Calce Uma Causa

Como ter uma boa noite impacta a saúde

Como ter uma boa noite impacta a saúde

Muitas pessoas querem saber como ter uma boa noite de sono. Afinal, com a rotina agitada e as mudanças causadas pela pandemia de COVID-19, é normal que o sono sofra alterações, como a insônia e até o sonambulismo.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre os benefícios e a importância de uma boa noite de sono, preparamos um conteúdo com algumas informações e dicas. Confira!

A importância de uma boa noite de sono na saúde

Não saber como ter uma boa noite de sono pode trazer muitos impactos negativos na rotina. Quando dormimos pouco, o corpo entende que não descansou o suficiente e, no dia seguinte, economiza energia. Assim, as atividades são prejudicadas por conta das horinhas a menos de repouso.

Também é comum que as noites mal dormidas atrapalhem o aprendizado, a memória e a concentração no trabalho, diminuindo a produtividade e a energia ao longo do dia. Além disso, dormir mal interfere diretamente no nosso humor, podendo nos deixar irritados, atrapalhando as relações.

Por isso, os benefícios de uma boa noite de sono são muitos. É nessa hora que o nosso corpo consegue descansar e exercer funções reparadoras, como o aumento da imunidade, a manutenção do metabolismo e dos hormônios, além da prevenção de doenças, como a diabetes e a hipertensão.

Conheça alguns distúrbios do sono

Antes de explicarmos sobre o que fazer para ter uma boa noite de sono, é importante falarmos de alguns dos distúrbios mais comuns, que podem acontecer com pessoas de todas as idades. Veja quais são eles abaixo.

Insônia

Você passou muitas horas tentando dormir sem sucesso ou teve o sono interrompido diversas vezes durante a noite? Se a resposta é sim, então, você já teve insônia. Ela é um dos distúrbios mais comuns, caracterizada pela dificuldade em começar a dormir ou manter o sono ao longo da noite.

Apneia do sono

A apneia é uma interrupção temporária da respiração durante o sono devido à obstrução das vias aéreas. Assim, é normal que ocorram roncos e o despertar no meio da noite. Por conta disso, muitas pessoas que sofrem com o distúrbio acordam cansadas e podem apresentar outros problemas, como irritabilidade.

Sonambulismo

O sonambulismo acontece durante a fase mais avançada do sono. Com isso, é comum que a pessoa se levante, esteja de olhos abertos, caminhe e fale, mas continue dormindo, sem conseguir controlar os movimentos.

Dicas para melhorar a qualidade de sono

Agora que você já sabe a importância de uma noite bem dormida e as principais disfunções do sono, é hora de conhecer algumas dicas de como ter uma boa noite de sono. Saiba mais a seguir.

Higiene do sono 

Você já ouviu falar em higiene do sono? O nome pode parecer estranho, mas trata-se de um conjunto de práticas e hábitos que ajudam a melhorar a qualidade do sono e contribuir para o adormecimento. 

Aqui, é importante criar uma rotina para a hora de dormir, incluindo deitar-se apenas quando estiver com sono, apagar luzes, não fazer barulhos no quarto e evitar dormir durante o dia.

Durma em ambientes 100% escuros, o famoso blackout

Para isso, criamos a máscara tapa olho para dormir Belina. Muito bem acolchoada com espuma na região dos olhos, ela é suuuper fofinha, ajuda a restaurar a pele durante a noite, evita inchaços ou olheiras na área dos nos olhos e proporciona um sono melhor, porque bloqueia totalmente a luz. Também tem elástico na parte de trás da cabeça, para melhor adaptação a cada formato de rosto. Um sonho, né?

tapa olho para dormir


Feita em fibra de viscose certificada, não agride o meio ambiente, muito menos a quem veste. Essa é uma peça livre de crueldade. E dá pra ficar melhor: ao comprar uma máscara de dormir, você estará ajudando o projeto Panela Cheia. Estilo próprio, consciência coletiva! ;)

tapa olho para dormir

Prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é superimportante para quem quer saber como ter uma boa noite de sono. Durante as atividades, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar e que nos ajuda a ter um sono mais tranquilo. 

No entanto, é importante que as atividades sejam realizadas de manhã ou à tarde, pois o exercício deixa o corpo mais energizado e com alta temperatura, atrapalhando o sono.

