Seu Carrinho
Fechar alternativas ícone

Conheça a história do Piñatex, nosso novo material 🍍

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Conheça a história do Piñatex, nosso novo material 🍍

Você já ouviu falar no Piñatex, o “couro” produzido a partir de folhas de abacaxi? Lá em 2016 contamos nesse post aqui e começamos a namorar esse material incrível. 

O nascimento do Piñatex tem tudo a ver com os questionamentos e aprendizados da fundadora da empresa, Carmen Hijosa. Sempre inconformada, saiu de casa aos 19 anos e trabalhou duro até se tornar uma autoridade em design de peças em couro. Prestando consultoria para grandes empresas, entrou em contato com a cadeia produtiva desse material e descobriu o quão nociva é, tanto em termos sociais quanto ambientais. Decidiu que encontraria uma solução. 

Pesquisando fibras naturais, Carmen descobriu que a folha do abacaxi tem propriedades super interessantes e que é descarte da produção da fruta - são 25 milhões de toneladas de "lixo" proveniente do abacaxi todo ano. 

O Piñatex surgiu como subproduto da colheita de abacaxi, e fazer o material traz benefícios para as comunidades agrícolas: o processo industrial gera biomassa, que pode ser convertida em fertilizante para os fazendeiros. O Piñatex é vegano, biodegradável e pensado de forma circular. 

Além disso, toda a cadeia produtiva foi pensada do zero para ser justa, transparente e responsável social e ecologicamente, apoiando pequenas comunidades e cooperativas nas Filipinas - mas com planos de expansão. Não é à toa que Carmen foi premiada diversas vezes. Ela é uma mulher incrível e super indicamos assistir ao TED Talks em que conta a sua história, fala sobre consumo consciente e mudanças que vem de dentro para criar impactos positivos no mundo. 

Bom, e agora a novidade que estávamos querendo tanto te contar: a Insecta e a Piñatex se juntaram para produzir modelitos de Argia e Lampiris nesse material revolucionário! 

Voe para conhecer de pertinho, calce, leve para passear por aí. Clique aqui pra conhecer a linha!

Deixe um comentário

x