Insecta Shoes + Casa 1: Estampe Uma Causa na luta LGBTQ+

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Insecta Shoes + Casa 1: Estampe Uma Causa na luta LGBTQ+

 

Hoje é dia de falar sobre a causa LGBTQ+ e a nossa nova parceira na linha Estampe Uma Causa: A Casa 1. O dia 28 de junho ficou conhecido mundialmente como o “Dia do Orgulho LGBT” – um reconhecimento a luta diária contra a LGBTfobia e as conquistas realizadas e avanços no campo civil, social e político. Data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em 1969, onde pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, em NY, decidiram, após uma batida policial, dar um basta às agressões e perseguições que sofriam. Os três dias de resistência e enfrentamento, resultaram na 1° parada do orgulho LGBT, em 1° de julho de 1970.

   

Infelizmente, a perseguição, discriminação e as violências por conta de orientação sexual ou identidade de gênero, ainda não acabou. "O Brasil registrou 141 mortes de pessoas LGBT de janeiro a 15 de maio deste ano, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB). Segundo a entidade, foram 126 homicídios e 15 suicídios, o que representa a média de uma morte a cada 23 horas." - Fonte: G1

Ainda bem que existem muitos projetos que trabalham incansavelmente para o fim da LGBTfobia e a inclusão de pessoas que vivem à margem da violência, gerando uma mudança significativa real. Entre esses projetos incríveis, existe a Casa 1 - uma organização localizada na cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civíl. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando a interseccionalidade do universo plural da diversidade. Trabalham com três frentes principais:

  • A república de acolhida para pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero.
  • O Galpão Casa 1 que é um centro cultural com atividades educativas, que tem como foco promover a diversidade cultural, fomentar a produção de conhecimento e cultura livre e constituir uma programação gratuita, inclusiva e de qualidade para seus diversos públicos. Conta com oficinas, cursos, exposições, palestras, debates, exibições;
  • A Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos pontuais e terapias complementares, sempre com uma perspectivas humanizadas e com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

 A história da estampa reflete muito bem tudo isso: desenvolvida com diversas flores naturais retiradas do chão (já caídas) em que suas cores representam a diversidade e o arcoíris.

Pra quem não conhece, na linha Estampe Uma Causa discutimos questões socioambientais e trabalhamos com conscientização sobre assuntos em que acreditamos. Fechamos parcerias com instituições que trabalham com esses assuntos e através dos nossos besouros fazemos a nossa parte.

Os sapatos dessa parceria já estão disponíveis clicando aqui.

Se você quiser levar um – ou mais – pra casa, pode ficar feliz sabendo que além de comprar um modelo feito com reciclagem de borracha e garrafa PET, vegano e feito de forma ética, ainda está doando 20% do valor para uma causa (muito) importante.

Deixe um comentário

x