Seu Carrinho
Fechar alternativas ícone
Frete Ok

Hambúrguer de quinoa

Seta Fina Esquerda ícone
Hambúrguer de quinoa

Rica em proteínas completas e aminoácidos, a quinoa é a estrela desse hambúrguer vegano. Além de ser bem saboroso, fica com uma casquinha crocante irresistível quando frito. E o melhor de tudo, leva poucos ingredientes e fica pronto rapidinho. Uma boa dica é sempre ter alguns congelados para aqueles dias de correria. Assim é só tirar do freezer e fritar por alguns minutos, super prático.

Cada ingrediente tem uma função específica na receita. Acho importante deixar claro, assim você vai saber se pode substituir um ingrediente por outro. Além disso, você consegue criar seu próprio hambúrguer com os ingredientes que tiver em casa.

A batata pré-cozida e ralada serve para dar textura ao hambúrguer, deixa ele mais denso e dá liga à massa. As nozes tostadas servem para dar sabor e textura com sua crocância. A farinha de rosca serve para dar mais liga e elasticidade à massa, além de absorver a umidade excessiva e formar uma casquinha crocante quando o hambúrguer for frito. Já o azeite de oliva, o alho, o sal e a pimenta-do-reino servem para dar camadas extra de sabor.

Você vai precisar de:

Quinoa - 1/2 xícara (90 g)

Batata - 1 média (150 g)

Nozes - 1/2 xícara (50 g)

Farinha de rosca vegana - 3 colheres de sopa (25 g)

Azeite de oliva - 1 colher de sopa (15 ml)

Alho - 1 dente (5 g)

Sal - 1/2 colher de chá (3 g)

Pimenta-do-reino - a gosto (opcional)

Como fazer:

1- Coloque a quinoa em uma panela pequena e acrescente 1 xícara de água. Leve ao fogo médio e cozinhe até secar. Reserve.

2- Em outra panela pequena coloque a batata inteira lavada, não precisa descascar, e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos a partir do momento que levantar fervura.

3- Escorra a água e espere a batata amornar.

4- Rale a batata na parte média do ralador para dar textura ao hambúrguer. Reserve.

5- Pique as nozes grosseiramente e transfira para uma frigideira antiaderente. Leve ao fogo médio e toste por alguns minutos, mexendo com frequência. Cuidado para não deixar queimar. Reserve.

6- Na mesma frigideira aqueça o azeite de oliva e refogue o alho descascado e picado.

7- Acrescente a quinoa cozida, a batata ralada, as nozes tostadas, a farinha de rosca, e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem até ficar homogêneo. Desligue o fogo e espere amornar.

8- Divida a massa em 4 porções iguais e modele os hambúrgueres.

9- Aqueça um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e frite os dois lados do hambúrguer até dourar.

10- Monte o lanche do jeito que preferir. Sirva ainda quente.

Dicas:

  • Se preferir, asse os hambúrgueres. Para isso, leve ao forno preaquecido a 200 ºC por cerca de 15 minutos.
  • Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene sem fritar em um recipiente, separados por folhas de papel manteiga ou por filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados.

Rendimento: 4 hambúrgueres

Deixe um comentário

x