Faça o seu próprio desinfetante e livre-se de químicas desnecessárias

Seta Fina Esquerda ícone
Faça o seu próprio desinfetante e livre-se de químicas desnecessárias
Na faxina feita com produtos industrializados acabamos colocando em nossos pisos, paredes, pias e afins diversos ingredientes nocivos. Produtos que tem o objetivo de limpar, mas que acabam poluindo nossos cantinhos. Porém, existem diversos ingredientes naturais, de fácil acesso, que limpam super bem e ainda trazem benefícios para nossas casas. Uma lógica oposta aos ingredientes sintéticos, que podem ser até prejudiciais. A receita deste desinfetante caseiro natural é super simples e você pode adequar às suas necessidades de limpeza.   // Receita de desinfetante natural Ingredientes:  2l (8 xícaras) de água 1l (4 xícaras) de álcool de limpeza - de preferência 70º ou mais. 125ml (1⁄2 xícara) de sabão de coco ralado Cerca de 20 folhas de eucalipto Como fazer: 1-Coloque as folhas de eucalipto em pote de vidro, com capacidade de 1 litro, com tampa. Complete o pote com álcool. 2-Deixe descansar por 2 dias. Neste tempo, as folhas perderão a cor e o álcool estará verde escuro, formando uma linda tintura de eucalipto.
Reparem como o álcool ficou bem escuro e as folhas no pode bem clarinhas se comparadas às folhas originais. Reparem como o álcool ficou bem escuro e as folhas no pode bem clarinhas se comparadas às folhas originais.
 
Tinturas poderosas e lindas de fazer. Tinturas poderosas e lindas de fazer.
3-Ferva 500ml da água com o sabão em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolvê-lo. 4-Tire do fogo e misture bem com 250ml da tintura de eucalipto e 1,5l de água. 5-Você pode reservar a sobra da tintura de eucalipto para usar em outra ocasião ou aumentar a quantidade dos outros ingredientes para fazer uma receita maior.
Desinfetante pronto. <3 Desinfetante pronto. <3

Entendendo a receita Agora que você já sabe o passo a passo da receita básica, vou compartilhar um pouco sobre o que está por trás de cada ingrediente e como fazer adaptações para suas necessidades de limpeza. Afinal, de que adianta fugir de rótulos que não entendemos e continuar sem entender o que está por trás das receitas, mesmo que sejam naturais? A nossa receita tem como base dois ingredientes super simples: Álcool e Água.
Os ingredientes básicos. Os ingredientes básicos.
O álcool só tem o poder de eliminar os germes se estiver a 70%. O álcool absoluto (quase 100% - concentração que não encontramos à disposição no mercado) evapora muito rápido, além de ser muito inflamável, e por isso existe a necessidade de diluí-lo a 70%. Com isso, aumenta o seu tempo de evaporação fazendo com que permaneça sobre a superfície o tempo necessário para eliminar os microorganismos presentes. Se você precisar fazer uma limpeza rápida, pode contar só com esta mistura básica. Para conseguir efeitos de maior duração e mais específicos, como, por exemplo, afastar insetos ou aromatizar, precisamos adicionar ingredientes que tenham a propriedade de fazer o que você precisa.
Os ingredientes adicionais. Os ingredientes adicionais.
// Os ingredientes que adicionam propriedades à mistura: Em nossa receita, usamos o álcool numa diluição que faz com que ele não seja o principal agente desinfetante. Ele age como um solvente para a extração do óleo essencial (princípio ativo) do eucalipto por isso as folhas ficam em maceração no álcool por 2 dias. Esse óleo essencial é que vai dar a ação desinfetante ao produto já que essa é reconhecidamente uma de suas principais características. Limão, vinagre, cravo, canela, folhas de eucalipto, sabão de coco e óleos essenciais. Com estes ingredientes você consegue atender as principais necessidades de faxina. Não abre mão do cheirinho de limpeza? Capriche nos ingredientes aromáticos, como o eucalipto e óleos essenciais. Mora em local com muita umidade? Os ingredientes fungicidas e bactericidas são seus aliados, como o vinagre e o óleo essencial de melaleuca. Tem muita gordura onde você vai limpar? Detergente ou limão irão facilitar o seu trabalho. Formigas e outros insetos incomodam? Use cravo e canela ou citronela para despistar sem agredir ou matar os bichinhos. Tem animais de estimação? Para afastá-los de onde você não quer que sujem, conte também com o cravo e com a canela. Para tirar o cheiro de onde eles fazem suas necessidades, somente uma mistura de álcool e vinagre darão conta do recado. Para adicionar estes ingredientes você poderá substituir na receita original a tintura de eucalipto pela de cravo e canela ou citronela. O procedimento para fazer a tintura é o mesmo. No caso do limão, você pode usar somente as cascas que iriam para o lixo, deixando-as também imersas no álcool por 2 dias. A diferença é que ao fim deste processo, você pode bater a mistura no liquidificador e coar para aproveitar ao máximo as propriedades da casca. O vinagre você pode adicionar na mesma quantidade que usar de álcool e portanto diminuir a quantidade de água também pela metade. Os óleos essenciais você pode adicionar cerca de 10 gotas ao final da mistura. O destaque fica com o óleo de melaleuca (tee tree) que é um poderoso antibacteriano. O sabão de coco não é obrigatório, você pode fazer o desinfetante sem nenhum agente potente desengordurante e conseguir um bom efeito se o local que precisa de limpeza não tiver muita gordura. Ah, e claro que você pode usar o detergente que ensinei no E-book de Faxina Natural. --- Espero que você goste de fazer esta receita e usar na sua casa um produto menos agressivo para você e sua família.  =)

Deixe um comentário

x