Fechar ícone

Como lavar as roupas do jeito certo

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
Como lavar as roupas do jeito certo

Você lava as suas roupas de acordo com as instruções? Quando falamos sobre estender ao máximo o ciclo de vida útil das coisas, esse é um ponto muito importante. As roupas vem com etiquetas que são os seus manuais de instrução, e seguir essas orientações é a chave do sucesso para ter roupas mais bem cuidadas e por muito mais tempo.

Lógico, você não precisa decorar todos os símbolos, mas ter um guia sempre à mão (como por exemplo este post!) é uma boa para não se perder na hora da lavagem. A seguir, te apresentamos os principais símbolos de cada etapa da lavagem e o que eles significam: 

Lavagem

O símbolo da lavagem é chamado de tina, nome daquela espécie de bacia de madeira que se usava para lavar roupas antigamente. Também chamam de bacia e vasilha, mas mais importante do que saber o nome é saber reconhecer este e os símbolos que o acompanham nas etiquetas. 

Quando ela vem com números, eles representam a temperatura máxima da água para lavagem da peça. Em alguns casos ela tem uma mãozinha dentro d’água, informando que a peça deve ser lavada à mão em temperatura máxima de 40ºC.

Os traços abaixo da tina representam o modo de lavagem na máquina: ciclo normal quando não houver traços, ciclo suave quando houver um traço e ciclo muito suave quando houver dois traços.

Quando houver um X sobreposto, quer dizer que a peça não deve ser lavada de maneira convencional e precisa de uma limpeza profissional, representada por outro símbolo que vamos ver mais pra frente. 

Secagem

O símbolo da secagem é o quadrado. Para secagem em tambor (centrífuga ou máquina de lavar), o quadrado é preenchido por um círculo: com um ponto dentro para secagem em temperatura baixa, com dois pontos para secagem em temperatura normal e, com um X sobreposto para avisar que não se deve secar essa peça em tambor. 

Os traços verticais dentro do quadrado significam que você deve secar essa roupa no varal. Dois traços significam secagem por gotejamento e um traço sem gotejamento. Já os traços horizontais indicam secagem na horizontal, ou seja, você não deve pendurar a peça. Daí é a mesma coisa: dois traços para gotejamento e um traço para sem gotejamento. O traço diagonal significa que a peça deve ser seca na sombra.

Alvejamento

O triângulo é o símbolo usado para informar o processo de alvejamento. Há três variações: o triângulo sozinho para qualquer tipo de alvejante, o triângulo com dois traços diagonais para não usar alvejantes clorados (apenas com oxigênio) e o triângulo sobreposto por um X para não alvejar. 

Passadoria

Esse é facinho de identificar: o ferrinho de passar roupa dá as instruções de cuidado na hora de passar. Com um ponto na parte interna, a temperatura máxima da base do ferro deve ser de 110ºC. Com dois pontos, 150º C e, com três pontos, 200ºC. No caso do X sobreposto ao símbolo, não é para passar essa roupa. 

Lavagem a seco

Se a peça não pode ser lavada de maneira convencional, ela precisa ir para a lavanderia, e lá os profissionais vão tomar os seguintes cuidados: a letra P dentro de um círculo representa limpeza a seco em processo normal com percloretileno. Com um risco abaixo, o processo deve ser suave. A letra F dentro do círculo significa processo normal com Hidrocarboneto, e com um risco abaixo, processo suave. 

Uma letra A dentro do círculo indica que é permitido o uso de qualquer solvente, um W dentro do círculo indica o processo de wet cleaning e um círculo com um X avisa que não é pra lavar a seco. Essas últimas informações você provavelmente não vai precisar usar, mas é importante saber caso uma roupa sua seja estragada na lavanderia!

Manual de instruções e de compras

As etiquetas são muito mais do que um papelzinho que dá coceira. Elas também informam qual a composição de cada peça, e cada tecido precisa de uma manutenção específica. Então, antes de cortar fora, não esqueça de conferir (e guardar, caso a peça seja muito delicada!). 

Se a sua resposta para a lavagem de roupa é jogar tudo junto na máquina, conhecer os símbolos também é importante. Quem não gosta de lavar roupa na mão ou não tem tempo para ter todos os cuidados pode conferir as informações antes de comprar uma roupa nova e evitar dores de cabeça. 

Cuidar das roupas que você já tem é uma atitude sustentável, porque faz elas durarem muito mais e você não precisa de compras desnecessárias. Além disso, nada como manter em bom estado aquela roupa que você ama por muito mais tempo, né?

Deixe um comentário