Assado vegano de grão de bico com pimentão

Seta Fina Esquerda ícone
Assado vegano de grão de bico com pimentão

Fazer uma ceia de Natal vegana pode parecer complicado num primeiro momento, mas não é bem assim. Basta um pouco de planejamento que o cardápio é logo montado. Os acompanhamentos costumam ser mais fáceis de planejar, uma farofa de castanhas, um arroz com frutas secas e uma saladinha diversificada já são suficientes.

O problema mesmo é quando pensamos no prato principal. Por esse motivo criei um assado de grão de bico com pimentão super saboroso, que pode ser servido como prato principal. Ele fica com uma casquinha levemente crocante por fora, e super macio e suculento por dentro. Você pode servir desenformado em fatias ou em colheradas direto da fôrma. E vai à mesa tanto quente quanto gelado. É uma forma bem diferente de servir o grão de bico.

Você vai precisar de:

Grão de bico cru - 1 xícara (250 g) P

imentão vermelho - 1 médio (200 g)

Farinha de mandioca flocada (tipo biju) - 1/2 xícara (40 g)

Polvilho doce - 1/4 xícara (30 g)

Azeite de oliva - 2 colheres de sopa (30 ml)

Extrato de tomate - 2 colheres de sopa (30 ml)

Sal - 1 colher de chá (5 g)

Páprica defumada - 1/2 colher de chá

Cominho em pó - 1/2 colher de chá

Pimenta do reino moída - a gosto (opcional)

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo:

Coloque o grão de bico em um recipiente grande e cubra com o dobro de água. Deixe de molho por pelo menos 8 horas. Essa etapa é opcional, porém ao hidratar com antecedência ele cozinha bem mais rápido. Sem contar que a demolha neutraliza os fitatos presente nos grãos, um antinutriente que dificulta a digestão e a absorção dos nutrientes.

Como fazer: 

1- Preaqueça o forno a 180 ºC.

2- Escorra a água da demolha e lave os grãos em água corrente.

3- Transfira para uma panela e cubra com água limpa. Leve ao fogo médio e cozinhe até ficarem macios.

4- Enquanto isso prepare o pimentão. Coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos.

5- Retire o pimentão do forno e coloque em um recipiente com tampa por cerca de 15 minutos, até formar bastante vapor e amolecer.

6- Descasque o pimentão, tire as sementes e corte em cubinhos. Não lave para não tirar seu sabor. Reserve.

7- Escorra o grão de bico cozido e coloque no processador. Bata grosseiramente, deixe alguns pedaços dos grãos para dar textura ao assado. Se preferir amasse com um garfo ao invés de usar o processador.

8- Transfira para um recipiente e adicione o pimentão assado, a farinha de mandioca, o polvilho doce, o azeite de oliva, o extrato de tomate e tempere com sal, páprica defumada, cominho em pó e pimenta do reino moída.

9- Misture bem até a farinha e o polvilho hidratar e começar a dar liga. Se a mistura estiver muito seca e esfarelenta acrescente um pouco de água.

10- Unte uma fôrma de bolo inglês (23 x 10 cm) com azeite e disponha a mistura. Pressione com as costas de uma colher para ficar compacta e alise o topo.

11- Pincele um fio de azeite e leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos.

12- Retire do forno e desenforme ainda quente. Corte em fatias e sirva logo em seguida. Se preferir, sirva diretamente da fôrma em colheradas.

Rendimento: 8 porções

Deixe um comentário

x