Pilares da sustentabilidade: entenda a importância

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Pilares da sustentabilidade: entenda a importância

No mundo corporativo, a proteção ao meio ambiente e os pilares da sustentabilidade têm sido conceitos amplamente explorados. Isso se dá principalmente na promoção da imagem de empresas que, muitas vezes, não possuem práticas tão sustentáveis assim.

Na Insecta, a sustentabilidade não é apenas uma palavra bonita utilizada para enfeitar os nossos produtos e ações. Por aqui, ela permeia toda a nossa cadeia de produção e nossos valores, tanto é que sempre debatemos o assunto no blog. 

Por isso, hoje vamos explicar quais são os três pilares da sustentabilidade e como os aplicamos em todos os aspectos e ações da Insecta. Continue a leitura para saber mais.

O discurso sustentável e o mundo corporativo

Nunca se falou tanto em sustentabilidade. Seja em campanhas publicitárias ou em rótulos de produtos, essa palavrinha mágica pode ser vista com frequência estampando os anúncios das mais diversas empresas e marcas por aí. E não é à toa! Com o passar do tempo, as cobranças por práticas sustentáveis têm se tornado cada vez maiores.

No entanto, o que deveria ser uma prática séria se tornou apenas uma palavra vazia utilizada para autopromoção. Não é difícil encontrar grandes empresas usando a palavra sustentabilidade, mas que, na prática, não são nem um pouco sustentáveis. 

O problema do greenwashing

A tática de utilizar a sustentabilidade como mera estratégia de marketing é conhecida como greenwashing, palavra que pode ser traduzida para algo como “lavagem verde”. Aqui, as empresas utilizam discursos e propagandas com características ecologicamente corretas e sustentáveis, mas que não são realmente aplicadas. 

Com isso, muitos consumidores acabam sendo enganados, já que são levados a comprar algo acreditando que estão contribuindo para alguma causa ambiental, o que costuma não ocorrer. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), 48% das embalagens de produtos possuem informações falsas sobre responsabilidade ambiental.

Quais são os três pilares da sustentabilidade?

Agora que você já sabe o que é greenwashing e como as empresas utilizam a sustentabilidade a seu favor, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre os três pilares da sustentabilidade e como eles devem ser aplicados. Dá só uma olhada.

Pilar social

O pilar social da sustentabilidade está relacionado ao capital humano, ou seja, as atividades desenvolvidas pela empresa e que afetam a comunidade em geral, além de funcionários e público-alvo. Portanto, para que uma empresa seja socialmente sustentável, é preciso nutrir relações respeitosas com fornecedores, consumidores e colaboradores.

Pilar ambiental

O pilar ambiental da sustentabilidade diz respeito às condutas da empresa em relação ao meio ambiente. Aqui, a empresa ou a marca devem buscar formas de reduzir o impacto ambiental em todo o processo de produção, desde insumos até as matérias-primas, reduzindo o desperdício de recursos.

Pilar econômico

O pilar econômico da sustentabilidade se refere à produção e oferta de produtos de forma economicamente sustentável, respeitando os concorrentes e mantendo um crescimento que não desrespeite funcionários e o meio ambiente em nome do lucro.

Como a Insecta aplica os três pilares da sustentabilidade?

Na Insecta, a sustentabilidade não é só uma palavra para enfeitar as nossas ações e produtos. Por aqui, a gente busca levar os três pilares da sustentabilidade para toda a nossa cadeia de produção. Abaixo, elencamos de que forma aplicamos essas práticas em nossos processos.

Veganismo

O veganismo entende que animais são seres sencientes e não temos direito de explorá-los para obter lucros. Por isso, todos os nossos produtos são feitos sem nada de origem animal. Além disso, sempre buscamos melhorar nossos processos em termos de materiais e temos o certificado do selo Peta.

Reutilização de materiais

Por aqui, a gente acredita que o produto verde é aquele que já existe. Então, nada melhor do que reutilizar materiais para a produção de novos produtos. Para isso, a gente reaproveita diversos recursos, como garrafa PET reciclada, borracha reciclada, algodão reciclado, tecidos reutilizados e roupas de brechó, que dão vida a novos Besouros.

Remuneração justa e valorização de produtores locais

A Insecta também acredita muito na transparência de cada processo de produção dos produtos. Portanto, trabalhamos com custos abertos para que você saiba quanto custa cada calçado feito aqui. Além disso, nossos sapatos são todos feitos localmente por trabalhadores devidamente remunerados.

Economia circular

A economia circular é outra prática que a gente aplica no nosso processo de produção. Então, quando você tem um Besouro parado em casa, é possível enviá-lo por Correios ou entregar nas nossas lojas para que ele seja desmontado e transformado em novos calçados. Com isso, a gente espera reduzir a produção de lixo e incentivar a reciclagem.

Insecta: construir um mundo mais sustentável é possível

A Insecta entende os impactos da sustentabilidade na criação de um mundo melhor, com mais respeito pelos recursos naturais e pela vida animal. Por esse motivo, levamos a sério os pilares da sustentabilidade e a nossa responsabilidade nesse processo. 


Por aqui, você fica sempre sabendo de como a gente busca procurar novas formas de fazer produtos que consideram os pilares da sustentabilidade. Então, que tal ficar por dentro do nosso blog e saber mais sobre como consumir de forma sustentável?

Deixe um comentário


X vinnu_lennartc

Opssss

A gente tá trabalhando em algumas novidades e por isso a loja estará instável das 15h as 24h.

Logo, logo estaremos de volta, tá!