Fechar ícone

Roupas limpas e branquinhas sem cloro é possível!

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Roupas limpas e branquinhas sem cloro é possível!

E se a gente disser que tem como deixar a roupa branquinha sem depender de cloro ou alvejante? 


Parece até mentira, mas dá pra viver, limpar a casa e lavar as roupas sem precisar de uma gota de cloro. Presente em grande parte dos lares brasileiros, essa substância é tida como um “faz tudo” da limpeza, justamente pelo seu potencial de limpeza, mas ela também pode ser muito prejudicial para a saúde e para o meio ambiente. 


O cloro e a água sanitária têm como principal ingrediente ativo o Hipoclorito de Sódio, que libera o gás Cloro. Este gás pode desencadear reações como asma, dermatites, irritações sérias nas vias respiratórias, dores de cabeça, queimaduras químicas e até casos de bronquite e pneumonia químicas e asfixia.


Além disso, ao se misturar com substâncias orgânicas naturais, o Cloro pode gerar os chamados cancerígenos organoclorados, THMs (trihalometanos). Eles podem ser inalados ou absorvidos pela pele, e podem causar problemas envolvendo a tireoide, causar tumores, afetar o sistema nervoso, fígado e rins e distúrbios reprodutivos.


E no Brasil, ainda tem um outro problema: é muito comum a venda de água sanitária clandestina. Há um enorme mercado informal de produtos de limpeza feitos sem seguir normas ou regulamentos, criando substâncias ainda mais tóxicas e perigosas. 


Outro problema muito comum que vemos por aí é o costume de misturar o cloro a outros produtos para “potencializar” a limpeza. Isso é um verdadeiro perigo, porque o cloro se mistura a outras substâncias, reagindo e criando químicos tóxicos e perigosos.


Além do perigo à saúde, também sabemos que esses produtos são prejudiciais ao meio ambiente. Ele é descartado no fim da faxina e vai pelo ralo, onde reage com outras substâncias e forma novos compostos, como as dioxinas, que são altamente tóxicas e prejudicam a vida marinha. 


Você quer tudo isso nas suas roupas ou em contato com a sua pele?


O cloro é um dos principais produtos usados para lavar roupas brancas e tirar manchas ou o tom amarelado. Só que ele e outras substâncias tóxicas formadas durante a lavagem ficam impregnadas nos tecidos! Durante o uso, nossa pele absorve tudo isso ao entrar em contato e essas toxinas vão parar no nosso corpo. 


O que você pode usar, então? Aquele ingrediente multiuso que vai das receitas de cozinha até a limpeza: nosso amigo bicarbonato de sódio! Aliado ao limão e um pouco de água quente ele é imbatível e pode deixar as roupas branquinhas, sem necessidade de intoxicar a sua limpeza. 

Separamos dois vídeos para você conferir e testar em casa:


No primeiro, a receita inclui o seu sabão líquido preferido, bicarbonato de sódio, limão e água quente.


https://www.instagram.com/p/CaPyVpeFIc5/ 


No segundo, o bicarbonato pode ser usado de duas formas: adicionando 1/4 xícara à lavagem normal ou 1/2 xícara a cerca de 5l de água quente deixando a roupa molho por algumas horas. Depois, é só colocar um ciclo de enxágue rápido e secar normalmente. Para peças brancas muito sujas, a dica é adicionar o bicarbonato a uma panela de água e deixar ferver por 20 minutos.


https://www.instagram.com/p/CZ10VFEFPt7/ 


Lembramos aqui que, antes de mais nada, você deve conferir se as peças podem ser lavadas com água quente, ok? Essas informações sempre constam nas etiquetas das roupas e ensinamos neste post o que cada símbolo significa. 

Deixe um comentário