Quatro funções da aveia na rotina de cuidado com a pele

Seta Fina Esquerda ícone
Quatro funções da aveia na rotina de cuidado com a pele

O cereal é um ingrediente curinga na rotina da autocuidado consciente e traz muitos benefícios para a pele em qualquer época do ano. E é tão fácil de usar! Não dá para ser adepto do slow beauty e não ser íntima da aveia. É quase um pecado natureba, eu arrisco dizer. E é um time formado por ativos de nomes difíceis, como ácidos avênicos, ácido salicílico, silício, vitaminas B1 e B2 e aminoácidos, que dá a esse cereal milenar o poder de ser uma amiga da beleza de dentro para fora e vice-versa. Clarinha e suave (e gostosa!), a aveia, na verdade, tem bastante personalidade quando o assunto é estética: estimula a produção de colágeno (oi, pele firme!) e promove maciez instantânea na aplicação.

Aqui compartilhamos quatro atuações dela na rotina de beleza. Todos com a simplicidade que um momento de cuidado pele:

1) Esfoliar | Talvez este seja o uso mais conhecido para os grãos de aveia. E não é à toa. Esfoliar não pode ser sinônimo de arrancar as células mortas da pele à força (e assim, causar vermelhidão).  Sobretudo no rosto, também precisa ser um ato de carinho. Com aveia, a missão é concluída com delicadeza e eficácia. Faça sempre que sentir necessidade ou a cada quinze dias.

Como: pegue um punhado de flocos grossos e coloque em uma pequena tigela. Adicione água filtrada até formar uma papinha grossa. Ficou líquido demais? Coloque mais aveia. É bem intuitivo chegar à textura ideal. Agora, adicione um pouco de açúcar mascavo orgânico e aplique na área desejada em movimentos circulares e lentos. No rosto, substitua o mascavo pelo cristal.  Aplique na pele e vá fazendo movimentos circulares e leves. Neste processo, a pele vai absorvendo a papinha e vai sobrar bem pouca sujeira para você jogar fora. Enxágue com água fria.  

2)  Hidratar e iluminar | A aveia  também tem ação calmante, hidratante e clareadora (não que ela vá exterminar manchas profundas, mas ajuda a pele a ficar mais homogênea). Neste caso, use-a uma vez por semana.

Como: coloque cinco colheres (sopa) de farinha de aveia ou grãos moídos em uma pequena tigela e cubra com água filtrada. Deixe descansando por 30 minutos. Bata a mistura no liquidificador e coe em um voal ou pano fininho. Com um retalho ou disquinho de crochê, aplique o líquido na pele. Deixe por 15 minutos.

3)  Controlar a oleosidade | A aveia também tem potencial limpante de impurezas e, por isso, é ótima para remover sujeira e desobstruir os poros.

Como: misture um pouco de aveia em flocos finos a chá de camomila até formar uma textura homogênea. Se estiver com o rosto maquiado, passe um demaquilante antes (a aveia remove impurezas, e não uma base, por exemplo!). Aplique no rosto e deixe por cerca de 10 minutos. Enxague.  

Fotos: a Naturalíssima

Deixe um comentário

x