Lançamento Collab Insecta + Farm

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Lançamento Collab Insecta + Farm

A Insecta nasceu buscando alternativas de consumo e aumentando a vida útil do que já existe por aí. Com muita vontade de mostrar para o mundo que ser consciente também pode ser divertido, e que relações de ganha-ganha devem ser regra. Por isso fazemos sapatos e acessórios com impacto visual, social e ambiental. 

Então, quando a Farm nos contou que estava repensando seus processos produtivos e gostaria de ressignificar algumas peças paradas, ficamos com dois corações. Por mais que quiséssemos muito alçar novos voos e levar nosso impacto positivo para mais pessoas, precisávamos garantir que a vontade de transformação também era genuína do outro lado. 

Foram quase 2 anos de paquera, diálogo, peito aberto e co-construção. Entendendo as novas práticas que a Farm estava tirando do papel, conversando com quem foi beneficiado por elas, comprovando que estão sim conseguindo ser reais agentes de mudança, mesmo que ainda com pequenas iniciativas. Caiu a ficha de que não adianta a gente se iludir achando que a cadeia produtiva da moda vai sofrer uma revolução de uma hora pra outra. Pra quem trabalha com grandes volumes, é muito mais difícil e custoso mudar, e não é o caso de achar que é tudo ou nada. Organizando direitinho todo mundo consegue refazer algumas rotas e dar fôlego ao futuro.

A Farm começou olhando pro seu próprio descarte e chamando iniciativas menores para fazerem parte dessa jornada. Nós somos uma delas, já tem várias outras rodando também. Se o produto mais verde é aquele que já existe, por que não unir forças pra que a nossa mensagem chegue a mais pessoas? Para que produtos ecológicos e veganos possam ir além? Por que não mostrar pra indústria que dá sim pra propor novas soluções criativas pros resíduos e produzi-los em larga escala? Parafraseando a Gabi Mazepa, do Re-Roupa: "esta coleção não significa que a Farm se tornou referência no assunto sustentabilidade, mas sim que ela está experimentando seus primeiros passos, em um processo muito coerente".

Garimpamos peças e tecidos que sobraram de coleções passadas da Farm e transformamos tudo em sapatos 100% veganos. É sandália feita de roupa, sim!  Cada pedacinho da Argia foi feita com um mix de tecido diferente, pra otimizar o uso de cada retalho, ou seja, nem num mesmo par tem um pé igual o outro.

E essa é a diversão da história, né? Feita colaborativamente, por mãos, cabeças e antenas que sabem que não são perfeitas, mas tentam ao máximo ser a mudança que querem ver no mundo. Como já disse Audre Lorde: "sem comunidade, não há libertação". É nisso que a gente acredita, é por isso que a gente luta. 

Vamos juntas? 

Quer entender como é feito um sapato ecosexy? Assiste o vídeo aqui:

Deixe um comentário

x