Risoto de couve-flor

Risoto sem arroz... parece uma piada, certo?
Bem, eu prometo a você que estou sendo falando sério. Quando eu vi pessoas postando fotos no Instagram transformando couve-flor em uma consistência igual de arroz - eu sabia que tinha de experimentá-lo.
E eu estou tão feliz que eu fiz. Até mesmo o meu parceiro que foi um pouco hesitante sobre essa refeição no início, acabou amando, tanto que ele me pediu para cozinhar para seus pais. Usando couve-flor em vez de arroz, esse prato quente acaba ganhando um sabor muito interessante e diferente.
Gosto de criar receitas usando ingredientes que eu já tenho em casa, e esta semana eu tinha espinafre e cogumelos shitake. Então eu coloquei todos juntos e: voilà!
Obviamente não é exatamente como comer um risoto, a textura é um pouco diferente, mas é realmente gratificante. Eu vou repetir a receita com certeza.
Ingredientes
- 1 cabeça média de couve-flor, cortada em florzinhas;
- ¾ de uma xícara de cogumelos shitake;
- 2 punhados grandes de espinafre;
- 2 colheres de chá de alho picado;
- 1 cebola pequena, em cubos;
- 2 xícaras de caldo de legumes (mais meia xícara para absorver o Shitake – opcional);
- azeite de oliva;
- 2 colheres de sopa de fermento nutricional, se vegano;
- um pequeno punhado de macadâmias esmagadas (eu esmago as minhas com as costas de uma faca).
Modo de preparo
1- Coloque os cogumelos shitake secos em uma tigela. Deixe ferver uma xícara de água com caldo de legumes e depois cubra os shitakes com o líquido. Deixe-os de molho por cerca de 10 minutos, até ficarem macios. Usando um pouco de caldo de galinha nessa etapa é o que dá um sabor especial aos cogumelos. Mais isso é opcional, super funciona somente com água também.
2- Adicione as florzinhas da couve-flor num processador de alimentos e processe, raspando quando necessário, até que se assemelhe a um ‘arroz’. Isso levará em torno de 3-4 minutos.
3- Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola finamente picada para a frigideira e cozinhe, mexendo sempre, até ficar translúcida, isso levará cerca de 3-4 minutos.
4- Adicione a couve-flor "arroz" para a frigideira e mexa, cozinhando por cerca de um minuto.
5- Adicione o caldo de legumes, aqueça e tampe, deixando cozinhar até que a maior parte do líquido desapareça. Você vai querer a couve-flor para ser "al dente" com um pouco de textura.
6- Adicione o espinafre, o shitake e o fermento nutricional. Aqueça tudo até o espinafre começar a ficar murcho.
7- Agora você está pronto para servir! Após servir, espalhe algumas macadâmias esmagadas. (Isso dá um toque final ao prato)
Aproveite!
A receite serve de 3 a 4 pessoas.


Deixe um comentário