Musse de chocolate vegana

Seta Fina Esquerda ícone
Musse de chocolate vegana

Musse de chocolate é daquelas sobremesas clássicas que agrada aos mais variados paladares, perfeita para ser compartilhada. Essa leva ingredientes bem diferentes da receita original, já que é vegana, mas mesmo assim fica bem leve e aerada, como a tradicional. Uma delícia! O tofu, que é macio por natureza, e as castanhas de caju, que ficam macias depois da demolha, formam uma excelente base para a musse. Super leve e cremosa! Quando misturada com o chocolate derretido e o açúcar mascavo, fica irresistível. O sabor residual do tofu some completamente.

Para produzir aquelas bolinhas de ar bem característica da musse, usei a simples combinação de sumo de limão e bicarbonato de sódio. Ao entrarem em contato eles produzem uma reação química que libera gás e forma aquelas bolinhas dentro da musse, deixando bem aerada. Como um neutraliza o sabor do outro, não fica com sabor residual metalizado depois do repouso na geladeira.

Você vai precisar de:

Tofu drenado e esmigalhado - 1 xícara (220 g)

Castanha de caju crua e sem sal - 1/2 xícara (60 g)

Chocolate 70% cacau e sem leite - 100 g

Açúcar mascavo peneirado - 1/4 xícara (40 g)

Água filtrada - 1/4 xícara (60 ml) + água para demolha

Sumo de limão - 1 colher de chá (5 ml)

Bicarbonato de sódio - 1/2 colher de chá (3 g)

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo:

Coloque as castanhas de caju em um recipiente e cubra-as com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas. Essa etapa serve para tirar os antinutrientes, como o fitato, e deixar as castanhas macias. Depois da demolha, escorra e descarte a água. Lave bem em água corrente e utilize normalmente na receita.

Como fazer:

1- Coloque as castanhas e a água (1/4 xícara) no liquidificador. Bata bem até obter uma mistura lisa, parando para raspar as laterais de vez em quando.

2- Adicione o tofu esmigalhado e o açúcar mascavo. Bata bem até obter um creme homogêneo, reserve.

3- Derreta o chocolate em banho-maria e transfira para o liquidificador. Adicione o sumo de limão e bata novamente.

4- Transfira para um recipiente e adicione o bicarbonato de sódio. Misture rapidamente e leve à geladeira por no mínimo 2 horas, ou até ficar consistente.

5- Sirva gelado.

Rendimento: 4 porções

Deixe um comentário

x