Pastel Vegano de Palmito

Salgado ou doce, frito ou assado, tradicional ou integral, o pastel é uma daquelas maravilhas que todo mundo ama. Quem não resiste né? Ainda mais se for feito na hora, fresquinho. Como muitos sabem, a receita tradicional cuja massa é feita com farinha de trigo branca e frito por imersão não é nem um pouco saudável.
Por este motivo faço em casa uma versão alternativa, mais natural e saudável, pastel semi-integral, assado e vegano! Semi-integral porque na massa utilizo metade de farinha de trigo branca e a outra de trigo integral, para ela ficar mais leve e menos seca e quebradiça. Para dar uma incrementada na massa utilizei um pouco de chia, mas é meramente opcional, você pode substituir por sementes de linhaça ou gergelim se preferir.
Como usei palmito em conserva não temperei o recheio com sal, já que ele vem bem salgado. Caso você for utilizar palmito fresco, diga-se de passagem que é a melhor opção, sugiro você utilizar uma colher de chá de sal para temperar. Não gosto muito de comprar alimentos em conservas porque eles têm muito sódio, são mais ácidos e perdem muito o sabor. Mas infelizmente essa era a única opção disponível quando fiz essas belezinhas.
Você vai precisar…

- para a massa:
- para o recheio:

Deixe um comentário