedor de arame) mexa até a massa ficar lisa e homogênea. Por último coloque o bicarbonato de bata novamente apenas para misturar. Unte a forma dos donuts com óleo para evitar que grude. Com uma pequena concha ou colher coloque a massa em cada um deles sem completar o espaço até em cima, lembrando que eles vão crescer. Com um lambe lambe limpe o centro para que eles obtenham um formato perfeito. Coloque para assar por em média 25/ 35 min. Para a cobertura derreta em banha maria 400g de chocolate meio amargo e separe em um recipiente amendoim torrado e partido para enfeitar. Depois de retirar os donuts do forno, aguarde que eles esfriem por completo antes de desenforma-los. Banhe um por um no chocolate e salpique amendoim por cima. 14971321_1133452716750504_654989443_n Apenas delicioso!   Continue lendo

Cheesecake vegano de limão

Cheesecake vegano de limão
Cheesecake só quem sem queijo! Essa deliciosa receita vegana é uma alternativa mais saudável para o cheesecake tradicional. Não há açúcar refinado na receita, tornando a delícia perfeita para uma sobremesa light, lanche (ou até café da manhã!). Cortar os laticínios de sua vida significa um tratamento menos desumano dos animais, além de ao mesmo tempo reduzir o impacto sobre o meio ambiente – tendo em vista que a indústria de carne e produtos lácteos são um dos maiores responsáveis para emissão de carbono no planeta. Isso não significa que você tem que deixar de lado comidas deliciosas e seus deleites favoritos. Você vai amar esse! É o equilíbrio perfeito entre doce e azedo e da amêndoa, a qual é rica em gorduras saudáveis. Espero que vocês curtam! Processed with VSCOcam with f2 preset     Cheesecake vegano de limão - Base da torta - 2/3 xícara de amêndoas -  ½ xícara de tâmaras - pitada de sal - 1 colher de sopa de água   - Recheio - 2.5 de cajus in natura -  suco de 1 limão e casca (limão siciliano) - 3 colheres de sopa de óleo de coco - 2 colheres de sopa de agave ou maple syrup - meia colher de sopa de extrato de baunilha orgânico   Modo de preparo 1 - Mergulhe os cajus in natura em água por 4-6 horas. (Se você não tiver muito tempo, você pode adicionar os cajus em uma tigela e preencher com água muito quente. Depois disso, deixe de molho por pelo menos 30 minutos.) 2 - Coloque as amêndoas, tâmaras, sal e água em um processador de alimentos. Processe até formar uma mistura que grude em seus dedos. Pressione a mistura em uma bandeja para formar a base da torta. Para facilitar o processo você pode pressionar com firmeza a mistura com as costas de uma colher. 3 - Em seguida, misture as castanhas de caju até formarem uma fina camada. Então adicione o resto dos ingredientes do recheio e misture até atingir uma consistência muito macia. 4  - Espalhe o recheio uniformemente no topo da base da torta. 5 - Decore com casca de limão, e deixe na geladeira por 4-24 horas. 6 - Corte em fatias ou quadrados quando você servir. Processed with VSCOcam with f2 preset Continue lendo
x