Calce Uma Causa

Benefícios da água: saiba quais são

Benefícios da água: saiba quais são

Você já deve ter ouvido que beber dois litros de água por dia é importante para nos manter hidratados. Mas você já parou para pensar em todos os benefícios da água para a nossa saúde e o nosso bem-estar?


No post de hoje, vamos falar quais são os benefícios da água e qual é a importância dela para o bom funcionamento do nosso organismo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do conteúdo que preparamos para você.

Benefícios da água: entenda como ela age no nosso corpo

Se você se pergunta quais são os benefícios da água para o nosso corpo, saiba que ela é uma das substâncias mais importantes para o funcionamento correto de todos os órgãos. Afinal, nosso organismo é constituído por 70% do líquido.


Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, para aproveitar os benefícios da água, o ideal é que o consumo diário seja, em média, de dois litros. No entanto, vale lembrar que essa quantidade pode variar de acordo com peso, altura, idade e rotina de atividades físicas. 


Além de matar a nossa sede durante o dia, os benefícios de tomar água incluem a regulação da temperatura corporal, a desintoxicação do corpo, a absorção de nutrientes e vitaminas, a melhora da circulação sanguínea, o funcionamento do intestino e a prevenção de doenças nos rins.

Saiba como a água age na pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Por esse motivo, ela precisa de cuidados extras para se manter saudável e bonita. Entre os benefícios da água na pele, estão a manutenção da umidade, ajudando a abastecer o tecido e aumentando a elasticidade.


A água também age como um antirrugas natural, deixando a pele mais macia e flexível. Por isso, ela pode muito bem substituir tratamentos caros antienvelhecimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a recomendação também é de ingerir dois litros por dia para mantê-la saudável e hidratada.

Conheça alguns tipos de água

Você já parou para pensar nos tipos de água que existem por aí? Assim como outras substâncias, a água possui algumas especificações. Por isso, é importante ficar de olho e entender um pouco mais sobre cada uma delas. 

Água mineral

A água mineral surge de fontes naturais ou artificiais e possui diversas características terapêuticas devido às propriedades químicas e físicas. Como é encontrada no subsolo, ela é livre de poluição e bastante benéfica à saúde por causa da quantidade de minerais.

Água potável

A água potável é tratada, caracterizada pela ausência de odor, cheiro, cor e micro-organismos. Ela é própria tanto para o consumo humano quanto animal, além de servir para o preparo de alimentos.

Água filtrada

A água filtrada é pública, aquela que utilizamos para lavar as mãos ou tomar banho, mas que passa pela filtração. Aqui, os filtros retiram impurezas, sabores e micro-organismos que podem ser nocivos à saúde.

Experimente novas formas de consumo

Agora que você já conhece os benefícios da água, chegou a hora de entender como consumi-la de formas diferentes da tradicional. Seja com frutas ou gás, ela é versátil e vai bem em qualquer hora do dia.

Água saborizada

A água saborizada tem ganhado bastante popularidade. Saudável e saborosa, ela possui vários benefícios associados com frutas, cascas ou ervas utilizadas no preparo. Esse tipo de bebida é uma ótima forma de consumir mais vitaminas e minerais, aproveitando o gostinho dos ingredientes. 

Água com gás

A água com gás é uma ótima substituta aos refrigerantes, já que também é gasosa, mas não contém açúcar e outros químicos nocivos à saúde. Além disso, ela possui os mesmos minerais e propriedades de hidratação da água sem gás. Outros benefícios da água com gás incluem a melhora do funcionamento do estômago e a preparação do paladar.

Insecta: mantenha uma rotina saudável com a gente

Na Insecta, a gente acredita que manter uma rotina saudável é essencial não só para os indivíduos, mas para o planeta Terra. Por isso, por aqui, além de saber mais sobre os benefícios da água, você encontra outros conteúdos que te ajudam a entender um pouco mais sobre alimentos orgânicos e a valorização dos produtores locais, por exemplo. 

Continue lendo

Molho de Tomate com Borogodó!

