Insecta + Nátaly Neri: uma coleção vintage como você nunca viu!

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Insecta + Nátaly Neri: uma coleção vintage como você nunca viu!
Pra quem não lembra – ou tá chegando agora ;) –, a Insecta surgiu há 7 anos da ideia de transformar roupas de brechó em sapatos veganos.

Já há 5 anos, a Nátaly Neri, até então estudante de ciências sociais, começava seu canal no YouTube falando sobre feminismo negro, autoestima, maquiagem, veganismo e brechós. Garimpeira desde sempre, a Nátaly dava dicas para encontrar peças e transformá-las de maneira descomplicada.

Não tinha como não dar match, né?

Dando as mãos à dona dos cabelos verdes mais famosos e de um guarda-roupa cheio de identidade, mergulhamos em brechós e criamos juntes uma coleção incrível de sapatos, bolsas e mais uma novidade inédita: roupas de brechó garimpadas com a Nátaly!

>>> Conheça a coleção completa



Todos os dias, 383 milhões de novas peças de roupas são fabricadas no mundo. Isso significa 4400 por segundo

Como a gente, a Nátaly acredita que o produto mais verde é aquele que já existe. Em vez de comprar mais uma roupa nova, por que não ressignificar uma peça que já foi usada? Seja montando novos looks com roupas de brechó, seja transformando-as em sapatos ou bolsas, essa collab reúne circularidade, upcycling e muito estilo.

Já no primeiro encontro para falar da collab, Nátaly trouxe uma ideia diferente para nossos vintages: fazer sapatos e bolsas usando a técnica de patchwork, que cria novos padrões a partir de retalhos de tecidos, em uma estética artesanal e única.

Através das mãos das mulheres do projeto Pano Perfeito, no Rio Grande do Sul, criamos as primeiras colchas de retalhos que deram origem a peças superexclusivas dessa coleção.

Você sabia que apenas um quarto das roupas descartadas em todo o mundo são coletadas para reuso ou reciclagem? E ainda: só 1% do material usado na produção de roupas é reciclado e transformado em novas roupas

Durante o processo, porém, percebemos que não seria viável - nem sustentável - fazer uma coleção completa dessa forma. Com tecidos de tamanhos diferentes, o resultado foram poucos metros de patchwork, poucos calçados por estampa e algumas sobras de tecidos que não poderiam ser aproveitados como gostaríamos.



Então, Nátaly veio com mais uma ideia: usar os tecidos inteiros e fazer um acabamento com desfiados, mantendo a proposta de uma estética artesanal.

O resultado é uma coleção completamente diferente de todos os vintages que você já viu por aqui!

16 caminhões de lixo têxtil - o equivalente a 45 toneladas - são descartados por dia só na região do Brás, em São Paulo, segundo relatório "Fios da Moda"
São 5 modelos de calçados, sendo 2 deles inéditos no portfólio da Insecta – Bengalia e Verticia – e um modelo de bolsa com 7 combinações totalmente únicas.

Todas as peças feitas com tecidos de roupas usadas ou de sobras da produção têxtil, como veludo, cetim e cortiça. Desde dezembro de 2020, Nátaly e Yara Rufina, nossa Analista de Estilo e garimpeira oficial dos vintages, foram a 4 brechós, ao Banco de Tecido e ao depósito onde guardamos retalhos de coleções vintages passadas.

Com os tecidos escolhidos, elas se reuniram novamente no apartamento da nossa Head de Produto, Bia Futlik, para fazer as combinações que deram origem a cada peça de calçado da coleção.



Pra completar a collab, mais de 100 peças de brechó garimpadas com muito carinho e o olhar apurado de quem tem um guarda-roupa vintage.

E roupa de brechó você já sabe, né? Só tem uma de cada, bem exclusivo mesmo.

Insecta + Nátaly Neri: conheça a coleção completa no site!


Deixe um comentário