Calce Uma Causa

Como ter uma boa noite impacta a saúde

Como ter uma boa noite impacta a saúde

Muitas pessoas querem saber como ter uma boa noite de sono. Afinal, com a rotina agitada e as mudanças causadas pela pandemia de COVID-19, é normal que o sono sofra alterações, como a insônia e até o sonambulismo.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre os benefícios e a importância de uma boa noite de sono, preparamos um conteúdo com algumas informações e dicas. Confira!

A importância de uma boa noite de sono na saúde

Não saber como ter uma boa noite de sono pode trazer muitos impactos negativos na rotina. Quando dormimos pouco, o corpo entende que não descansou o suficiente e, no dia seguinte, economiza energia. Assim, as atividades são prejudicadas por conta das horinhas a menos de repouso.

Também é comum que as noites mal dormidas atrapalhem o aprendizado, a memória e a concentração no trabalho, diminuindo a produtividade e a energia ao longo do dia. Além disso, dormir mal interfere diretamente no nosso humor, podendo nos deixar irritados, atrapalhando as relações.

Por isso, os benefícios de uma boa noite de sono são muitos. É nessa hora que o nosso corpo consegue descansar e exercer funções reparadoras, como o aumento da imunidade, a manutenção do metabolismo e dos hormônios, além da prevenção de doenças, como a diabetes e a hipertensão.

Conheça alguns distúrbios do sono

Antes de explicarmos sobre o que fazer para ter uma boa noite de sono, é importante falarmos de alguns dos distúrbios mais comuns, que podem acontecer com pessoas de todas as idades. Veja quais são eles abaixo.

Insônia

Você passou muitas horas tentando dormir sem sucesso ou teve o sono interrompido diversas vezes durante a noite? Se a resposta é sim, então, você já teve insônia. Ela é um dos distúrbios mais comuns, caracterizada pela dificuldade em começar a dormir ou manter o sono ao longo da noite.

Apneia do sono

A apneia é uma interrupção temporária da respiração durante o sono devido à obstrução das vias aéreas. Assim, é normal que ocorram roncos e o despertar no meio da noite. Por conta disso, muitas pessoas que sofrem com o distúrbio acordam cansadas e podem apresentar outros problemas, como irritabilidade.

Sonambulismo

O sonambulismo acontece durante a fase mais avançada do sono. Com isso, é comum que a pessoa se levante, esteja de olhos abertos, caminhe e fale, mas continue dormindo, sem conseguir controlar os movimentos.

Dicas para melhorar a qualidade de sono

Agora que você já sabe a importância de uma noite bem dormida e as principais disfunções do sono, é hora de conhecer algumas dicas de como ter uma boa noite de sono. Saiba mais a seguir.

Higiene do sono 

Você já ouviu falar em higiene do sono? O nome pode parecer estranho, mas trata-se de um conjunto de práticas e hábitos que ajudam a melhorar a qualidade do sono e contribuir para o adormecimento. 

Aqui, é importante criar uma rotina para a hora de dormir, incluindo deitar-se apenas quando estiver com sono, apagar luzes, não fazer barulhos no quarto e evitar dormir durante o dia.

Durma em ambientes 100% escuros, o famoso blackout

Para isso, criamos a máscara tapa olho para dormir Belina. Muito bem acolchoada com espuma na região dos olhos, ela é suuuper fofinha, ajuda a restaurar a pele durante a noite, evita inchaços ou olheiras na área dos nos olhos e proporciona um sono melhor, porque bloqueia totalmente a luz. Também tem elástico na parte de trás da cabeça, para melhor adaptação a cada formato de rosto. Um sonho, né?

tapa olho para dormir


Feita em fibra de viscose certificada, não agride o meio ambiente, muito menos a quem veste. Essa é uma peça livre de crueldade. E dá pra ficar melhor: ao comprar uma máscara de dormir, você estará ajudando o projeto Panela Cheia. Estilo próprio, consciência coletiva! ;)

tapa olho para dormir

Prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é superimportante para quem quer saber como ter uma boa noite de sono. Durante as atividades, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar e que nos ajuda a ter um sono mais tranquilo. 

No entanto, é importante que as atividades sejam realizadas de manhã ou à tarde, pois o exercício deixa o corpo mais energizado e com alta temperatura, atrapalhando o sono.

Cuidado com a alimentação

A alimentação é muito importante para quem busca saber como ter uma boa noite de sono. Quando comemos alimentos pesados, a digestão é mais lenta, o que atrapalha o adormecimento. Por isso, é importante fazer refeições leves durante a noite, assim como evitar bebidas estimulantes, como café, refrigerante, chá-verde e chocolate.

