Patê de feijão branco

Essa receita é a prova de que ingredientes simples e banais, como feijão e azeite de oliva, podem ser transformados em algo saboroso e nutritivo. E o melhor de tudo, de forma fácil e sem perigo de dar errado.
Apesar de ser barato e fácil de encontrar, o feijão branco é pouco consumido no Brasil. Geralmente é servido gelado como salada, eu particularmente não gosto muito desse jeito, acho que ele fica muito seco e duro. Prefiro bater no processador com alguns temperos para fazer um patê cremoso e úmido.
Você pode servir com pães, torradas, tapiocas, biscoitos salgados e até com hambúrgueres veganos. O patê pode aparecer na mesa como canapé para aquele happy hour gostoso com os amigos, ou como recheio de um sanduíche no dia a dia.
// Você vai precisar de:
Feijão branco cru - 1 xícara (110 g) - ver nota
Azeite de oliva - 1/4 de xícara (60 ml)
Sumo de limão - 1 colher de sopa (15 ml)
Cominho em pó - 1/2 colher de chá (3 g)
Sal - 1/2 colher de chá (3 g)
Cebolinha - a gosto
Pimenta do reino moída - a gosto (opcional)
// Antes de fazer é necessário um pré-preparo:
Lave o feijão em água corrente e deixe de molho num recipiente com 3 xícaras de água por cerca de 8 a 12 horas. Troque a água uma vez no meio deste período. Se algum grão boiar, descarte.
// Como fazer:
1- Descarte a água da demolha e lave os grãos em água corrente.
2- Transfira para uma panela e cubra com água. Cozinhe os grãos até ficarem macios.
3- Escorra a água e transfira para o processador. Adicione os demais ingredientes e 1/4 de xícara (60 ml) de água. Bata bem até obter uma pasta homogênea. Se quiser um patê mais líquido, adicione um pouco mais de água enquanto processa os ingredientes.
4-Transfira para uma tigela e deixe amornar. Regue com um fio de azeite e tempere com mais pimenta ou cominho se desejar. Sirva a seguir.
Rendimento: 1 1/2 xícara
Dica: você pode incrementar o sabor adicionando alecrim fresco a gosto e/ou dois dentes alho picados e refogados ligeiramente.
Nota: se você já tem feijão branco cozido, meça 2 xícaras para usar nesta receita.

Deixe um comentário