Seu Carrinho
Fechar alternativas ícone

Calce Uma Causa

Calendário de Plantio 2017, por Paola Troian (Gringa)

Calendário de Plantio 2017, por Paola Troian (Gringa)
Não é somente nas marés e nos cortes de cabelo que as fases da lua têm grande influência. Nos líquidos dos nossos corpos e na seiva das plantas também. A força gravitacional é poderosíssima. Descubra com entrar em sincronia com a sua horta através do nosso calendário de plantio. Por aqui você vai encontrar: dicas de plantio e cultivo, além de receitas vegans (nham!) de acordo com as estações. <3 O melhor de tudo? É gratuito! > Faça o download do calendário clicando aqui! 
emm_calendario2017_01   Continue lendo

Uma horta para chamar de sua: 5 dicas simples para plantar em qualquer lugar!

Uma horta para chamar de sua: 5 dicas simples para plantar em qualquer lugar!

Então está esquentando, os dias estão mais longos, a gente já pode aproveitar mais os fins de tarde e aqueles desejos de vida saudável começam a aflorar outras vez. 

imagem1

E em meio a toda esta vibe delícia, eu posso apostar que você já tentou começar uma hortinha, mas achou que não levava o menor jeito.

Tudo bem, né? 

Quem nunca esqueceu de regar ou afogou uma plantinha? 

Mas seus problemas A-CA-BA-RAM! 

Aqui vão 5 dicas para te dar aquele dedo verde que faltava.

lilo

 

1 - Escolha o local

A sua varanda, parapeito da janela e até a lavanderia podem receber umas mudinhas, sim! 

Pega sol? Então tá valendo. 

O importante é ter luminosidade. 

Inclusive para algumas espécies o sol-direto-torrante nem faz bem. 

4 horas de sol por dia é o essencial. Verifique a posição solar da sua casa ou apê e ache um cantinho bem simpático para chamar de amor. Ou horta. Logo, logo você vai entender que é a mesma coisa.

 

2 - O que você quer plantar? Ela cabe no seu espaço?

Agora que você já está sonhando acordado com o seu "pedacinho de chão", vem a parte mais divertida: o que você gosta de comer? O que te faz feliz?

Que temperinhos te dão água na boca?

Eu sempre aconselho começar a plantar temperos, pelo tamanho e pela facilidade, mas se você já tem alguns na janela da cozinha é hora de passar para a próxima fase. Que tal um legume ou uma frutinha?

Mas atenção! Talvez manter um limoeiro em uma sacada não seja o mais adequado, mas um feijão tipo trepadeira, cenouras ou moranguinhos podem se adaptar muito bem.

Dê uma pesquisada e não esqueça: se você quiser batatas, cenouras, beterrabas ou rabanetes, evite vasos rasos. Eles precisam de profundidade para se desenvolver.

Vale horta vertical, em pallets, caixas de madeira e até latas.

 

3 - Preste atenção na lua.

Não só as marés e os cortes de cabelo que são afetados pela lua. A horta também. E ao longo do tempo, a gente entende que o sucesso e o poder do nosso dedo verde depende absurdamente dela. 

-  São indicações bem simples:

Crescente: Plantar, transplantar e colher ervas.

Cheia: Colher frutos, semear e plantar bulbos.

Minguante: Podar, adubar e plantar raízes.

Nova: Tratar pragas, fazer pequenas podas e estáquias. Não é aconselhável plantar.

moon

 

4 - Como regar? 

Aí está a prova de fogo da maioria. Mas acalmem os corações, porque vai dar tudo certo. A dica principal é: garanta uma boa drenagem! 

Certifique-se que seus vasinhos têm furinhos em baixo por onde o excesso de água possa escoar. Se por acaso você se empolgar regando, ninguém vai se afogar.

E se você não tem certeza de quando molhar, coloque o dedo na terra. Sinta. Se estiver úmida, deixa assim, mas se a terra estiver muito seca e meio arenosa, não hesite.

Só mais um detalhe: tomilho, orégano, manjerona e alecrim não gostam de muita água, ok? A terra mais seca faz com que eles cresçam saudáveis.

 

5 - As plantas tem memória.

Se você só não esquece a cabeça, porque ela está grudada no seu corpito, não aplique isso para a suas plantas. Elas lembram de tudo!

Estudos da universidade de Varsóvia comprovaram que elas lembram da quantidade de sol que receberam. Então, por favor, escolha um local com sol bem gostoso e deixe a plantinha por lá para que ela de adapte. Ela vai sentir este vai-e-vem. 

Depois é só se deliciar com o processo todo e acompanhar o crescimento das sua hortinha. 

 

Tenha paciência e persista. Só com muito carinho e atenção que boas coisas da vida vingam. <3

dog

Continue lendo
x