Feito por e para mulheres negras: conheça a potência transformadora do Fundo Agbara

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Feito por e para mulheres negras: conheça a potência transformadora do Fundo Agbara

Nosso Planner Feminista 2021 conta algumas histórias de mulheres que tiveram coragem para se posicionar e buscaram transformar o mundo ao seu redor ao longo da história. Desde que o Brasil é Brasil, mulheres – em especial, mulheres negras – se movimentaram em busca de sobrevivência, de liberdade, de direitos. Dos quilombos a Black Lives Matter, falamos de mulheres como Alqualtune, Tereza de Benguela, Maria Firmina dos Reis, Laudelina de Campos Melo, Tia Ciata, Lélia Gonzalez e Nina Silva.

Agora, queremos falar sobre Iara Teixeira, Fabiana Aguiar, Carolina Pinho, Aline Odara e Mariana Pimentel e sobre a potência do Fundo Agbara, organização sem fins lucrativos de impacto social, criada por elas para fomentar empreendedoras negras e periféricas de 20 cidades da região de Campinas, em São Paulo.

 

"O Fundo Agbara é o primeiro fundo para mulheres negras do Brasil. Sabemos que as práticas solidárias e de arrecadação entre a comunidade negra são históricas e ancestrais. No entanto, o Fundo Agbara é a primeira organização de mulheres negras que se apresenta à sociedade como um fundo. Uma iniciativa inovadora que busca financiamento para garantir perenidade às suas ações!" - Fundo Agbara

Já deu pra entender a força que esse projeto tem, né?

Tem mais! Em suas três frentes de atuação (aportes financeiros, assessorias e formações técnicas e cidadãs), o Agbara promove geração de renda, educação qualificada, equidade racial e de gênero, defesa de direitos, empoderamento feminino e racial, consciência cidadã, diálogos com importantes atores do setor público, redução das desigualdades, erradicação da pobreza, empreendedorismo, economia criativa, trabalho decente e crescimento econômico, consumo responsável, combate ao racismo institucional, saúde e bem-estar, acessos materiais e simbólicos, desenvolvimento comunitário (comunidades sustentáveis) e cultura de doação.

Em seus primeiros 8 meses de existência, o fundo reuniu mais de 270 doadores recorrentes, prestou mais de 150 atendimentos e articulou uma rede com mais de 100 empreendedoras.

Acreditando na potência transformadora desse projeto, a Insecta escolheu o Agbara para receber o repasse de 2% da venda bruta do nosso planner, o equivalente a R$ 9.000.

A partir de agora, convidamos também nossa comunidade de clientes, colaboradores, seguidores e parceiros a conhecer melhor trabalho dessas mulheres, a divulgar suas ações e a doar para o fundo. Com a partir de R$ 20 mensais, você pode ajudar a construir novas histórias de transformação.

SAIBA COMO SE TORNAR DOADOR(A) DO AGBARA 

"Ser uma pessoa doadora é firmar um compromisso real e efetivo com a luta antirracista! Se você acredita na equidade racial e de gênero, se tem desejo de colaborar com a transformação da sociedade, a doação é uma das formas de sua contribuição para esta transformação" - Fundo Agbara

Site do Fundo Agbara
Instagram do Fundo Agbara

Fotos: Pexels e Arquivo Pessoal

Deixe um comentário


X vinnu_lennartc

Opssss

A gente tá trabalhando em algumas novidades e por isso a loja estará instável das 15h as 24h.

Logo, logo estaremos de volta, tá!