Molho de Tomate com Borogodó!

Massa é aquela comida fácil, rápida e que aquece a alma. Mas fazer o seu próprio molho dá aquela preguiça porque tem que cozinhar por muito tempo e dá trabalho demais tirar a pele e as sementes...

Assar o tomate para fazer o molho faz toda a diferença e da um borogodó para um simples molho de tomate! Essa receita é bem fácil e você pode ajustar para o seu gosto.

- 12 tomates maduros

- 6 dentes de alho

- Manjericão fresco

- Azeite

Eu quis fazer um molho bem rústico e não tirei a pele nem a semente, mas se preferir um molho mais fino você pode tirar.

Pique os tomates em 4, esmaguei os alhos, espalhei os galhos de manjericão, temperei com sal e azeite. Levei o ao forno pré aquecido a 180 graus por 2 horas. Se gostar do molho bem pedaçudo é só tirar os galhos, as cascas do alho e dar uma amassada com o garfo. Eu usei o liquidificador ou mixer para fazer um purê. Acerte o tempero a gosto e pode incrementar com outros ingredientes. Dicas: Ele pode ser congelado por até 3 meses e usado para fazer outra receitas ;) Os 2 melhores tipos de tomate para fazer molho são o italiano e o carmem, mas pode usar o que tiver na sua geladeira mesmo. 3 dicas para fazer a Massa Perfeita:

  1. Litro de água para cada 100g de massa crua
  2. Água salgada igual ao mar!
  3. Siga o tempo de cozimento da embalagem da massa para ter o ponto perfeito

Siga o tempo de cozimento da embalagem da massa para ter o ponto perfeito

Continue lendo

Sopa deliciosa de cabotiá, inhame e gengibre

Sopa deliciosa de cabotiá, inhame e gengibre
Essa sopa acolhedora, cremosa e super saudável é a alegria desse inverno. O inhame além de ser um excelente anti inflamatório, limpa e purifica o sangue e é o segredo da cremosidade dessa sopa linda. Fizemos essa deliciosa e prática receita da Chef Hadas no Workshop 'Princípios básicos de um vegano feliz' na loja física da Insecta Shoes. Processed with VSCOcam with f2 preset Rende: 8 porções Ingredientes: 1 abóbora cabotiá média (1,5kg) cortada em cubos e sem as sementes (pode ser com ou sem casca) 500 g de inhame descascado 1 cebola média picada em quadradinhos 1 polegada de gengibre 1 colher de sopa de curry 1 colher de cha de açafrão 2 colheres de chá de sal marinho 4 colheres de sopa de salsinha picada 2 colheres de azeite de oliva 4 gotas de óleo de gergelim torrado (opcional) 2 litros de água ou caldo de legumes Processed with VSCOcam with f2 preset Modo de preparo: Em uma panela aqueça brevemente o azeite e refogue a cebola até dourar. Em seguida acrescente a abóbora, o inhame, o sal e a água e deixa ferver até que os vegetais estejam cozidos e macios. Com a ajuda de uma concha ou colher passe os vegetais para o liquidificador junto com os temperos secos (curry e açafrão) com metade da água e bata. Acrescente a água aos poucos até chegar na consistência desejada. ATENÇÃO! A sopa vai estar quente, então cuidado ao bater no liquidificador. Remova o bocal menor de cima da tampa e firme a tampa sobre o copo do liquidificador com um pano de cozinha para prevenir que a tampa suba provocando um acidente! Depois despeje a sopa de volta na panela para aquecer, se necessário. Acrescente o caldo do gengibre ralado, espremendo sobre a panela somente o liquido do gengibre, acrescente também a salsa e o óleo de gergelim tostado. Esta prontinha pra servir! Delícia :9 Processed with VSCOcam with f2 preset Fotos: Ruth Kipper Continue lendo

X vinnu_lennartc

Opssss

A gente tá trabalhando em algumas novidades e por isso a loja estará instável das 16h as 18h.

Logo, logo estaremos de volta, tá!