Cebola caramelizada

Quando assada ou refogada, a cebola perde completamente seu ardor, dando espaço para um sabor adocicado incrível. Ela vai muito bem em brusquettas, hambúrgueres veganos, como de shijemi e lentilha, risotos, massas e até tortas. Deixando as preparações ainda mais saborosas e com um toque adocicado incomparável.
O preparo é muito simples, basta cortar e refogar as cebolas por alguns minutos em fogo médio. Para deixar mais caramelizada e saborosa usei vinho branco seco vegano, mas você pode muito bem substituir pela mesma quantidade de água com 2 colheres de sopa de açúcar mascavo. E para dar outra camada de sabor, você pode adicionar alecrim ou tomilho, fresco ou seco a gosto.
// Você vai precisar de:
Cebola - 5 médias (615 g)
Azeite de oliva - 2 colheres de sopa (30 ml)
Vinho branco seco vegano - 1/4 xícara (60 ml)
Pimenta do reino moída - a gosto (opcional)
Sal - 1 colher de chá (5 g)
// Como fazer:
1- Descasque a cebola e corte em meias-luas finas.
2- Aqueça o azeite numa panela grande em fogo médio.
3- Adicione a cebola, a pimenta do reino e o sal. Misture bem e refogue por cerca de 30 minuto, ou até caramelizar. Quando a cebola começar a dourar e grudar no fundo da panela, adicione o vinho branco e mexa com frequência para não queimar.
4- Desligue o fogo e sirva ainda quente. Ou se preferir, espere amornar e guarde em um pote hermético na geladeira. Pode ser servido gelado também.
Dica: Não adianta aumentar o fogo para acelerar o processo, se você fazer isso as cebolas irão fritar e não caramelizar. Além de correr o risco de queimar com facilidade.
Rendimento: 1 ¼ xícara

Deixe um comentário