Seu Carrinho
Fechar alternativas ícone

8 ideias para ensinar sustentabilidade para as crianças

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
8 ideias para ensinar sustentabilidade para as crianças

Ensinar sustentabilidade para as crianças é, a cada dia que passa, mais importante. Afinal, o planeta que nós e as gerações anteriores deixaremos para elas está passando por uma crise climática que pede por ações imediatas. 

A Educação Ambiental nas escolas é prevista por lei, mas como “adultos responsáveis” que somos, não devemos deixar apenas para a escola, achando que está tudo ensinado e resolvido. Precisamos dar exemplos e mostrar como viver de um jeito mais verde no dia a dia. Pra ajudar, separamos 8 dicas pra começar a fazer em casa hoje mesmo! 

#1 Separando o lixo 

É importante explicar para elas como a maioria das embalagens, sacolinhas e itens descartáveis serão usadas por pouco tempo e depois irão para uma montanha de lixo. Explique como muitas vezes esse lixo pode ir parar no mar e machucar os animais. Ensine a separar o lixo seco do orgânico, explique a diferença entre cada um e a importância da reciclagem. Transforme tudo num jogo para ficar mais leve e divertido.

#2 Compostagem 

Com certeza as crianças vão adorar participar da compostagem quando souberem do trabalho das minhocas nesse sistema! Vocês podem construir juntos a composteira e elas podem ajudar a separar o que vai para a compostagem. Quando o ciclo chegar ao fim e você mostrar que tudo aquilo ainda vira adubo e fertilizante para as plantinhas de casa, elas vão conseguir visualizar e entender o ciclo da reciclagem orgânica.  

#3 Cuidado com a água  

Você pode explicar que é importante preservar esse recurso, mas na prática, transformar em um jogo para ver quem gasta menos água cronometrando os banhos é uma maneira de cristalizar o hábito. Fechar a torneira ao escovar os dentes ou usar um copo meio cheio é uma boa. Enquanto a água esquenta para o banho, colete com um balde e depois mostre que essa mesma água será usada para regar plantas, na descarga ou na limpeza da casa. 

#4 Compartilhamento 

Vale para brinquedos, eletrônicos e até na hora da televisão ou computador em casa. E nas roupas, nem se fala! Crianças crescem rápido e passar adiante o que não serve mais, assim como pegar do irmão ou primo mais velho uma peça usada é bacana para evitar o consumo exagerado e mostrar como uma coisa que não serve mais para um pode ser importante para outro. É nesse momento que você pode ensinar a cuidar bem das coisas para preservar, durar mais, e poder compartilhar. 

#5 Faça você mesmo 

Fazer coisas é uma baita lição de autonomia, além de mostrar que não há necessidade de consumir tanto. Criar brinquedos com materiais reutilizados estimula a imaginação: mostre como podem recortar e montar brinquedos com papelão, como o besourinho na caixa do nosso oxford infantil,  ou ainda customizar as suas coisas, como a mochilinha que acompanha o sapato.

#6 Energia 

As crianças podem ser aliadas na patrulha do consumo de energia. Transforme em um jogo: peça para que verifiquem tomadas e luzes acesas, desplugando aparelhos que não estão sendo usados e apagando as luzes onde não tem ninguém. 

 #7 Plantinhas

Faça uma horta em casa com a ajuda das crianças. Acompanhar algo que foi plantado crescer e se desenvolver é uma baita experiência, ainda mais se no fim de tudo for um temperinho que vai para o prato! Mostre como regar com água reaproveitada e use o adubo e o chorume da composteira. Desse jeito, fica mais claro como tudo está interligado e como tudo fica melhor quando rola essa troca e cuidado. 

 #8 Ao ar livre 

As crianças precisam do contato real com a natureza para entender na prática a sua importância. Promova piqueniques em família e peça ajuda para embalar os lanches e, no fim do dia, se certificar que nenhum lixo foi deixado para trás. Se você tem uma área aberta, faça uma “sessão de cinema” ao ar livre ou crie um acampamento divertido. Convide para uma caminhada na praia onde vocês vão recolher lixo (peça para que elas mostrem e você recolhe, evitando contato com materiais perigosos), vendo na prática como todos podem ajudar. 

Acima de tudo, o importante é que seja leve, divertido, sem pressões. O assunto é importante, mas as crianças precisam de um ambiente tranquilo para absorverem isso tudo naturalmente. ;)  Conta pra gente, o que mais você faz para ensinar as crianças a viver uma vida mais verde?

Comentários sobre esta postagem (14)

Deixe um comentário