Lavanda: além da fama de relaxante

Seta Fina Esquerda ícone
Lavanda:  além da fama de relaxante

Na dúvida ao escolher seu primeiro óleo essencial, vá de lavanda. Ele é o OE ideal para sempre ter em casa – seja na mesinha o lado da cama, seja na caixinha de primeiros socorros... Ou mesmo na bancada de itens de higiene pessoal e beleza! É que a lavanda é uma das ervas mais versáteis no universo da aromaterapia e sua fama de calmante é bem popular até entre os iniciantes na área.

Anota aí outras propriedades: analgésica, antidepressiva, e antisséptica, antiviral e sedativa. Juntas, estas qualidades o tornam esse óleo essencial um poderoso amigo contra a ansiedade, enquanto trabalha a favor da saúde em dia: ao reduzir o estresse e melhor a qualidade do sono, ele potencializa o funcionamento do sistema imunológico. Ou seja, tê-lo por perto, além de deixar o ambiente sempre com um aroma fresco (de limpeza, sabe?) e relaxante, ele ainda vai ajudar a manter os resfriados bem longe. Existem maneiras infinitas de incluí-lo na rotina de cuidados pessoais. Até porque ele é um dos tipos mais seguros de usar no dia a dia*.

Use & abuse:

Bons sonhos: para garantir uma noite de sono tranquilo, pingue no travesseiro, pouco antes de se deitar, uma ou duas gotinhas. Xô estresse: ligue o chuveiro em modo morno, e pingue duas gotas no chão do box. O vapor da água vai criar uma sauna relaxante.

Calma 24h: adote um difusor pessoal (um tipo de  colar que vem com um pingente de cerâmica, onde você pinga o óleo diretamente). A dica é ótima para apresentações, reuniões e encontros com grandes expectativas.

Casa relax: há muitos tipos de difusores de ambiente, e os mais comuns são os de cerâmica ( com uma entrada para acomodar uma vela. O calor do fogo faz o óleo de espalhar pelo ambiente) e o difusor elétrico, em que é plugado diretamente em uma tomada. Ambos são uma boa opção também para manter a sala perfumada.

Desodorante natural: o óleo de lavanda é um ingrediente poderoso nas fórmulas de desodorante em creme. Em um potinho de vidro (devidamente esterilizado, coloque três colheres (sopa) de óleo de coco ou babaçu, adicione meia colher (café)  e misture. Depois, adicione 5 gotas de óleo essencial de lavanda e outras cinco de melaleuca. Feche, agite o frasco e deixe descansar alguns minutos em uma superfície lisa. 

Toque relax: para massagens, ele é uma escolha perfeita. Use de 1 a 3 gotas para cada colher (de sopa) de óleo vegetal. (Crianças e gestantes devem fazer uso com acompanhamento de um aromaterapeuta ou médico).  

FOTO: Marcela Rodrigues / blog a Naturalíssima

Deixe um comentário

x