Bolo de arroz (sem glúten)

Seta Fina Esquerda ícone
Bolo de arroz (sem glúten)

Seja no café da manhã ou da tarde, um bolinho acompanhado de uma xícara de café sempre vai bem. Esse aqui é bem diferente e inusitado, não leva farinha e nem ingredientes de origem animal, sua base é de arroz cru! É isso mesmo, arroz integral deixado de molho de um dia para o outro. O bolo não fica com gosto de arroz, mas com um sabor adocicado neutro, tipo aqueles bolos de nada. Você pode fazer uma calda, por exemplo, de chocolate, maracujá, limão ou goiabada, e dar uma camada extra de sabor. Ele é mais denso e molhadinho, fica bom tanto em temperatura ambiente quanto gelado. Além de não levar ingredientes refinados, essa receita é sem glúten, perfeita para intolerantes. Isso sem contar que é de liquidificador, super fácil de fazer.

 

Você vai precisar de

Arroz integral cru - 1 xícara de chá (200 g)

Água fervente - 4 xícaras (1 litro)

Suco de limão - 1 colher de sopa (15 ml)

Leite de coco caseiro - 200 ml (receita aqui)

Óleo vegetal - 100 ml + um pouco para untar

Linhaça - 2 colheres de sopa (15 g)

Açúcar demerara - 1 xícara (220 g)

Extrato de baunilha - 2 colheres de chá (10 ml) opcional

Fermento químico em pó - 1 colher de sopa (8 g)

Farinha de arroz (ou outra que preferir) - o suficiente para untar a fôrma

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo: Coloque o arroz em um recipiente grande e adicione a água fervente e o suco de limão. Misture bem e deixe de molho por cerca de 6 a 8 horas.

Como fazer

1- Preaqueça o forno a 180 ºC.

2- Unte uma fôrma de bolo com furo no meio (usei uma com 20 cm de diâmetro) e polvilhe com farinha de arroz, ou outra que preferir.

3- Em um liquidificador coloque o leite de coco, o óleo vegetal e a linhaça. Bata bem por cerca de 3 minutos, até a linhaça ficar bem triturada.

4- Escorra a água do arroz e transfira para o liquidificador. Adicione o açúcar demerara e o extrato de baunilha. Bata bem em velocidade máxima até ficar homogêneo. Se preferir, divida a massa em duas porções e bata separado para não forçar o liquidificador.

5- Adicione o fermento e misture com uma colher.

6- Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro do bolo.

7- Retire do forno e espere esfriar para desenformar.

Rendimento: 10 pedaços

Deixe um comentário

x