Calce Uma Causa

Biscoito de amendoim (sem glúten)

Biscoito de amendoim (sem glúten)

É sempre bom ter alguns biscoitos em mãos para aquela hora que a fome surge entre as refeições, ou até mesmo quando não se tem tempo para preparar o café da manhã. Claro que estou falando de biscoitos caseiros, sem conservantes, aromatizantes e corantes. Com alguns ingredientes, todos acessíveis e fáceis de encontrar, e em pouco tempo, você consegue preparar esses biscoitos de amendoim. Eles ficam bem sequinhos e crocantes, uma delícia! São levemente adocicados, não são açucarados. Mas se preferir pode adicionar um pouco mais de açúcar, isso fica a gosto do freguês.

Você vai precisar de

Amendoim cru (com ou sem casca) - 3/4 xícara (120 g)

Polvilho doce - 1 xícara (130 g)

Açúcar demerara - 1/4 xícara (60 g)

Óleo vegetal (usei de girassol) - 1/4 xícara (60 ml) + um pouco para untar

Água - 1/4 xícara + 1 colher de sopa (75 ml)

Farinha de linhaça - 1 colher de sopa (6 g)

Fermento químico em pó - 1 colher de chá (3 g)

Canela em pó - uma pitada (opcional)

 

Como fazer

1- Coloque o amendoim e o açúcar no processador. Triture até ficar homogêneo, não precisa transformar em farinha, basta quebrar em pedaços pequenos.

2- Transfira para um recipiente e adicione o polvilho doce, farinha de linhaça, óleo, água, fermento e canela. Misture bem até obter uma bola de massa úmida. Reserve por cerca de 5 minutos.

3- Preaqueça o forno a 180 ºC e unte uma assadeira grande com óleo.

4- Modele os biscoitos com as mãos formando bolinhas, use uma colher de sopa para medir a quantidade de massa para cada um.

5- Coloque na assadeira deixando pelo menos 3 cm de espaço entre as bolinhas, elas irão crescer quando assar. Achate levemente os biscoitos com as pontas dos dedos.

6- Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos, ou até dourarem.

7- Retire do forno e vire os biscoitos enquanto estão quentes. Reserve até esfriarem.

8- Guarde em um recipiente bem fechado para manter a crocância.

Rendimento: 22 porções

Continue lendo

Biscoito vegano de maracujá

Biscoito vegano de maracujá
Esses biscoitos são perfeitos para o lanchinho da tarde ou para carregar na bolsa e comer em qualquer lugar quando a fome bater. Além de saborosos, são super práticos, você só vai precisar misturar todos os ingredientes, modelar e assar. Simples assim! Em poucos minutos sua casa estará perfumada com um aroma irresistível saindo do forno. Eles ficam bem leves e aerados por conta do bicarbonato de sódio. Além de sequinhos e crocantes, com sabor levemente amanteigado por causa do óleo de coco. Eles não são daqueles biscoitos super doces e enjoativos, bem pelo contrário, são azedinhos por conta do maracujá. Uma delícia!   // Você vai precisar de: Farinha de trigo integral - 1 xícara - (145 g) Farinha de aveia - 1 xícara - (120 g) Açúcar demerara - 1/2 xícara - (110 g) Suco integral de maracujá - 1/2 xícara (125 ml) Óleo de coco derretido - 1/4 xícara - (60 ml) Bicarbonato de sódio - 1 colher (chá) - (5 g)   // Como fazer: 1- Preaqueça o forno a 180 ºC. 2- Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture até obter uma massa homogênea. É normal ficar um pouco grudenta. 3- Modele os biscoitos com as mãos formando bolinhas, use uma colher de sopa para medir a quantidade de massa para cada um. Se necessário, unte as mãos com óleo para facilitar esta etapa. 4- Disponha sobre duas assadeiras grandes untadas com óleo. Deixe pelo menos 3 cm de espaço entre as bolinhas, elas irão crescer bastante quando assar. 5- Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos. Vire os biscoitos com cuidado na metade do tempo para assar do outro lado. 6- Retire do forno e espere esfriar. Não se preocupe se os biscoitos estiverem úmidos e macios ao saírem do forno. Ao esfriar ficarão crocantes. 7- Transfira para um frasco de vidro bem fechado e armazene em temperatura ambiente, dura cerca de 5 dias. Biscoito de maracujá Rendimento: 25 biscoitos
Continue lendo
x