Fechar ícone

5 receitas para veganizar as festas de fim de ano

Seta Fina Esquerda ícone Seta Fina Direita ícone
5 receitas para veganizar as festas de fim de ano

O fim de ano está aí, e pra muita gente pode ser um momento bem complicado. Apesar do Natal não ser uma data que represente todo mundo, as festas de dezembro são aquela época em que famílias (as de sangue e as que escolhemos) se reúnem para celebrar o ano que passou e projetar o que vem por aí, independente de crença, religião ou estilo de vida.

Por aqui, acreditamos que não importa a sua crença, o que importa é estar perto de gente querida para celebrar sempre que possível. 

Quem é vegano e é mais família, vai passar as festas com mães, pais, tios e avós já sabe que o momento da ceia é a hora de ouvir todas as piadinhas: nem peixe? nem ovo? e por aí vai. Quem passa com amigos não veganos tem a oportunidade de encantar com pratos deliciosos e até tentar “converter” quem acha que comida vegana é ruim. 

Afinal de contas, o que veganos comem no fim de ano? 

Sabemos que a vida vegana não é fácil nesses momentos. Por isso, separamos 5 receitinhas pra você fazer no seu final de ano, seja ele Natal em família, jantar com os amigos ou seja lá qual for a sua celebração escolhida. Vale para qualquer data, afinal, festejar coisas boas não precisa ter data!

O mais legal é que essas receitinhas são versões veganizadas de pratos tradicionais, mas também são leves e a cara do fim de ano. Bem refrescantes pra você brindar com leveza na consciência! 

#1  Farofa de cenoura da @amendonina  - https://www.instagram.com/p/CIwVLT-lIMa/

Ingredientes: 

1 xícara de farinha de mandioca amarela

1 cabeça de alho

1 cenoura grande

2 ramas de alecrim

sal e pimenta do reino

Comece ralando a cenoura no lado maior do ralador, pra gente ter mais textura, e picando o alho descascado em rodelas. Vamos colocar o alho e a cenoura em uma panela com azeite generoso, umas 2-3 colheres de sopa, pra refogar bem e começar a ficar dourado. Em fogo médio, queremos secar bem a nossa cenoura, pra farofa ficar tostadinha e não murcha.

Quando a cozinha estiver com esse cheiro MARAVILHOSO acrescente as ramas de alecrim, sal e pimenta do reino a gosto. Misture. Acrescente 1/3 da farinha e deixe tostar, misturando BEM com a nossa cenoura. Vá adicionando o resto da farinha aos poucos, misturando pra torrar bem. Quando a farinha estiver mais dourada está na hora de desligar o fogo.

#2 Salpicão de grão de bico da @imaginavegan https://www.instagram.com/p/CTX_toNlUrU/ 

Maionese:

3 colheres de sopa semente de girassol

1/2 xícara água gelada

1/2 inhame cozido

Cerca de 3 colheres de sopa óleo (ou até dar ponto de maionese)

2 colheres de sopa suco de limão

1 colher de chá de mostarda (opcional)

sal a gosto

Para a maionese, bata no liquidificador as sementes de girassol com a água, até triturar bem. Adicione então o inhame e bata novamente. Diminua a velocidade e vá adicionando o óleo em fio até o ponto de maionese. Junte o limão e a mostarda, misture e acerte o sal.

Salpicão:

2 xícaras grão de bico cozido

1 cenouras crua ralada

1/2 xícara milho verde cozido ou enlatado

1/2 xícara ervilha cozido ou enlatado

1/4 xícara uva passa

1/4 xícara azeitonas picadas

Tempero verde a gosto

Sal a gosto

batata palha (opcional)

Amasse levemente o grão de bico, deixando pedaços de tamanhos irregulares. Em uma travessa, junte todos os ingredientes. Adicione a maionese e misture bem. Acerte o sal e adicione tempero verde. Finalize com batata palha na hora de servir.