Evite o uso de eletrônicos antes de dormir

Se você tem o hábito de mexer no celular, no computador ou no notebook antes de dormir, saiba que isso pode prejudicar o seu sono, já que as luzes emitidas pelos eletrônicos atrapalham a liberação dos hormônios que levam ao adormecimento. 

Por isso, vale a pena deixá-los fora de alcance na hora de dormir. Se preferir, você pode contar com a ajuda de um tapa-olho.

Cuide do seu sono e do seu bem-estar com as dicas da Insecta

Aqui, na Insecta, acreditamos que saber como ter uma boa noite de sono é fundamental para a manutenção da saúde. Aliado à alimentação saudável e à prática de exercícios, o sono é responsável por uma melhora na qualidade de vida e, consequentemente, a forma como nos relacionamos com o mundo. 

Por isso, aqui no blog, você encontra diversas dicas de como utilizar os óleos essenciais para ter uma rotina mais relaxante, tanto à noite, na hora de dormir, quanto no dia a dia. Não deixe de conferir.

Continue lendo

A rotina tem seu encanto, por Carine Wallauer

A rotina tem seu encanto, por Carine Wallauer
Em 1962 o cineasta japonês Yasujiro Ozu lançava seu último longa-metragem, A rotina tem seu encanto. Essa é a cena final de uma filmografia que por quase 40 anos retratou o cotidiano de um Japão em transformação. Em seus filmes somos convidados a participar do dia a dia das famílias, observar os conflitos entre gerações, sentir o impacto das novas tecnologias em uma sociedade de tradições herméticas que lentamente foi incorporando conceitos modernos e características da cultura ocidental. A condição humana é protagonista de uma obra clássica que discute temas atemporais.
 
carinewallauer_1
carinewallauer_2
 
No projeto A rotina tem seu encanto, Carine Wallauer se apropria do título da obra de Ozu para retratar seu próprio cotidiano. Diferente do período de criação do cineasta, em que as mudanças podiam ser acompanhadas no ritmo da contemplação, hoje as transformações acontecem de forma globalizada e ligeira. O avanço tecnológico exerceu grande impacto no modo como nos relacionamos como indivíduos. Da aquisição de dispositivos móveis com acesso online e da participação em redes sociais virtuais, novas narrativas pessoais foram sendo construídas. Nossas rotinas são diários abertos escritos em vocabulário próprio: compartilhamento, cliques, seguidores, likes. Todos dividimos um dia a dia que se passa em uma esfera paralela, contaminada por nossa imaginação e acima das nossas vulnerabilidades.
Para a exposição, que inagura no dia 15 de julho, a artista apresenta um recorte do projeto que incorpora 12 anos de registros em imagens feitos a partir de aparelhos celular e tratadas unicamente em aplicativos instalados neles. É um projeto autobiográfico que busca a reflexão sobre a vida cotidiana como a vivemos hoje.
Local: Cubo Gallery // Cristóvão Colombo 3000. 9º andar - Porto Alegre
Abertura: 14 de julho - 19h30 // Visitação até 14 de agosto
 
carinewallauer_4carinewallauer_7

Sobre
CARINE WALLAUER
Carine Wallauer (Novo Hamburgo – RS, 1988) é graduada em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Dedica-se à fotografia e experimentação analógica, conjugando diferentes formatos, técnicas e materiais. Tem seu trabalho publicado em diferentes sites, zines e revistas ao redor do mundo. Participou de exposições coletivas no Brasil, Canadá e Estados Unidos. Realizou duas exposições individuais em Porto Alegre: Visões Elevadas de Eros, na Galeria Mascate, 2013; e Borrifos Prismáticos, na Galeria da Duque, 2013. Publicou em 2013 seu primeiro fotolivro, chamado Visões Elevadas de Eros. Foi indicada como artista revelação na edição de 2014 do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Em 2014 fez direção de fotografia para dois curtas-metragens, O último dia antes de Zanzibar, pela Avante Filmes e Temporal, pela Asamayama Filmes, ambos em fase de finalização. Em 2015 lançou seu segundo fotolivro, O vazio é um espelho. Possui fotografias na coleção particular de Joaquim Paiva.
Curtiu o trabalho da fotógrafa? Clica aqui e acesse o portfólio lindão.
Continue lendo

X vinnu_lennartc

Opssss

A gente tá trabalhando em algumas novidades e por isso a loja estará instável das 16h as 18h.

Logo, logo estaremos de volta, tá!