Cinco marcas brasileiras criadas por mulheres

Já falamos aqui sobre como todo mundo sai ganhando com mais mulheres empreendendo e ocupando posições de destaque. A Insecta é uma marca fundada e gerida por mulheres, e temos muitas parceiras que começaram assim, da mesma forma que nós, e admiramos demais.
Já entrando no clima do Dia Internacional da Mulher, queremos mostrar – mais uma vez – que lugar de mulher é aonde ela quiser e comprovar que a moda só ganha quando tem mãos e mentes femininas dispostas a criar e renovar. Separamos cinco marcas brasileiras criadas por mulheres que têm a sustentabilidade como pilar pra você conhecer melhor:
1_COMAS
Idealizada pela designer uruguaia Augustina Comas, a marca trabalha com upcycling de uma forma bem especial: transformando camisas masculinas descartadas em peças femininas. Augustina conheceu de perto os grandes volumes de descartes têxteis quando trabalhou com fast-fashion. Ao descobrir que muitas das peças reprovadas pelo controle de qualidade das empresas possuíam defeitos mínimos, mas mesmo assim nunca chegavam às lojas, percebeu a oportunidade. Em 2008 iniciou junto com a colega de faculdade Ana Pires o que se tornaria a Comas, fundada oficialmente em 2014. Desde então, a marca vem crescendo e fechando cada vez mais parcerias, inclusive com a Insecta - no Inspiramais, transformamos punhos de camisas em cabedais de sapatos.
2_LINA DELLIC
A marca paulistana é fruto da criatividade de Gabriela Bereta e Mariana Zaguini. O slow fashion, o minimalismo e especialmente valorização e união entre as mulheres são pilares do negócio. As peças da marca são produzidas de forma local e elas procuram sempre unir todas as pontas dos processos, valorizando as origens dos materiais as relações entre quem as produz. Como elas frisam, coincidência ou não, a equipe atual da Lina Dellic é composta inteiramente por mulheres. As fundadoras da dizem também ser atraídas a parcerias com outras empresas também geridas por mãos femininas. A união faz a força!
3_ADA
À frente da Ada estão Camila Puccini, bacharel em Design de Moda e pós-graduada em Modelagem do Vestuário e Melina Knolow, estudante de Ciências Sociais. Dessa mistura de referências e vivências surgiu a marca, que tem na sua base três conceitos principais: slow fashion, minimalismo e veganismo. Ao criarem a Ada, as fundadoras desejavam produzir uma moda atemporal, responsável e engajada. Elas mesmas produzem todos os vestidos, que são lançadas em tiragens menores, valorizando a exclusividade. Outro diferencial é que os nomes dos modelos são homenagens a mulheres importantes da história, assim como o próprio nome da marca: Ada Augusta Byron King foi quem criou o primeiro algoritmo processado por uma máquina, que deu origem aos primeiros computadores.
4_FLAVIA ARANHA
A marca com sede na Vila Madalena, em São Paulo, foi fundada e é gerida pela estilista desde 2009. Com foco na sustentabilidade e no slow fashion, Flavia trabalha de perto em todo o processo de desenvolvimento das peças. Sua intenção é fomentar uma cadeia produtiva mais justa e humanizada, valorizando as relações entre todas as pessoas envolvidas. Os trabalhos artesanais, as técnicas e conhecimentos tradicionais dos artesãos são valorizados e são diferenciais nas peças, que através dessas histórias nos possibilitam criar conexões afetivas com a roupa. Flavia também está sempre pesquisando e procurando maneiras de produzir de forma mais ética e sustentável, e os tingimentos naturais são uma característica forte da sua marca. Junto com ela, criamos uma collab que resultou em dois Scarabeus e duas Cordulias, lembra?
5_COLIBRII
A Colibrii é uma iniciativa criada por duas amigas, Gabriela Ruiz Gonçalves e Marília dos Reis Martins. A ideia surgiu após conhecerem de perto o trabalho de grupos de artesãs e pequenos negócios de regiões periféricas de Porto Alegre. As duas já tinham na bagagem experiência em trabalho com ONGs e projetos sociais, e esse é o enfoque que decidiram dar para a Colibrii. A marca tem como objetivo ajudar mulheres a movimentar a economia nas suas comunidades, atuando como co-criadoras de produtos e coleções feitas a partir de materiais reutilizados de forma criativa. Elas prestam consultoria e funcionam como um canal de comunicação entre as artesãs e o mercado, aumentando o alcance do seu trabalho. E como você já deve saber, a Colibrii é uma parceira do besouro. Junto com elas, produzimos uma linha de mochilas e necessaires que vem com tags assinadas pelas artesãs responsáveis pela sua elaboração.
Por mais mulheres empreendendo e gerando impactos positivos! <3





Deixe um comentário