# 3 Arroz de Natal com Champanhe da @julianamoraco - https://www.instagram.com/p/CJTfzNhg1f8/ 

Ingredientes:

1 xc Arroz branco ou integral

2 xc caldo de legumes

1 Cebola picada

1 dente de alho picado

1 cs azeite

1 cenoura pequena picada

Pimentões vermelho e amarelo a gosto

1/2 xc ervilhas frescas ou congeladas

Amêndoas torradas e picadas

Uva passa a gosto

1/2 xic de champanhe

Sal e salsinha picada a gosto

Modo de preparo :

Refogue a cebola e o alho no azeite, coloque o arroz, a cenoura, os pimentões, o caldo de legumes e o sal e deixe cozinhar com a panela semiaberta. Quando a água tiver reduzido adicione o champanhe, as uvas e as ervilhas e cozinhe por mais 5 min desligue o fogo acrescente as amêndoas e a salsinha. Prontinho, é só servir! 

#4 Torta gelada de abacaxi da @carla.candace - https://www.instagram.com/p/B_NtgYOp8Jd/ 

Ingredientes:

600ml de leite vegetal

5 colheres de sopa de açúcar

1 fileira e meia de biscoito de Maizena (ou qualquer biscoito doce vegano)

6 colheres de sopa de óleo de coco

1 abacaxi pequeno

3 colheres de sopa de amido de milho

Preparo:

Primeiramente vamos preparar a base da torta. Num liquidificador bata o biscoito doce e leve para um recipiente, adicione 6 colheres de sopa de óleo de coco, 4 colheres de sopa de leite vegetal e misture bastante até que a farofa de biscoito fique com mais liga, e quando você aperte na palma da mão forme um bolinho. Unte com óleo uma assadeira de fundo removível, ou uma comum forrada com papel manteiga, despeje a base da massa e aperte no fundo e nas laterais para formar uma "cama" para o creme. Asse a base em forno baixo por 15 minutos. Reserve. Descasque o abacaxi e reserve a polpa, lave bastante a casca, e leve-a pro liquidificador juntamente com 400ml de leite vegetal, bata, coe e leve esse "suco" para a panela juntamente com o açúcar, e deixe ferver por 10 minutos em fogo médio, ou até que a mistura reduza, desligue o fogo, e misture o amido de milho com 100ml do leite vegetal, acrescente na panela, ligue novamente o fogo e deixe a mistura engrossar na panela, após isso, desligue e reserve.

Com a polpa do abacaxi, você vai fatiar, cortar em cubos, ou em pequenos triângulos, levar para panela para caramelizar. Agora vamos montar a torta. Quando você for usar o creme, ele vai estar bem duro, adicione o leite que ainda resta e misture para deixá-lo mais cremoso. Primeiramente coloque uma camada de abacaxi caramelizado, creme até cobrir o abacaxi, mais abacaxi, mais creme até cobrir, e por cima os abacaxis que restaram. Após montada, leve a torta pra geladeira por no mínimo 8 horas, ou por 4 horas no freezer.

# 5 Pavê de Pêssegos do @presuntovegetariano - https://presuntovegetariano.com.br/receitas/doces/pave-de-pessegos/ 

 Ingredientes:

3 xícaras (de chá) de leite de amêndoas 

4 colheres (de sopa) de açúcar cristal ou demerara

1/4 de colher (de chá) de essência/extrato de baunilha (ou mais, se você preferir)

1/2 xícara (de chá) de água misturada com 4 colheres (de sopa) de amido de milho

1/2 de xícara (de chá) de leite de coco de vidrinho

1 lata de pêssegos em calda (cerca de 450g de peso drenado)

1 pacote de bolachas/biscoitos tipo maisena 

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, coloque o leite de amêndoas, o açúcar e a essência de baunilha. Misture e deixe ferver. Abaixe o fogo e adicione o amido de milho misturado na água, misture e deixe engrossar. Desligue e acrescente o leite de coco e misture. Reserve.

Pique os pêssegos em calda em fatias finas, reserve também. Molhe bolachas maisena na calda de pêssegos e monte o pavê intercalando camadas de bolacha, creme e pêssego. Finalize com uma camada de creme para poder decorar. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 8 horas antes de servir. Está pronto!

# Bônus: Peru vegano de Natal 😂: Uma boa pedida para veganes fanfarrões levarem na festa de família e aprontar uma ~pegadinha com a galera: 

https://www.instagram.com/p/CU5ckxbpc6k/ 


Independente de como você vai passar seu fim de ano, esperamos que seja com muito amor, entre pessoas queridas e com uma receita bem gostosa e vegana para que você consiga pelo menos plantar uma sementinha veganizadora por aí.


Ah, e no nosso blog tem várias outras receitas pra você fazer! 

Deixe um comentário