24 microrrevoluções que você pode começar agora mesmo

Lembram daquele besouro bem feliz e contente produzindo sapatos com tecidos de reaproveitamento? Ele aprendeu da pior forma as consequências do consumismo:
Todo ano na Black Friday, por um dia completo, o mundo inteiro volta toda a sua atenção a uma única coisa: c o n s u m i s m o.
São 24 horas de pessoas comprando coisas que não precisam de empresas que vendem coisas que não precisam. Ou seja: 1440 minutos nos quais o único objetivo é aumentar o consumismo.
Aqui na Insecta, a gente quer propor algo diferente.
Ano passado, na Black Friday, passamos o dia inteiro compartilhando dados e notícias sobre os efeitos do consumismo no planeta e criamos, assim, a nossa Green Friday. Agora está na hora da segunda parte.
Enquanto o objetivo do ano passado era informar, agora a gente quer mesmo é causar a mudança, e queremos que vocês venham nessa conosco.
Ao invés de 24 horas de promoções, estímulos e todo o tipo de impulso para promover o consumismo desenfreado, a gente propõe 24 horas para começar uma revolução - a das microrrevoluções.
A gente acredita no poder individual e nas pequenas mudanças. As maiores revoluções começam das menores iniciativas; é só plantar a semente e observar germinar.
Por isso, nessa Black Friday, a gente listou 24 coisas para você fazer que não envolvem comprar algo que você não precisa, uma para cada hora do dia. E aí, vem com a gente?
1 -
Colocar as mãos na terra, semear, regar, e observar crescer. Não é à toa que essa é a nossa primeira sugestão; afinal, para observar a mudança florescer, é preciso plantar a primeira semente. É bem mais fácil do que parece, aqui a gente dá a dica.
2 -
Quer um significado maior de autonomia do que não precisar comprar o pão de cada dia? Aqui nesse post, compartilhamos um livro de receitas do Café Bonobo com váárias receitas, inclusive uma receita básica bem fácil de pão. Clica aqui!
3 - Pode trocar o pão por um bolo de chocolate vegano. Mas coma sem culpa. Mais uma receitinha pra dar água na boca, confira no blog.
4 - Compartilhe-o.
5 - Beba um chá - de verdade, não de saquinho ou em pó. Beber chá da forma correta é um ritual que, por si só, já é um convite à introspecção. Tente, ao menos por hoje, substituir o saquinho descartável por alguma erva de sua preferência. Preste atenção à água que ferve, ao tempo de imersão da erva na água, e pare para aproveitar.
6 -
7 -
8 - Faça alguma amizade na vizinhança.
9 -
É difícil, a gente sabe, passar um tempo com nós mesmos sem nos sentirmos sozinhos. Aproveite esse dia para descobrir alguma coisa que faça você se sentir em paz apenas na sua presença - nessa lista mesmo já tem várias dicas: cozinhar, tomar um chá, ir caminhar. É só começar!
10 -
11 - Dê uma volta pelo seu bairro. Reconheça as ruas que cercam o lugar onde você mora. Cumprimente as pessoas que encontra, veja o que tem de novo por aí. Explore.
12 - Visite aquele lugar novo que você está querendo ir, mas nunca acha tempo.
13 - Agradeça alguém.
14 - Perdoe alguém.
15 -
Autonomia começa em casa, e a gente dá o passo a passo aqui nesse e-book gratuito. Clique aqui para fazer o download!
16 - Ou até mesmo seu cosmético.
17 - Ou melhor: faça algo, ao invés de comprar.
18 - Organize a sua casa.
19 - Doe.
20 - Minimize sua produção de lixo. Um dos lugares onde geramos mais lixo é na cozinha, sabia? Que tal aprender a cozinhar com as coisas que seriam jogadas fora? Aqui a gente mostra como. Ou esse aqui, que tem dicas diversas para diminuir o consumo e os resíduos.
21 - Veja se você ainda sabe andar de bicicleta. Lembra aquela sensação de leveza que você, quando criança, sentia ao andar de bicicleta? Porque não tirar o dia de hoje para reviver isso?
22 - Fuja da sua cidade (por um dia). Não sabe para onde? Aqui temos vários relatos de viagens para cidades no Brasil e fora.
23 - Reflita sobre como suas escolhas influenciam o mundo onde você vive.
24 -
A gente sabe que ninguém tem a capacidade de mudar o mundo de uma vez só. Mas se cada um parar para refletir sobre suas ações e, a partir disso, começar a sua própria microrrevolução (seja plantando algo, trocando o carro pela bike, trocando as grandes empresas pelo pequeno produtor, e afins), podemos criar uma corrente de mudanças.
O que você faz importa, sim.
Compre consciente :)
#CompreOMundoEmQueVocêQuerViver








Deixe um comentário