Fechar ícone

Calce Uma Causa

3 opções de sopa vegana para aquecer neste inverno

3 opções de sopa vegana para aquecer neste inverno

Se você precisa de algo para te aquecer neste inverno, nada melhor do que aproveitar receitas saborosas de sopa vegana. Com opções livres de sofrimento animal, é possível surpreender o seu paladar e o dos seus convidados.


Separamos algumas opções e dicas para te ajudar no preparo da sopa vegana. Assim, você pode escolher a sua favorita e experimentá-la em casa. Continue lendo para conferir as sugestões abaixo. 


Sopa de lentilhas com abóbora 

Esta deliciosa opção de sopa de lentilha vegana traz sabores e aromas intensos, que vão tornar a experiência ainda mais incrível. Para prepará-la, confira o que você vai precisar a seguir.


Ingredientes

  • 100 g de lentilhas vermelhas;
  • 300 g de abóbora-menina, descascada e cortada em cubos;
  • ½ cebola, descascada e picada;
  • 2 dentes de alho descascados;
  • 1 pedaço de gengibre pequeno (1 cm);
  • 7 g de amendoins tostados;
  • 1/8 colher de chá de sal;
  • 1/8 colher de chá de pimenta-preta;
  • 1 raspa de laranja (opcional).

Modo de preparo

Em uma panela com 500 ml de água, coloque as lentilhas, a abóbora, a cebola, os dentes de alho e o gengibre. Quando o líquido começar a ferver, deixe-o no fogo médio, cozinhando por mais um período de 15 a 20 minutos. Passado esse tempo, verifique se as lentilhas estão cozidas. Tempere com sal e pimenta. 


Adicione as raspas de laranja e ajuste os temperos conforme suas preferências. Usando um mixer, você deixa essa sopa de legumes vegana com uma consistência muito mais cremosa. Depois, é só servi-la com os amendoins tostados. Se quiser, adicione salsa fresca e uma colher de chá de azeite. 


Sopa de abobrinha e manjericão

Esta receita de sopa vegana é saborosa e ideal para ser consumida tanto no almoço, quanto no jantar. Confira quais ingredientes você vai precisar para prepará-la abaixo.


Ingredientes

  • 2 cebolas médias picadas;
  • 1 kg de abobrinhas picadas;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • Um punhado de manjericão fresco;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Comece o preparo da receita de sopa vegana refogando as cebolas em azeite durante cerca de cinco minutos ou até ficarem macias. Em seguida, adicione as abobrinhas com sal a gosto e refogue-as por dez minutos ou até atingirem uma consistência mais macia e agradável. 


Cubra a mistura com água de acordo com o tipo de espessura que você quer para o caldo da sopa. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio. Passado o tempo, retire do fogo e deixe descansar. Depois, adicione o manjericão e bata toda a mistura em um liquidificador. Em seguida, é só servir. 


Sopa de ervilhas cremosa

A textura, os aromas e os sabores desta sopa de ervilha vegana vão encantar seu paladar. Fácil de preparar, ela é uma ótima opção para ser consumida a qualquer momento. Separe os ingredientes abaixo.


Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de chá de ervilha seca ou partida;
  • 1 cebola grande picada;
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada;
  • 1/4 xícara de chá de castanhas-de-caju;
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal de sua preferência;
  • folhas de manjericão fresco;
  • sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Lave as ervilhas e as castanhas. Deixe-as de molho em recipientes separados, ambos com água fria, e reserve. Depois, pique a cebola e as cebolinhas. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar. Em seguida, acrescente a cebolinha e tempere com uma pitada de sal. 


Tire as ervilhas do molho e coloque-as na panela, adicionando um litro de água. Tampe a panela e deixe ferver em fogo médio. Quando começar a borbulhar, ajuste os temperos conforme a sua preferência. Depois, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que as ervilhas estejam bem macias. 


