Seu Carrinho
Fechar alternativas ícone
Frete Ok

Pão de batata-doce vegano

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Pão de batata-doce vegano

Ótimo para sanduíches e hambúrgueres, esse pão de batata-doce vai bem em qualquer momento do dia, café da manhã, lanchinho da tarde ou até jantar. Ele fica levemente adocicado, por causa da batata-doce e do azeite de oliva.

Uma delícia!

A mistura de farinha de trigo integral e branca, na mesma proporção, permite que a massa fique leve, macia e nutritiva. Se você usar somente a farinha branca, o pão fica bem mais leve e macio, porém pobre em nutrientes. Agora se utilizar somente a farinha integral, o pão fica mais pesado, porém rico em nutrientes. Por estes motivos isso indico misturar as duas na mesma proporção, assim temos um equilíbrio.

Você vai precisar de:

- Batata-doce cozida e amassada

- 1 xícara Farinha de trigo branca

- 1 1/2 xícara (180 g) Farinha de trigo integral

- 1 1/2 xícara (220 g) Água morna

- 3/4 de xícara (180 ml) Azeite de oliva

- 2 colheres de sopa (30 ml) (+ um pouco para untar) de Fermento biológico seco

- 2 colheres de chá (6 g) Açúcar demerara

- 2 colheres de chá (8 g) Sal

- 1 colher de chá (5 g)

 

Como fazer:

1- Comece ativando o fermento. Num recipiente pequeno misture a água morna, o fermento e o açúcar. Reserve por cerca de 10 minutos, ou até começar a espumar.

2- Em outro recipiente maior, misture as farinhas com o sal. Adicione o purê de batata-doce, o azeite de oliva e o fermento dissolvido. Misture bem com as mãos até obter uma bola de massa homogênea.

3- Transfira para uma bancada limpa e lisa, se necessária polvilhe farinha para não grudar. Sove a massa por cerca de 10 minutos, amassando e esticando.

4- Modele uma bola e volte a massa para a tigela. Cubra com um pano de prato e reserve por cerca de 30 minutos em temperatura ambiente para crescer.

5- Unte com azeite uma assadeira grande.

6- Separe a massa em 9 porções iguais. Forme bolas e transfira para a assadeira untada, deixando espaço entre cada uma para crescer e não grudar. Cubra com um pano de prato e reserve por cerca de 30 minutos para crescer.

7- Preaqueça o forno a 200 ºC.

8- Leve os pães ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos, ou até dourar.

9- Retire do forno e desenforme ainda quente sobre uma grelha para não acumular vapor e amolecer. Espere esfriar antes de servir. Rendimento: 9 pães

Deixe um comentário

x