Calce Uma Causa

Crackers de fubá

Crackers de fubá

Biscoitinhos são ótimos para beliscar, perfeitos para lanchinhos entre refeições ou para serem servidos como aperitivos com pastas salgadas ou geleias em geral. Estes de fubá são salgados e temperados com páprica doce e sal. Ficam bem sequinhos e crocantes, uma delícia! A receita é bem simples e leva poucos ingredientes.

Mas nada impede de você incrementar e dar camadas extras de sabor, como salpicar sal grosso ou alguma erva desidratada sobre a massa antes de assar. Outra dica é furar os biscoitos ainda crus com um garfo, isso evita que o vapor estufe e entorte os crackers, além de deixar mais charmosos.

Você vai precisar de:

Fubá - 1 xícara (120 g) + um pouco para untar e polvilhar

Farinha de trigo (integral ou branca) - 2/3 xícara (90 g)

Água - 1/3 xícara (80 ml)

Azeite de oliva - 3 colheres de sopa (45 ml) + um pouco para untar

Páprica doce - 2 colheres de chá (6 g)

Sal - 1 colher de chá (5 g)

Fermento químico em pó - 1 colher de chá (3 g)

Como fazer:

 1- Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem até obter uma bola de massa homogênea e macia que não grude. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por cerca de 15 minutos para descansar.

2- Unte uma assadeira com azeite e polvilhe fubá, reserve.

3- Sobre uma superfície limpa e lisa polvilhe fubá. Abra a massa com um rolo até ficar bem fina, com cerca de 3 mm. Tente manter a mesma espessura da massa para evitar que alguns crackers queimem e outros fiquem moles.

4- Com uma faca corte a massa em quadradinhos com cerca 4 cm. Perfure cada um com um garfo e transfira para assadeira. Leve à geladeira por cerca de 15 minutos.

5- Preaqueça o forno a 180 ºC.

6- Retire a assadeira da geladeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 15 minutos, ou até as bordas dourarem. Assim que retirar do forno vire os crackers e deixe esfriarem na assadeira. Não se preocupe se estiverem macios no centro, ao esfriarem vão ficar crocantes.

7- Armazene em um pote fechado em local fresco e seco para manter a crocância. Dura cerca de 1 semana.

Rendimento: 4 porções

Continue lendo
x