Pegue as castanhas e coloque-as no liquidificador. Acrescente a sopa já cozida e bata tudo até formar um creme. Em seguida, coloque tudo de volta na panela, verifique o sabor dos temperos e ajuste se quiser. Deixe tudo no fogo baixo por cinco minutos. Após esse tempo, sua sopa vegana estará pronta.


Outras receitas veganas para você experimentar em casa

Gostou das dicas sobre como fazer sopa vegana que a Insecta separou para você? Confira nosso e-book com receitas de doces veganos para se deliciar enquanto cuida da sua saúde, descobrindo sabores e aromas incríveis. 


Você pode fazer sua oferta por e-mail e pagar o quanto acha que o conteúdo vale. São 14 páginas de muita informação exclusiva para que qualquer um que se interessar possa desfrutar dos benefícios de uma alimentação vegetal com doces e sem sofrimento animal. Confira agora mesmo!

Continue lendo

Sorvete Vegano de Morango

Sorvete Vegano de Morango
Fazer sorvete em casa não é nada complicado como parece. Requer poucos ingredientes, neste caso apenas cinco, e um pouco de tempo e organização. Mesmo não tendo máquina de sorvete, é possível fazer obtendo resultados bem satisfatórios. É claro que se você tiver facilita a vida, mas dá para fazer sem. Ninguém vai dizer que é caseiro! Independente se você estiver usando ou não a máquina, essa receita fica super cremosa. O sorvete fica com um sabor bem intenso de morango. Nada de sabor, aroma ou cor artificial. O negócio aqui é bem natural, com ingredientes frescos, fáceis de encontrar e bem conhecidos. Receita perfeita para quem tem intolerância ou alergia à lactose, já que não leva leite de vaca. Algumas dicas para obter um bom sorvete: procure utilizar morangos bem maduros e orgânicos, assim a cor e o sabor do sorvete será mais forte. Apesar de ser opcional, o extrato de baunilha realça o sabor do morango, deixando o sorvete ainda mais irresistível. Além disso, quanto mais você bater o sorvete enquanto estiver congelando, mais ar será incorporado à massa, e consequentemente mais aerado, leve e cremoso ficará.   // Você vai precisar de:  Morango fresco - 1 1/2 xícara (200 g) Castanha de caju crua e sem sal – 1/2 xícara (70 g) Açúcar demerara – 1/3 xícara (80 g) Água filtrada - 50 ml Extrato de baunilha - ½ colher de chá (2,5 ml) opcional – receita aqui   > Atenção: antes de fazer, é necessário um pré-preparo Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 1 xícara de água. Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas. Esse processo é importante para tirar os fitatos da castanha que impedem a absorção dos seus nutrientes. Além disso, as castanhas vão ficar macias e fáceis de triturar com a demolha.   // Como fazer:  1- Escorra a água das castanhas e lave bem em água corrente. 2- Transfira para o liquidificador e adicione os demais ingredientes. Bata bem até obter um creme liso, se necessário, desligue o liquidificador e raspe as laterais com uma colher. 3- Se você não tiver máquina de sorvete, transfira a mistura para um recipiente e leve ao freezer por cerca de 8 horas ou até endurecer. Retire de 1 em 1 hora e misture bem com uma colher. Leve de volta ao freezer e repita o processo até a mistura começar a ficar bem consistente. Apesar de ser uma etapa chata e trabalhosa, ela é importante para evitar a formação de cristais de gelo e incorporar ar à massa do sorvete para deixar aerado, leve e cremoso. – Se você tiver máquina de sorvete, coloque a mistura na máquina e siga as instruções do fabricante até obter uma massa consistente e aerada. Transfira para um recipiente e leve ao freezer até endurecer. 4- Retire o sorvete do congelador 5 minutos antes de servir para amolecer. Dura cerca de 10 dias congelado. Sorvete vegano de morango Rendimento: 3 porções
  Continue lendo