Fechar ícone

Conheça as principais certificações e selos de responsabilidade ambiental

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Conheça as principais certificações e selos de responsabilidade ambiental

Se você já deu uma olhada na nossa página de certificações [https://insectashoes.com/pages/certificacoes], deve ter visto que temos selos e premiações bem bacanas, que atestam que a Insecta atende a padrões de responsabilidade ambiental, social e empresarial de várias organizações. 


Estes selos são muito bacanas porque são uma maneira de você saber mais sobre uma empresa e entender as preocupações dela em relação a diferentes assuntos e causas. Também são um “atestado” de transparência, porque para recebê-los, é preciso que as empresas abram seus processos produtivos, fornecedores e outros detalhes para serem avaliadas. 


Grande parte dessas certificações são voluntárias, o que significa que as empresas têm o interesse de se engajar e seguir as orientações para ter as certificações. Normalmente, esses selos só são dados depois de auditorias cuidadosas, analisando vários critérios, entrevistas com funcionários, fornecedores e até testes nos produtos para garantir qualidade e veracidade das informações. 


Para ajudar você a fazer escolhas melhores na hora de abrir a carteira, trouxemos alguns dos principais selos presentes em produtos de moda e beleza no Brasil e alguns internacionais: 


ABR - Algodão Brasileiro Responsável 

Este é um programa da ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) que fomenta os pilares social, ambiental e econômico na produção e cultivo do algodão. O programa prevê um cultivo mais sustentável, com metas de preservação do meio ambiente, proteção de nascentes, cursos e reservas de água, além da preservação dos biomas, do solo e da qualidade do ar.


ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil

Criado em 2010, fornece serviços de auditoria para ajudar as empresas a cumprirem as regras da legislação trabalhista brasileira tanto no ambiente de trabalho de fornecedores quanto no dos seus subcontratados. Cinco órgãos auditores independentes (ABNT, Bureau Veritas, DNV GL, Intertek e SGS) auditam empresas no Brasil todo, avaliando se são cumpridos os 18 critérios de regularidade. Entre eles estão a formalização da empresa,  a validação da lista de subcontratados, instalações físicas e jornada de trabalho, ocorrência de trabalho infantil, forçado ou análogo a escravo, registro dos trabalhadores, recolhimento de FGTS e INSS, políticas anti-discriminação, abuso e assédio.

Amigo do Clima

Este é um programa relativamente novo, cujo objetivo é apoiar empresas, organizações, eventos e pessoas a compensarem suas emissões de Gases de Efeito Estufa. Fornece o apoio desde a construção das estratégias de compensações até as compensações em si, garantindo transparência e rastreabilidade.

B Corporation

Criado em 2006, o objetivo do Selo B é redefinir o sucesso das empresas. Empresas B têm a responsabilidade de fornecer soluções para problemas sociais e ambientais e o propósito de criar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. No Brasil, fomos a primeira empresa calçadista a conseguir esta certificação e a segunda de moda, em 2016! Falamos mais dessa certificação super bacana aqui no blog: https://insectashoes.com/blogs/blog/pare-de-salvar-o-mundo-comece-a-reinventa-lo 

BCI - Better Cotton Initiative

Organização sem fins lucrativos que existe para tornar a produção global de algodão melhor para as pessoas que o produzem, para o meio ambiente e para o futuro do setor. Oferece treinamentos para os agricultores para que se mantenham atualizados sobre o uso de recursos como água e solo, além da redução dos agrotóxicos e entendimento dos princípios de trabalho decente. 

C2C - Cradle to Cradle™  

A certificação está enraizada nos princípios de design circular de William McDonough e Dr. Michael Braungart. Os produtos são classificados em  Básica, Bronze, Prata, Dourado e Platina. As categorias avaliadas são: saúde do material, reutilização, energia renovável e gerenciamento de pegada de carbono, administração de recursos hídricos e impacto social. Concedida em níveis, a C2C garante categorias O objetivo é a circulação dos materiais como nutrientes seja em ciclos biológicos (produtos biodegradáveis) ou ciclos técnicos (produtos recicláveis).

