Carne vegetal: saiba se ela é mesmo para veganos

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Carne vegetal: saiba se ela é mesmo para veganos

Parece carne, tem gosto de carne e às vezes até cheiro de carne, mas é feito de vegetais. Desde 2019, vemos a carne vegetal tomar conta de menus e prateleiras rapidamente, ficando cada vez mais popular.


O assunto não é novo e já falamos sobre isso em 2016. Porém, o que lá atrás parecia uma coisa distante se tornou uma realidade, rendendo algumas polêmicas. Hoje, vamos falar um pouco sobre o que é carne vegetal e se ela é mesmo indicada para os adeptos do veganismo.

Entenda o que é carne vegetal

A carne de vegetais consiste em um preparado de proteínas vegetais, como soja, ervilha, grão de bico e quinoa, além de outros ingredientes, como a beterraba, que deixa esse tipo de alimento mais parecido com a carne real.


Outros tipos de condimentos também podem ser adicionados para fazer com que esse tipo de carne vegetal possua o gosto, a textura e o sabor da carne real. Apesar de ser vendida como um alimento saudável, a carne vegana é considerada uma comida ultraprocessada, contendo corantes, açúcar, gorduras e substâncias químicas.

Carne vegetal: menos saúde, mais dinheiro

Em 2019, marcas como a Futuro Burger foram lançadas e começaram a fazer bastante sucesso com a carne vegetal. Hoje, já tem muita gente de olho nesse mercado.  Os hambúrgueres vegetais correspondem a 30% das vendas totais do Grupo Pão de Açúcar em São Paulo, depois de só quatro meses nas prateleiras dos supermercados. 


No mundo, só em 2018, as vendas de carne vegetal chegaram a US$ 19,5 bilhões.

Sem dúvidas, é um nicho que envolve muito dinheiro, e empresas nada veganas, como Nestlé, Tyson Foods, JBS e BRF, querem a sua fatia.

A Seara, do Grupo JBS, e a BRF, maior exportadora mundial de frango, não só lançaram hambúrguer de carne vegetal como  estão investindo em pesquisa para comercializar alternativas vegetarianas para frango e peixe. Redes de fast food, como Burger King e McDonald’s, aos poucos ganham seus lanches à base de vegetais.

Afinal, a carne vegana é mesmo para veganos?

A verdade é que, em muitos casos, a carne para vegano não tem nada de vegana. Aqui, o principal alvo desses produtos é o público que gosta de carne. Por mais que o consumo do alimento siga estável em escala mundial, não há como negar que muitas pessoas estão reduzindo ou deixando de consumir por diversos motivos. 


A proposta é facilitar a transição para uma alimentação com menos ou sem proteína animal, mostrando que não é preciso abrir mão do sabor do hambúrguer. Isso porque um hambúrguer de carne vegetal pode conter o mesmo sabor e textura do que aqueles feitos com carne.


No entanto, é preciso ser cuidadoso ao rotular um produto como vegano. Por mais que a carne vegetal seja produzida sem crueldade e sem ingredientes de origem animal, pode pertencer a uma empresa que não trabalha com esses valores. Aqui, o greenwashing se torna vegan washing.

Aposte na comida de verdade

É verdade que para fazer os hambúrgueres vegetais são necessários 96% menos terra, 87% menos água e 89% menos CO². Apesar disso, eles ainda são alimentos processados. Por isso, não podemos esquecer de que a melhor maneira de ter uma vida saudável é apostar na comida de verdade. Veja algumas dicas de como começar.

Faça suas próprias receitas

Nada melhor do que cozinhar as próprias receitas e sentir aquele orgulho quando elas dão certo, né? Para evitar o consumo de processados, você pode fazer a sua própria versão do hambúrguer ou carne vegetal, utilizando temperos naturais e itens que já tem em casa.

Valorize os produtores locais

Na hora de fazer as compras de frutas, legumes e hortaliças, uma boa dica é ir até a feira do bairro ou conhecer os produtores locais da sua região. Além de consumir alimentos mais frescos, já que não são transportados por muito tempo, você ajuda as famílias que dependem da produção de alimentos

Se puder, opte pelos orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem agrotóxicos, substâncias químicas nocivas à saúde. Eles são supernutritivos, saborosos e saudáveis, além de serem feitos com técnicas que protegem o solo e a saúde dos trabalhadores. Por isso, se puder, vale a pena substituir.

Insecta: por um mundo com mais comida de verdade

Na Insecta, a gente acredita que não há nada mais saudável do que a comida de verdade, aquela feita com ingredientes verdadeiramente saudáveis, produzidos de forma justa e sem agrotóxicos. Por isso, a gente te convida a saber um pouco sobre soberania alimentar e indica a leitura se você quer começar a se inteirar sobre esses assuntos. 

Comentários sobre esta postagem (233)

Deixe um comentário


X vinnu_lennartc

Opssss

A gente tá trabalhando em algumas novidades e por isso a loja estará instável das 15h as 24h.

Logo, logo estaremos de volta, tá!