Como viver com menos lixo e menos gasto

Seta Fina Direita ícone
Como viver com menos lixo e menos gasto

O conceito de uma vida lixo zero tem crescido nos grandes centros, especialmente pela conscientização do impacto em cascata que os descartes provocam. Apesar de nem todo mundo fazer sua parte – em especial as indústrias –, podemos reduzir os danos com ações individuais que, gradualmente, influenciam também quem está ao nosso redor – e ainda fazem bem ao bolso. Separamos algumas que são simples: 

  • Desembrulhe menos e descasque mais

Escolha alimentos frescos, preferencialmente orgânicos, produzidos por pequenos agricultores. Além de podermos usar até as cascas e nos surpreendermos com receitas fáceis e deliciosas, aquilo que não for consumido pode ir pra composteira (que a gente mesmo pode construir, se não quiser comprar pronta). É um jeito de unir nutrição, criatividade e sustentabilidade.

  • Reuse tudo que puder

Além de reaproveitar embalagens (podem virar vasos, potes, embrulhos e uma infinidade de ideias), trocar roupas, sapatos e livros é uma excelente forma de renovar sem desperdiçar.

  • Adeus aos plásticos

Copo, canudo, talheres, sacolas...pode nomear que a gente diz: se tiver como substituir por outro material, faça! O item certamente vai ser utilizado muitas vezes, poluindo menos e compensando o investimento da compra – o que, no fim das contas, é uma economia.

  • Consuma consciente

Sabe aquela peça linda que você viu em alguma vitrine? Ela é mesmo necessária? Vai ser muito usada? Avaliar cada compra é importante porque otimiza insumos, incentiva as empresas a terem itens de qualidade e reduz o impulso.

No nosso site, disponibilizamos o e-book 30 Dias sem Lixo, pelo qual dá pra pagar quanto vocês quiserem. Quem tiver mais dicas, pode nos mandar pelas redes sociais que vamos adorar atualizar a lista!

Deixe um comentário

x