Certificado Produto Vegano SVB

Criado em 2013 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), certifica produtos do ramo alimentício, cosmético ou de vestuário que atendam os seguintes critérios: sem ingredientes de origem animal, empresa que não testa produto finalizado em animais, fornecedores não testam ingredientes em animais. O processo é voluntário e inclui uma avaliação da composição química e o envio de informações e documentos comprobatórios para a entidade.

CCF Rabbit (Choose Cruelty-Free)

Selo da ONG australiana Choose Cruelty-Free e atesta empresas que não testam em animais. Eles só certificam uma empresa quando todas as suas empresas (mãe e subsidiárias) também são certificadas, um diferencial bem interessante para quem quer passar longe de qualquer possibilidade de exploração animal. 

Cruelty Free 

O Selo Cruelty Free do PETA é bastante conhecido, e certifica produtos cosméticos, de cuidados pessoais e de limpeza doméstica. As empresas precisam responder um questionário e assinar uma declaração afirmando que não conduzem, encomendam ou pagam por quaisquer testes em animais em todo o mundo, além de se comprometerem a não fazer futuramente. Falamos um pouco mais dele aqui: https://insectashoes.com/blogs/blog/saiba-a-importancia-do-selo-cruelty-free-nos-produtos 

Eureciclo

A EuReciclo faz a compensação ambiental de embalagens, certifica a realização de logística reversa e cumpre com a política nacional de resíduos sólidos para que o lixo gerado tenha a destinação ambientalmente correta. A compensação ambiental consiste em destinar de forma ambientalmente correta uma massa de resíduos equivalente à massa das embalagens que uma empresa coloca no mercado. Temos esse selo, e você pode conferir mais detalhes aqui: [https://insectashoes.com/pages/certificacoes]

FSC - Forest Stewardship Council

Não restrito ao setor da moda, promove o manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas do mundo. A certificação é voluntária, obtida depois de uma auditoria feita por órgãos competentes que avaliam os 10 princípios gerais da instituição e 57 critérios que se aplicam a florestas certificadas. Os princípios vão dos direitos de povos originários à redução de impacto na manipulação da floresta.  

GOTS - Global Organic Textile Standard

A sigla corresponde ao padrão internacional para certificação de têxteis orgânicos. Só produtos com 70% de fibras orgânicas podem ser certificados e os insumos químicos (como corantes, por exemplo) devem atender aos critérios ambientais e toxicológicos da certificadora. Alguns exemplos de considerações na certificação são: mão de obra (trabalho justo, com salário justo e sem trabalho infantil ou escravo), produtos químicos usados, tipo de fibra, tratamento de águas residuais e embalagem. O selo também garante que toda a cadeia de abastecimento atende a rígidos padrões sociais e ambientais. 

IBD Orgânico

Atende às normas do mercado brasileiro e também as certificações feitas para o Mercado Comum Europeu e o Mercado Norte Americano. Atende os segmentos de agricultura, pecuária, fibras, aquicultura, processamento, insumos, extrativismo, cosméticos, vinhos e produtos de limpeza.

Leaping Bunny (Cruelty Free International)

Mais um selo internacional que garante que nenhum teste em animais foi feito no desenvolvimento do produto certificado.  

PETA Approved

O Peta é a maior organização de direitos dos animais do mundo. O selo é uma maneira de promover, conscientizar e apoiar práticas, serviços e produtos livres de crueldade animal e 100% veganos. Essa certificação garante que nenhum dos ingredientes ou insumos do produto é derivado ou foi testado em animais. A Insecta tem esta certificação!


Rótulo Ecológico ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui desde 1993 o Rótulo Ecológico, uma certificação voluntária que visa atestar o desempenho ambiental de produtos ou serviços no Brasil. Os critérios levam em conta o impacto ambiental do produto no ar, na água, no solo e na saúde ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Ufa! e estes são apenas alguns dos principais selos que você pode encontrar por aí. Cada segmento tem seus selos específicos, assim como diferentes critérios de avaliação ambiental e social. 

Se você quiser saber um pouco mais e conhecer outros selos, indicamos uma visita ao site do IDEC: https://idec.org.br/greenwashing/desvende-os-selos

Deixe um comentário