Seu Carrinho
Fechar alternativas ícone

Como reduzir o impacto ambiental em uma viagem?

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Como reduzir o impacto ambiental em uma viagem?

Ei, você aí que está planejando as férias e quer saber como reduzir o impacto ambiental na sua viagem! Vem com a gente que hoje você vai saber tudinho que precisa ;)

Primeiro passo: o meio de transporte

  • Voar é um privilégio (em 2017, 3% da população mundial andou de avião) que deve ser aproveitado com consciência. Viagens de avião produzem monóxido e dióxido de carbono, óxido de nitrogênio, vapor dꞌágua, material particulado e mais uma pá de coisa que contribui com o aquecimento global. Você pode começar escolhendo companhias mais ecológicas - em buscadores tem como optar por voos com baixa emissão de CO², por exemplo.
  • Se você for dirigindo, dê carona! Carros cheios em boas condições emitem muito menos CO² por passageiro que aviões. Prepara a playlist, faz a revisão do carro e se joga na estrada!
  • Se puder optar, vá de busão! Esse é o meio de transporte mais ecológico. Uma viagem longa de ônibus pode emitir de 9g a 65g de CO² por passageiro por quilômetro rodado, em comparação com os 230g a 510g de avião.

Segundo passo: na viagem 

Em 2017, foram geradas 5,7 milhões de toneladas de lixo em voos. Copinhos, talheres, guardanapinhos embalados, cafézinho, entre outras coisas. Se cada passageiro gera em média 1,5kg por voo, vamos reduzir o que conseguimos?

  • Prefira versões digitais de bilhetes de embarque, mapas e recuse os comprovantes. Peça por SMS ou email o que for necessário e se liberrrte dos papeizinhos!
  • Shampoo, condicionador e desodorante sólidos não só são mais práticos, ecológicos e ocupam menos espaço na mala. Eles resolvem o problema do limite de líquidos permitido em voos internacionais.

E a comida? Bom, isso é uma conversa à parte. Em vôos domésticos, viagens de carro e ônibus, leve a sua marmita e seja feliz. Mas de acordo com a pesquisa da Mari Dutra, em viagens longas muitas companhias calculam a comida por passageiro e o que não for consumido, vai fora. Para evitar desperdício, opte pela sua refeição. Não deixe de levar seus talheres e copo, de qualquer forma! Como esses já vem embalados, você pode recusar. Na hora de comprar a passagem é possível especificar a refeição, e a boa notícia é que algumas companhias permitem que você recuse a refeição nesse momento, então fique de olho pra levar a marmita!


Terceiro passo: onde ficar?

  • Se puder optar, fique onde você tem acesso a uma cozinha! Cozinhe as refeições mais básicas e leve lanchinhos pra comer na rua. 
  • Vai ficar em hotel? Dispense shampoos e sabonetes descartáveis. Leve os seus! 
  • Reuse sempre as toalhas. Você não precisa lavar a cada banho, né?
  • Aqui também vale recusar comprovantes, contratos e papéis em geral. Opte pelas versões digitais!

Finalmente: curtindo a viagem

Na hora de curtir as férias no seu destino, não esqueça do seu kit lixo zero! Água na garrafinha (você pode encher em bebedouros ou filtros), copinho (para beber, comer sorvete, açaí ou mesmo pipoca), guardanapos, canudo, talheres e o que mais você julgar necessário na sua rotina. Recuse os comprovantes, use o mapa no celular e leve ecobags para as compras - ah sim, não deixe de consumir de produtores e estabelecimentos locais. ;)

Se você ainda não decidiu pra onde vai, dá um pulo nesse link aqui cheinho de dicas e destinos imperdíveis aqui no blog.

Boas férias! 

Deixe um comentário

x