Como Ser Mais Consciente Sem Precisar Abrir Mão Da Sua Máquina De Café Expresso?

Há um tempo, nós falamos sobre o problema ambiental ocasionado pelas cápsulas de café descartáveis. A matéria repercutiu tanto que tivemos a oportunidade de ler diversas opiniões, ou melhor, propostas de soluções sobre o assunto.
Muitas pessoas bateram o pé falando sobre a possibilidade das cápsulas serem recicladas, outras sugeriram ações responsáveis por transformar as cápsulas em artesanato, mas um email recebido por nós propunha algo realmente eficiente: uma maneira de não produzir e gerar cápsulas descartáveis.
Quando falamos do problema do lixo, é importante enxergar a questão de maneira holística. Produzir “coisas”, qualquer coisa mesmo, tem um impacto tremendo no meio ambiente para muito além do descarte.
O processo de produção de qualquer produto é ambientalmente oneroso e longo. No caso da cápsula, nós vamos dar uma noção bem rasa das etapas só para entendermos melhor a questão. Olha só:
1 - Extração do alumínio e petróleo;
2 - Transformação desses materiais em produtos próprios para uso;
3 - Produção da embalagem da embalagem (nesse caso, as caixas de papelão onde as cápsulas são armazenadas);
4 - Finalmente mais caixas de papelão onde as várias caixas de papelão são armazenadas e transportadas).
Só para isso, precisamos de muita energia, água e insumos químicos. Depois desse extenso rastro, as cápsulas de café chegam nas casas e comércios, são utilizadas por cerca de 5 SEGUNDOS e são descartadas. Aqui o problema do descarte começa e enquanto o problema de produzir coisas inúteis continua.
Em suma, não importa se um artesão consegue transformar 6 das milhares de cápsulas em um colar, porque isso não só é insuficiente como também desnecessário; ou se vamos gastar ainda mais energia e água para reciclar a tal da cápsula. O que realmente importa é que ao abolir as cápsulas de café (igual alguns lugares já têm feito), nós poderíamos: 1. Poupar o meio ambiente, 2. Gastar menos dinheiro e 3. Comprar um café de muito melhor qualidade e procedência.
Mas mesmo para quem não quiser abrir mão da máquina Nespresso e da comodidade que ela supostamente traz, é possível optar por cápsulas vitalícias e ainda escolher o café que você quiser. Pois é. Quando recebemos o email apresentando esse produto como uma solução para o problema das cápsulas, nós ficamos realmente empolgados.
Sabemos que muitas pessoas jamais abririam mão desse hábito, porém essas mesmas pessoas podem contar com uma cápsula eco-friendly, econômica e com opções de cafés ilimitados. A Eco.Reciclos trouxe para o Brasil a MyCoffeeStar, cápsula de aço inox fácil de utilizar e que serve em qualquer máquina da Nespresso. Além do impacto no meio ambiente, o impacto no bolso é realmente considerável.
A cápsula, cuja produção é europeia, ganhou diversos prêmios em categorias de inovação e sustentabilidade. No Brasil, a primeira leva esgotou completamente – informação que também nos animou muito, pois significa que muitas pessoas estão abertas a fazer a troca.
Além de trazer a cápsula vitalícia como uma excelente alternativa, a Eco.Reciclos também afirma ter interesse em incentivar o consumo de cafés orgânicos e com produção local, livres de trabalho escravo (problema que assombra a indústria).

Deixe um comentário