Cuidado com a alimentação

A alimentação é muito importante para quem busca saber como ter uma boa noite de sono. Quando comemos alimentos pesados, a digestão é mais lenta, o que atrapalha o adormecimento. Por isso, é importante fazer refeições leves durante a noite, assim como evitar bebidas estimulantes, como café, refrigerante, chá-verde e chocolate.

Evite o uso de eletrônicos antes de dormir

Se você tem o hábito de mexer no celular, no computador ou no notebook antes de dormir, saiba que isso pode prejudicar o seu sono, já que as luzes emitidas pelos eletrônicos atrapalham a liberação dos hormônios que levam ao adormecimento. 

Por isso, vale a pena deixá-los fora de alcance na hora de dormir. Se preferir, você pode contar com a ajuda de um tapa-olho.

Cuide do seu sono e do seu bem-estar com as dicas da Insecta

Aqui, na Insecta, acreditamos que saber como ter uma boa noite de sono é fundamental para a manutenção da saúde. Aliado à alimentação saudável e à prática de exercícios, o sono é responsável por uma melhora na qualidade de vida e, consequentemente, a forma como nos relacionamos com o mundo. 

Por isso, aqui no blog, você encontra diversas dicas de como utilizar os óleos essenciais para ter uma rotina mais relaxante, tanto à noite, na hora de dormir, quanto no dia a dia. Não deixe de conferir.

Continue lendo

Lavanda: além da fama de relaxante

Lavanda:  além da fama de relaxante

Na dúvida ao escolher seu primeiro óleo essencial, vá de lavanda. Ele é o OE ideal para sempre ter em casa – seja na mesinha o lado da cama, seja na caixinha de primeiros socorros... Ou mesmo na bancada de itens de higiene pessoal e beleza! É que a lavanda é uma das ervas mais versáteis no universo da aromaterapia e sua fama de calmante é bem popular até entre os iniciantes na área.

Anota aí outras propriedades: analgésica, antidepressiva, e antisséptica, antiviral e sedativa. Juntas, estas qualidades o tornam esse óleo essencial um poderoso amigo contra a ansiedade, enquanto trabalha a favor da saúde em dia: ao reduzir o estresse e melhor a qualidade do sono, ele potencializa o funcionamento do sistema imunológico. Ou seja, tê-lo por perto, além de deixar o ambiente sempre com um aroma fresco (de limpeza, sabe?) e relaxante, ele ainda vai ajudar a manter os resfriados bem longe. Existem maneiras infinitas de incluí-lo na rotina de cuidados pessoais. Até porque ele é um dos tipos mais seguros de usar no dia a dia*.

Use & abuse:

Bons sonhos: para garantir uma noite de sono tranquilo, pingue no travesseiro, pouco antes de se deitar, uma ou duas gotinhas. Xô estresse: ligue o chuveiro em modo morno, e pingue duas gotas no chão do box. O vapor da água vai criar uma sauna relaxante.

Calma 24h: adote um difusor pessoal (um tipo de  colar que vem com um pingente de cerâmica, onde você pinga o óleo diretamente). A dica é ótima para apresentações, reuniões e encontros com grandes expectativas.

Casa relax: há muitos tipos de difusores de ambiente, e os mais comuns são os de cerâmica ( com uma entrada para acomodar uma vela. O calor do fogo faz o óleo de espalhar pelo ambiente) e o difusor elétrico, em que é plugado diretamente em uma tomada. Ambos são uma boa opção também para manter a sala perfumada.

Desodorante natural: o óleo de lavanda é um ingrediente poderoso nas fórmulas de desodorante em creme. Em um potinho de vidro (devidamente esterilizado, coloque três colheres (sopa) de óleo de coco ou babaçu, adicione meia colher (café)  e misture. Depois, adicione 5 gotas de óleo essencial de lavanda e outras cinco de melaleuca. Feche, agite o frasco e deixe descansar alguns minutos em uma superfície lisa. 

Toque relax: para massagens, ele é uma escolha perfeita. Use de 1 a 3 gotas para cada colher (de sopa) de óleo vegetal. (Crianças e gestantes devem fazer uso com acompanhamento de um aromaterapeuta ou médico).  

FOTO: Marcela Rodrigues / blog a Naturalíssima

Continue lendo

X vinnu_lennartc

Opssss

A gente tá trabalhando em algumas novidades e por isso a loja estará instável das 16h as 18h.

Logo, logo estaremos de volta, tá!